A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA Dimensão Histórica Fundamentos Teórico- Metodológicos Conteúdos Estruturantes Encaminhamentos Metodológicos Avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA Dimensão Histórica Fundamentos Teórico- Metodológicos Conteúdos Estruturantes Encaminhamentos Metodológicos Avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA Dimensão Histórica Fundamentos Teórico- Metodológicos Conteúdos Estruturantes Encaminhamentos Metodológicos Avaliação

2 DIMENSÃO HISTÓRICA: Matemática como ciência =>compreender a construçao do conhecimento matemático, desde suas origens, situando os Conteúdos Estruturantes. Matemática como disciplina escolar =>como a disciplina se configurou no currículo escolar brasileiro.

3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA- é uma área que investiga o estudo dos fatores que influenciam, direta ou indiretamente, sobre os processos de ensino, aprendizagem e do conhecimento matemático.

4 Investiga, também, como o aluno, por intermédio do conhecimento matemático, desenvolve valores atitudes de natureza diversa, visando a sua formaçao integral como cidadão. (DCE, 2008, p. 48)

5 OBJETO DE ESTUDO- ainda está em construção e está centrado na prática pedagógica, engloba as relações entre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento matemático e envolve o estudo de processo que investigam como o estudante compreende e se apropria da matemática

6 Almeja-se um ensino que possibilite aos estudantes análises, discussões, conjecturas, apropriação de conceitos e formulação de idéias e que amplia seu conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

7 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES- são encaminhamentos de grande amplitude, os conceitos e as práticas que identificam e organizam os campos de estudo, considerando fundamental para sua compreensão.

8 O texto traz os desdobramentos dos Conteúdos Estruturantes, mas não pontua Conteúdos Específicos. Procura orientar o professor no sentido de evidenciar o que o aluno deve compreender para os níveis de Ensino Fundamental e Médio em cada um desses conteúdos.

9 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NÚMEROS E ÁLGEBRA GRANDEZAS E MEDIDAS GEOMETRIA FUNÇÕES TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

10 CONTEÚDOS BÁSICOS NÚMEROS E ÁLGEBRA Ensino Fundamental Conjuntos numéricos e operações Equações e inequações Polinômios Proporcionalidade Ensino Médio Números reais Números Complexos Sistemas Lineares Matrizes e Determinantes Equações e Inequações logarítmica e modulares Polinômios

11 GRANDEZAS E MEDIDAS Ensino Fundamental Sistema monetário Medidas: comprimento,massa,tempo,(área volume), ângulos, temperatura e velocidade Trigonometria Ensino Médio Medidas: massa,( área, volume ),informática, energia Grandezas Vetoriais Trigonometria

12 GEOMETRIA Ensino Fundamental e Médio Geometria Plana Geometria Espacial Geometria Analítica Geometria Não-euclidiana

13 FUNÇÕES Ensino Fundamental Função Afim Função Quadrática Ensino Médio Função afim Função quadrática Função polinomial Função Exponencial Função Logarítmica Função trigonométrica Função Modular Progressão Aritmética Progressão Geométrica

14 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Ensino Fundamental Noções de probabilidade Estatística Matemática Financeira Noções de Análise combinatória Ensino Médio Análise Combinatória Binômio de Newton Estatística Probabilidade Matemática Financeira

15 ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS -5ª Série -Conteúdo Estruturantes: Geometria -Conteúdo Básico: Geometria Plana -Conteúdo Específico: Perímetro e área de polígonos. -Articulação com outro conteúdo específico:Operações com números naturais (adição e subtração)

16 Os conteúdos deverão ser abordados de forma articulada, que possibilitem uma intercomunicação e o entendimento que a apropriação dos conceitos pode ocorrer em outros contextos. - O professor ao evidenciar essas relações, possibilita ao aluno a compreensão que o conhecimento matemático não é fragmentado.

17 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO É como articular os conteúdos estruturantes com os específicos em relação de interdependência que enriqueçam o processo pedagógico de forma abandonar abordagens fragmentadas, devem ser abordadas por meio de tendências metodológicas que fundamentam a prática docente.

18 ENCAMINHAMNETO MEDTODOLÓGICO -Articulação entre os conteúdos Estruturantes, isso significa que os conceitos se intercomunicam e complementam. - Contextualização na matemática.

19 1ª RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS- o aluno tem a oportunidade de aplicar conhecimentos matemáticos adquiridos em situações, de modo a resolver a questão proposta. As etapas são: compreender o problema, destacar informações, dados importantes do problema, para a sua resolução, elaborar um plano de resolução, executar o plano, conferir resultados, estabelecer nova estratégia, se necessário, até chegar a uma solução aceitável.

20 ETNOMATEMÁTICA- surgiu em 1970, com Ubiratan D'Ambrósio, que os programas educacionais enfatizassem as matemáticas produzidas pelas diferentes culturas. O aluno é capaz de reunir situações novas com experiências anteriores,adaptando essas às novas circunstância e ampliando seu fazeres e saberes.

21 MODELAGEM MATEMÁTICA- consiste na arte de transformar problemas reais com problemas matemáticos e resolvê-los, interpretando suas soluções na linguagem do mundo real. Possibilita a intervenção do estudante nos problemas reais do meio social e cultural em vive, por isso contribui para sua formação crítica.

22 MÍDIAS TECNOLÓGICAS- Os ambientes gerados por aplicativos informáticos dinamizam os conteúdos curriculares e potencializam o processo pedagógico. Os recursos, como o sofware, a televisão, as calculadoras, os aplicativos da internet, entre outro, tem favorecido as experimentações matemáticas e potencializado formas de resolução de problemas

23 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA- a abordagem histórica deve vincular as descobertas matemáticas aos fatos sociais e políticos, às circunstâncias históricas e às correntes filosóficas que determinam o pensamento e influenciaram o avanço científico de cada época.

24 INVETIGAÇÃO MATEMÁTICA- recomendada por diversos estudiosos como melhor forma de contribuir para uma melhor compreensão da disciplina e podem ser desencadeadas a partir da resolução de simples exercícios e se relacionam com a resolução de problemas.

25 TENTÊNCIAS MATEMÁTICAS Nenhuma das tendências apresentadas nestas diretrizes esgota todas as possibilidades para realizar com eficácia complexo de ensinar e aprender matemática, sempre que possível promover a articulação entre elas.

26 A abordagem dos conteúdos específicos pode, portando, transitar por todas as tendências da Educação Matemática.

27 Resolução de Etnomatemática Problemas Mídias Conteúdos História Tecnológicas Matemáticos da Matemática Modelagem Investigação Matemática Matemática

28 As práticas avaliativas tem sido marcadas pela pedagogia do exame em detrimento da pedagogia do ensino e da aprendizagem. A avaliação deve acontecer ao longo do processo ensino- aprendizagem, ancorada em encaminhamento metodológico, que considerem a relação do aluno com o conteúdo trabalhado. AVALIAÇÃO

29 Considera-se que a avaliação deve acontecer ao longo do processo de ensino e aprendizagem, ancorada em encaminhamentos metodológicos que abram espaço para a interpretaçao e discussão, que considerem a relação do aluno com o conteúdo trabalhado, o significado desse conteúdo e a compreensão alcançada por ele.(DCE, 2008, p.69)

30 AVALIAÇÃO Na avaliação observa-se: -A capacidade de expressar-se matematicamente, oral ou por escrito. -Participação em produção coletiva. -Interpretação em produção coletiva. -Os meios utilizados na resolução de um problema e no seu retrospecto.

31 AVALIAÇÃO O professor deve considerar as noções que o estudante traz, decorrentes de sua vivência, de modo a relacioná-las com os novos conhecimentos abordados nas aulas de matemática


Carregar ppt "DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA Dimensão Histórica Fundamentos Teórico- Metodológicos Conteúdos Estruturantes Encaminhamentos Metodológicos Avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google