A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a."— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente Virtual de Aprendizagem

2 O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a construção de conhecimentos, logo a aprendizagem Edméa Santos

3 Visualmente atraente e flexível

4 Amplamente utilizado no Brasil...

5 Na Bahia...

6 E na...

7 As possibilidades O moodle é distribuido gratuitamente sob a fonte de licença aberta livre. Quanto as suas possibilidades pedagógicas, este é um projeto modular de fácil acesso tanto para o professor quanto para o aluno

8 A interface moodle... O moodle está estruturado em um esquema de três colunas, em sua página de abertura e nas telas de abertura dos cursos que venham ser criados. Porém, isso e algo flexível, que pode ser alterado

9 Tópicos Blocos A interface moodle... edição

10 O ambiente Com a edição ativada, permite ao professor trabalhar com os elementos a serem inseridos no curso: Edição de tópicos Edição dos blocos

11 Preparar o ambiente Começar a preparar o ambiente de trabalho: Para o professor organizar o ambiente de trabalho, primeiramente é preciso ativar edição. 1.Para edição do conteúdo Mover para direita mover Atualizar/editar cancelar ocultar Nenhum grupo

12 Para localizar

13 2. Para edição de tópicos: mostrar só o tópico marcar o tópico como tópico corrente esconder o tópico dos alunos mover para cima e mover para baixo Preparar o ambiente

14 Para localizar

15 Preparar o ambiente 3. Para acrescentar as atividades e recursos que serão utilizadas no curso:Chat, diálogo, diário, página web, página de texto, etc.

16 Inserir recursos www. aprendiz.uol.com.br

17 Preparar o ambiente 4. Para acrescentar blocos que irão auxiliar na gerência do curso, tais como: calendário,participantes, atividades recentes, cursos e etc

18 A medida que o professor vai estruturando seu curso em cada tópico, é possível visualizar o resultado da organização desse material. Estruturação do ambiente Algumas atividades e recursos: Fórum Página de texto Wiki Glossário Alguns blocos: Calendário Ultimas noticias, Participantes, Usuários on line

19 Administração Possibilita configurar o curso, ou seja, mostra todas as ações que o professor poderá executar dentro do curso Administrando o curso

20 O moodle apresenta um projeto modular que facilita o processo de adicionar atividades, que darão forma ao curso: Configurações: Ao iniciar um curso, o professor precisará configurar o modelo do curso

21 Configuração

22 Tópico – O curso é estruturado por tópicos. Na coluna central aparecem os tópicos de 1 até o número de tópicos estabelecido pelo professor O professor poderá escolher os formatos do curso:

23 Semanal – O curso é estruturado em semanas. Na coluna central da tela de abertura aparecem as semanas entre o primeiro e último dia de aula Social – O curso é um grande fórum de debates com participação do tutor e dos alunos. Formato do curso:

24 Permite adicionar participantes e definir o seu papel na disciplina (TUTOR,MODERADOR, ESTUDANTE E VISITANTE) Escolher a função Pesquisa do nome

25 A restauração do curso é especialmente útil para evitar a necessidade de duplicar o desenho de uma disciplina quando os conteúdos programáticos são basicamente os mesmos. O Backup permite criar cópias de segurança de todos os elementos integrantes do curso Backup e Restaurar

26 Essa funcionalidade é útil para armazenar material de apoio às aulas. O professor pode inserir arquivos associados à disciplina e organizar por pastas.

27 Atividades: O bloco de atividades tem como função principal organizar todas as atividades utilizadas pelo professor, agrupando-as em itens.

28 Para inserir atividades nos tópicos:

29 Chats O Chat permite uma comunicação textual em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, mas pode ter outros usos. A sessão de chat pode ser agendada, com repetição. Comunicação e discussão Escrever a mensagem

30 Essa atividade é basicamente uma lista de discussão. No fórum existe a possibilidade de interação e discussão entre os participantes do curso sobre determinado assunto. Nessa perspectiva, o professor pode criar um fórum para discutir cada tópico ou capítulo do curso.

31 Fórum Os participantes do fórum têm a opção de receber cópias das novas mensagens via e os professores, de enviar mensagens ao fórum com cópias via a todos os participantes Tópico principal Resposta do tópico

32 Acrescentar Tópicos Acrescentar um novo tópico de discussão no fórum:

33 Para visualizar: Mais antigas Mais recentes Lista de respostas Respostas aninhadas Visualizando a mensagem do Fórum Mostrar principal Editar Apagar responder

34 Diálogo Permite uma comunicação direta entre dois participantes do curso. O professor pode abrir um diálogo com um aluno, um aluno pode abrir um diálogo com professor e ainda podem existir diálogos entre dois alunos. Comunicação e discussão

35 Glossário Permite aos participantes do cursos criar e manter uma lista de definições como em um dicionário. Ao colocar uma palavra no Glossário, permitirá criar automaticamente link nos textos do curso que levam aos itens definidos no glossário.

36 Construção coletiva

37 Diário Permite ao aluno registrar as atividades desenvolvidas, de forma que possam refletir sobre determinado tema. Este é mais um ambiente que possibilita a inserção do aluno no processo de construção textual. Construção individual

38 O livro é um material de estudo com várias páginas, que pode ser divididos em capítulos. Este pode ser utilizado como um recurso auxiliar à leitura de um livro texto impressão

39 Busca em acrescentar atividade a opção livro

40 Instrução direta

41 Alguns recursos disponíveis no moodle: página de texto, página web, link a um arquivo ou site...

42 Página Web Possibilita criar um página de texto incluindo links da web. Este recurso é muito semelhante com a página de texto, a singular diferença é que a página Web possui alguns recursos de formatação de texto. Instrução direta

43 Participantes: O moodle permite acompanhar todo processo de participação do aluno no curso.

44

45 Alguns elementos de apoio

46 educação na cibercultura O que não podemos esquecer... Hipertextualidade colaboração interatividade Estamos na... multivocalidade

47 Obrigado! Equipe do projeto EAD – CPD Moodle Ufba Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba


Carregar ppt "Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google