A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi

2 ESTRUTURA INTRODUÇÃO CONCEITOS FERRAMENTAS DE EAD CONSIDERAÇÕES FINAIS

3 INTRODUÇÃO PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD TICs INFORMAÇÃO CONHECIMENTO TECNOLOGIAS

4 CONCEITOS PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD Utilização do recursos tecnológicos com a finalidade de subsidiar a troca de informação e a produção colaborativa do conhecimento entre professores e alunos participantes de um curso à distância.

5 PAPEL DO PROFESSOR Na EAD o professor observa o processo, compartilha, orienta, facilita, investiga, colabora, problematiza, propõe tarefas, programando um ambiente propício para a construção do conhecimento e a consequente aprendizagem.

6 Vantagens da EAD Compartilhamento de recursos Aumento da produtividade de aprendizagem Desenvolvimento das habilidades sociais Cria comunidades de conhecimento Cooperação e interação entre professor/aluno O aluno aprende a aprender

7 EAD COLABORATIVO Conflitos Coordenação Comunicação causa trata Cooperação PERCEPÇÃO intermedia estimula intermedia estimula interme dia estimula Dispõe as tarefas para demanda prejudicam Gera compromissos Gerados pela

8 FERRAMENTAS DE EAD As ferramentas de EAD são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso a distância baseado na Web.

9 FUNCIONABILIDADES DAS FERRAMENTAS DE EAD Comunicação Síncrona Assíncrona Gerenciamento

10 GRAUS DE INTERAÇÃO POSSÍVEIS Pequeno Médio Grande

11 Tipos de ferramentas de EaD Correio eletrônico Chat Fórum Lista de Discussão Mural Portfólio Anotações FAQ Perfil Acompanhamento Avaliação

12 CORREIO ELETRÔNICO DESCRIÇÃO Comunicação Assíncrona Indicado para enviar e receber mensagens, arquivos anexados às mensagens, esclarecer dúvidas, dar sugestões, etc. CATEGORIA

13 CHAT Categoria Descrição Permite a comunicação de forma mais interativa e dinâmica. Em cursos de EAD essa ferramenta é utilizada como suporte para a realização de reuniões e discussões sobre assuntos trabalhados no curso. Comunicação Síncrona

14 FÓRUM Categoria Descrição Mecanismo propício ao desenvolvimento de debates. O fórum é organizado de acordo com uma estrutura de árvore em que os assuntos são dispostos hierarquicamente, mantendo a relação entre o tópico lançado, respostas e contra-respostas. Comunicação Assíncrona

15 LISTA DE DISCUSSÃO Categoria Descrição Comunicação Assíncrona Auxilia o processo de discussão através do direcionamento automático das contribuições relativas a determinado assunto, previamente sugeridos, para a caixa de de todos os inscritos na lista.

16 MURAL Categoria Descrição Comunicação Assíncrona Estudantes e professores podem disponibilizar mensagens que sejam interessantes para toda a turma. Essas mensagens, geralmente, são: divulgação de links, convites para eventos, notícias rápidas, etc.

17 PORTFÓLIO Categoria Descrição Também chamado de sala de produção, é uma ferramenta que auxilia a disponibilização dos trabalhos dos estudantes e realização de comentários pelo professor e colegas da turma. Comunicação Assíncrona/ Gerenciamento

18 ANOTAÇÕES Categoria Descrição Gerenciamento/ Comunicação É uma ferramenta de gerenciamento de notas de aulas, observações, conclusão de assuntos, etc. Em alguns casos, esse recurso possui a opção de configuração para compartilhamento com todos estudantes e professores, apenas professores e ainda não compartilhado. Neste último tipo, apenas o autor da anotação poderá visualizá-la. Também é denominada de Diário de Bordo.

19 FAQ Categoria Descrição Gerenciamento/ Comunicação Também conhecido por Perguntas Freqüentes, essa ferramenta auxilia o tutor/professor a responder as perguntas mais freqüentes. Dessa forma, há uma economia de tempo e o estudante pode, ao invés de questionar o professor, consultar a ferramenta para verificar se já não existe uma resposta para sua dúvida disponibilizada no ambiente.

20 PERFIL Categoria Descrição Gerenciamento Auxilia a disponibilização de informações (tais como: , fotos, mini-curriculo) pessoais dos estudantes e professores do curso.

21 Acompanhamento Categoria Descrição Gerenciamento A ferramenta, geralmente apresenta informações que auxiliam o acompanhamento do estudante pelo professor, assim como, o auto acompanhamento por parte do estudante. Os relatórios gerados por essa ferramenta apresentam informações relativas ao histórico de acesso ao ambiente de aprendizagem pelos estudantes, notas, freqüência por seção do ambiente visitada pelos estudantes, histórico dos artigos lidos e mensagens postadas para o fórum e correio, participação em sessões de chat, mapas de interação entre professores e estudantes.

22 AVALIAÇÃO Categoria Descrição Gerenciamento/ Comunicação Esta ferramenta envolve as avaliações que devem ser feitas pelos estudantes e recursos on-line para que o professor corrija as avaliações. Do mesmo modo, fornece informações a respeito das notas, registro das avaliações que foram feitas pelos estudantes, tempo gasto para resposta, etc.

23 Considerações finais As TICs devem buscar aprimorar sempre o suporte que estes fornecem ao professor e aos estudantes ao longo das atividades de ensino-aprendizagem. Os AVAs colaborativos não devem atentar apenas a assuntos técnicos, mas também a assuntos sócio-afetivos dos seus usuários.


Carregar ppt "PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google