A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis"— Transcrição da apresentação:

1 e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Dornélio Mori Júnior

2 Expectativas de um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem
Fácil navegação: associação com elementos bem conhecidos em ambientes de aprendizagem, virtuais ou não. Ex.: turma, curso, aluno, orientador, professor/facilitador,...; Utilizar os recursos oferecidos pela tecnologia. Ex.: usar de forma integrada agendas do curso com a agenda de cada aluno; exercícios que podem ser feitos colaborativamente, mesmo a distância; Prover mecanismos de estatísticas para a avaliação das entidades do ambiente: alunos, facilitadores, cursos e o próprio ambiente.

3 e-ProInfo O e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distância, baseado em tecnologia web. Foi desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação em parceria com renomadas instituições de ensino. Endereço: Objetivo: Possibilitar aos diversos perfis de usuários (aluno, professor, colaborador, visitante, etc) acesso aos cursos presentes no ambiente, pertinentes a cada Entidade, garantindo um acesso prático, rápido e seguro de acordo com as prioridades de acesso de cada perfil. O e-ProInfo é composto por dois Web Sites: o site do Participante e o site do Administrador.

4 e-ProInfo O site do Participante permite que pessoas interessadas se inscrevam e participem dos cursos e diversas outras ações oferecidas por várias Entidades conveniadas. É através dele que os participantes têm acesso a conteúdos, informações e atividades organizadas por módulos e temas, além de poderem interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e com outros colegas participantes. O site do Administrador permite que pessoas credenciadas pelas Entidades conveniadas desenvolvam, ofereçam, administrem e ministrem cursos à distância e diversas outras ações de apoio à distância ao processo ensino-aprendizagem, configurando e utilizando todos os recursos e ferramentas disponíveis no ambiente. Cada Entidade pode estruturar diversos Cursos ou outras ações compostas por Módulos, e estes por Atividades. Os participantes se inscrevem em Cursos e, sendo aceitos pelo Administrador, podem se vincular a Turmas, através das quais cursam seus respectivos Módulos.

5 e-ProInfo Permite planejar, administrar e executar ações de aprendizagem, como: Cursos a distância; Complementos a distância para cursos presenciais; Projetos colaborativos; Reuniões de trabalho. O ambiente é composto por ferramentas síncronas e assíncronas como: Fórum; Videoconferência; Bate-papo; ; Quadro de Avisos; Notícias; Biblioteca.

6 Estrutura Por intermédio do e-ProInfo, diversas Entidades podem, simultaneamente, criar e conduzir cursos ou eventos educacionais a distância pela Internet. Cada Entidade possui um Administrador responsável, o qual pode criar e definir cursos e áreas de atuação. Um Curso ou qualquer outro evento de natureza educacional é classificado por área de conhecimento, nível, natureza e possui um Coordenador responsável. Pode ser composto por um ou vários módulos de ensino-aprendizagem que tratam de temas ou conteúdos específicos. Um Módulo corresponde a um determinado conteúdo educacional e pode ser composto por uma ou várias atividades. Uma Atividade, classificada por tipo, corresponde a uma tarefa ou ação a ser executada pelos participantes e pode possuir um ou vários materiais anexados a ela. Os Materiais correspondem a documentos, imagens e outros conteúdos digitais utilizados pelas Atividades dos Módulos.

7 Estrutura - Gerenciamento
O gerenciamento do e-ProInfo é realizado por cada Entidade, por meio do cadastramento de Pessoas e da definição de grupos que possuem perfis de acesso. Cada pessoa pode estar vinculada a um ou mais perfis, que lhe darão direitos específicos de acesso aos recursos do Ambiente. Podem ser criados vários perfis. Os perfis básicos utilizados são: Administrador de Entidade; Administrador de Curso; Administrador de Módulo; Administrador de Turma; Colaboradores (professores, monitores, orientadores, pesquisadores, etc.); Alunos; Visitantes.

8 Como Participar Para que o usuário possa participar do e-ProInfo, ele deverá inscrever-se em um ou mais cursos, durante o período definido de inscrições. Todos os participantes do e-ProInfo preenchem um formulário de inscrição contendo um espaço específico para que descrevam resumidamente o seu currículo. Encerradas as inscrições, o Coordenador do Curso poderá selecionar, por meio de critérios próprios e com base nas informações coletadas na ficha de inscrição, as pessoas que participarão de cada Curso, observando o número de vagas disponíveis. Uma vez selecionada, a pessoa é automaticamente informada pelo e-ProInfo, por meio de , que sua inscrição foi aceita, recebendo um nome e uma senha para acesso. Este NOME e SENHA serão o perfil de acesso da pessoa para o e-ProInfo; serão os mesmos para todos os Cursos que vier a participar. Após receber seu nome de Usuário e Senha, ao entrar no Ambiente, a pessoa já estará, automaticamente, matriculada no Curso escolhido, devendo, a partir daí, matricular-se ou ser matriculado na Turma, respeitando sua seqüência e eventuais pré-requisitos, definidos pelo Coordenador do Curso.

9 Pontos Positivos Ferramenta de estatística.
Mais de uma forma de interação de fácil uso. Possui ajuda online.

10 Pontos Negativos Não possui uma pauta das matérias ministrada
Não possui uma forma clara de avaliação (e acompanhamento da avaliação) – em algumas turmas, o administrador da turma pode postar um arquivo com a forma de avaliação. Porém por ser uma atividade Não foi possível testar o bate papo, pois não tinha sala criada (não podíamos criar, pois a ferramenta é do professor Dede) Não possui um controle/identificação de quais são os orientandos de um determinado orientador. Não centraliza as informações sobre uma turma. Difícil navegação no site. A seção do usuário expira muito rápido.


Carregar ppt "e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google