A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ensino intermediado pela tecnologia: a experiência da UBC – a EAD complementando o ensino presencial Luci Mendes Bonini Maurício Chermann.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ensino intermediado pela tecnologia: a experiência da UBC – a EAD complementando o ensino presencial Luci Mendes Bonini Maurício Chermann."— Transcrição da apresentação:

1 O ensino intermediado pela tecnologia: a experiência da UBC – a EAD complementando o ensino presencial Luci Mendes Bonini Maurício Chermann

2 chermann & bonini Conteúdo Legislação Universidade virtual: conceito, estratégias e alcances A experiência da UBC

3 chermann & bonini América Latina e Caribe Países Árabes Europa Ásia e Pacífico Declarações Planos de Ação Conferência Mundial América do Norte África Declaração e Plano de Ação Mundiais As conferências regionais e mundial sobre educação superior

4 chermann & bonini Identificaram muitos desafios para a educação superior e recomendaram várias linhas de ação: velhas e novas ações Implementar a educação superior Melhorar a qualidade Torná-la mais acessível, dar-lhe maior cobertura demográfica Ser mais pertinente às demandas da sociedade Ser permanente e independente do tempo e do espaço Centrar-se no estudante Baratear o custo

5 chermann & bonini LEGISLAÇÃO LDB 9394/96 art 80: programas de ensino a distância em todos os níveis Dec Portaria 301 Parecer 796/00

6 chermann & bonini Universidade Virtual O virtual: entre o real, o atual e o possível (Pierre Lévy). Tecnicamente, a virtualização é uma representação numérica digital de objetos, fenômenos e processos do mundo real O produto da virtualização são objetos virtuais que têm existência num espaço eletrônico que é recriado pelo ser humano através de computador

7 chermann & bonini Era do conhecimento Conhecimento – deriva da informação, da mesma forma que informação deriva de dado. Transformamos dados, organizando-os de modo a criar informação. A transformação da informação em conhecimento se dá por meio de : analogias, julgamentos, justaposição, análise, síntese etc

8 chermann & bonini O resultado é um campus virtual com seus espaços virtuais Aula Virtual Laboratório Virtual Biblioteca Virtual (Conservação e Intercâmbio) Equipe Transdisciplinar

9 chermann & bonini Equipe Transdisciplinar Equipe técnica Equipe de Web Equipe docente: Professor-desenvolvedor Professor-instrutor Professor-tutor Psicólogos e pedagogos

10 chermann & bonini A experiência da UBC Planejamento da ação Disciplinas com maior número de reprovados O aluno se perdia da sua turma inicial Recuperação nas férias – qualquer tempo e qualquer lugar

11 chermann & bonini Regras estabelecidas Reprovação por nota e não falta Recuperação no período de férias Professor titular: currículo condensado, já que o aluno assistiu às aulas Orientação para o uso do software (tutor) Aulas virtuais com o professor-instrutor Entrevista com tutor depois de concluído o curso Prova final presencial Correção da prova pelo professor titular

12 chermann & bonini Portal Eabra

13 chermann & bonini Portal Eabra A Equipe Transdisciplinar diante do Universite Curso de Formação de professores Desenvolvimento de programas (20% das disciplinas a serem oferecidas em 2002)

14 chermann & bonini Universite - ambientes virtuais Sala de aula Secretaria Administração Ferramentas de comunicação: chat, fórum, faqs, quadros de aviso Relatórios

15 chermann & bonini Na sala de aula o aluno encontra todas as etapas do seu curso desde o conteúdo programático até suas avaliações.

16 chermann & bonini É na secretaria que o aluno procura as informações necessárias para sua matrícula, a oferta de disciplinas, o quadro de notas, o quadro de avisos etc

17 chermann & bonini A Administração do Campus é o nível reservado para Chefes de Departamento, Coordenadores e Diretores. É neste ambiente que se criam e se customizam os cursos, as disciplinas, se emitem os relatórios etc

18 chermann & bonini As ferramentas de comunicação são as seguintes: I – chat J – K – Fórum M – quadro de avisos

19 chermann & bonini Há vários tipos de relatórios -Logados ao sistema; - Média da sala; - Média do aluno em relação à sala; - etc

20 chermann & bonini Educação Superior com Site na Web 47% - América do Norte 11,6% - América Latina e Caribe 14,3% – Ásia 24,1% – Europa 2% - Oceania Obs. Espera-se para 2005 – 350 milhões de usuários

21 chermann & bonini Benefícios da Educação a Distância Personalização da aprendizagem Maior participação de estudantes na discussão Desenvolvimento da aprendizagem colaborativa Maior domínio da aprendizagem pelo estudante Maior acesso a diversas fontes de informação e conhecimentos Redução de custos de operação do ensino e da aprendizagem

22 chermann & bonini Projetos Acadêmicos Devem privilegiar: Professores orientadores da inteligência coletiva, privilegiando ações de co-aprendizagem Incentivar o trabalho em grupos heterogêneos, articulando enorme quantidade de pontos de vista, respeitando a diversidade privilegiar as práticas de processos abertos de aprendizagem (a distância) orientar percursos individuais no saber, flexibilizando currículos, incentivando a educação continuada

23 chermann & bonini Condições de êxito da educação superior virtual Disponibilidade de uma infraestrutura física (hardware), lógica (software) e sua adequação ao trabalho acadêmico Dotar a professores e estudantes de acesso e conectividade à INTERNET Serviços telemáticos adaptados às necessidades da organização e seu trabalho acadêmico Conteúdos de boa qualidade, organizados e relevantes para as funções universitárias


Carregar ppt "O ensino intermediado pela tecnologia: a experiência da UBC – a EAD complementando o ensino presencial Luci Mendes Bonini Maurício Chermann."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google