A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luci Mendes Bonini Maurício Chermann

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luci Mendes Bonini Maurício Chermann"— Transcrição da apresentação:

1 Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
O ensino intermediado pela tecnologia: a experiência da UBC – a EAD complementando o ensino presencial Luci Mendes Bonini Maurício Chermann

2 Conteúdo Legislação Universidade virtual: conceito, estratégias e alcances A experiência da UBC chermann & bonini

3 As conferências regionais e mundial sobre educação superior
África América do Norte América Latina e Caribe Declarações Planos de Ação Conferência Mundial Declaração e Plano de Ação Mundiais Ásia e Pacífico El proceso de reflexión cumplió sus objetivos de concertar y movilizar a la comunidad académica y además sirvió como punto de partida de otro proceso, mas orientado hacia la acción. Las actividades del programa UNITWIN también sirvieron de factor propulsor de esta tendencia. Se consideró necesario hacer un balance de los procesos de reflexión representados por las reuniones regionales y los de acción, concretados a través del programa UNITWIN, para llegar a una nueva formulación del desarrollo de la educación superior hacia el logro del objetivo que iba a constituir el valor esencial a alcanzar por la comunidad académica: la transformación de la educación superior, para convertirse en factor proactivo en el contexto y proceso de la globalización de la sociedad mundial. Con ese objetivo en mente, la UNESCO concibió un programa de conferencias sobre educación superior, a efectuarse en todas las regiones del mundo, mas estructurado que el proceso de reflexión y mas orientado hacia la formulación de propuestas y estrategias concretas para la transformación. Las declaraciones, informes y planes de acción emanados de esas conferencias, habrán de constituir el insumo básico para la Conferencia Mundial sobre Educación Superior, a celebrarse en París en 1998. Europa Países Árabes chermann & bonini

4 Identificaram muitos desafios para a educação superior e recomendaram várias linhas de ação: velhas e novas ações Implementar a educação superior Melhorar a qualidade Torná-la mais acessível, dar-lhe maior cobertura demográfica Ser mais pertinente às demandas da sociedade Ser permanente e independente do tempo e do espaço Centrar-se no estudante Baratear o custo chermann & bonini

5 LEGISLAÇÃO Dec. 2494 Portaria 301 Parecer 796/00
LDB 9394/96 art 80: programas de ensino a distância em todos os níveis Dec. 2494 Portaria 301 Parecer 796/00 chermann & bonini

6 Universidade Virtual O virtual: entre o real, o atual e o possível (Pierre Lévy). Tecnicamente, a virtualização é uma representação numérica digital de objetos, fenômenos e processos do mundo real O produto da virtualização são objetos virtuais que têm existência num espaço eletrônico que é recriado pelo ser humano através de computador chermann & bonini

7 Era do conhecimento Conhecimento – deriva da informação, da mesma forma que informação deriva de dado. Transformamos dados, organizando-os de modo a criar informação. A transformação da informação em conhecimento se dá por meio de : analogias, julgamentos, justaposição, análise, síntese etc chermann & bonini

8 O resultado é um campus virtual com seus espaços virtuais
Laboratório Virtual Aula Virtual Biblioteca Virtual (Conservação e Intercâmbio) Equipe Transdisciplinar chermann & bonini

9 Equipe Transdisciplinar
Equipe técnica Equipe de Web Equipe docente: Professor-desenvolvedor Professor-instrutor Professor-tutor Psicólogos e pedagogos chermann & bonini

10 A experiência da UBC Disciplinas com maior número de reprovados
Planejamento da ação O aluno se perdia da sua turma inicial Recuperação nas férias – qualquer tempo e qualquer lugar chermann & bonini

11 Regras estabelecidas Reprovação por nota e não falta
Recuperação no período de férias Professor titular: currículo condensado, já que o aluno assistiu às aulas Orientação para o uso do software (tutor) Aulas virtuais com o professor-instrutor Entrevista com tutor depois de concluído o curso Prova final presencial Correção da prova pelo professor titular chermann & bonini

12 Portal Eabra chermann & bonini

13 Portal Eabra A Equipe Transdisciplinar diante do Universite
Curso de Formação de professores Desenvolvimento de programas (20% das disciplinas a serem oferecidas em 2002) chermann & bonini

14 Universite - ambientes virtuais
Sala de aula Secretaria Administração Ferramentas de comunicação: chat, fórum, faqs, quadros de aviso Relatórios chermann & bonini

15 Na sala de aula o aluno encontra todas as etapas do seu curso desde o conteúdo programático até suas avaliações. chermann & bonini

16 É na secretaria que o aluno procura as
informações necessárias para sua matrícula, a oferta de disciplinas, o quadro de notas, o quadro de avisos etc chermann & bonini

17 A Administração do Campus é o nível reservado para Chefes de Departamento, Coordenadores e Diretores. É neste ambiente que se criam e se customizam os cursos, as disciplinas, se emitem os relatórios etc chermann & bonini

18 As ferramentas de comunicação são as seguintes:
I – chat J – K – Fórum M – quadro de avisos chermann & bonini

19 Há vários tipos de relatórios -Logados ao sistema;
- Média da sala; Média do aluno em relação à sala; etc chermann & bonini

20 Educação Superior com Site na Web
47% - América do Norte 11,6% - América Latina e Caribe 14,3% – Ásia 24,1% – Europa 2% - Oceania Obs. Espera-se para 2005 – 350 milhões de usuários chermann & bonini

21 Benefícios da Educação a Distância
Personalização da aprendizagem Maior participação de estudantes na discussão Desenvolvimento da aprendizagem colaborativa Maior domínio da aprendizagem pelo estudante Maior acesso a diversas fontes de informação e conhecimentos Redução de custos de operação do ensino e da aprendizagem chermann & bonini

22 Projetos Acadêmicos Devem privilegiar:
Professores orientadores da inteligência coletiva, privilegiando ações de co-aprendizagem Incentivar o trabalho em grupos heterogêneos, articulando enorme quantidade de pontos de vista, respeitando a diversidade privilegiar as práticas de processos abertos de aprendizagem (a distância) orientar percursos individuais no saber, flexibilizando currículos, incentivando a educação continuada chermann & bonini

23 Condições de êxito da educação superior virtual
Disponibilidade de uma infraestrutura física (hardware), lógica (software) e sua adequação ao trabalho acadêmico Dotar a professores e estudantes de acesso e conectividade à INTERNET Serviços telemáticos adaptados às necessidades da organização e seu trabalho acadêmico Conteúdos de boa qualidade, organizados e relevantes para as funções universitárias chermann & bonini


Carregar ppt "Luci Mendes Bonini Maurício Chermann"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google