A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada a interação; Na medida em que eu interajo,também estou presente,e isso independe da modalidade;

2 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Lei de Diretrizes e Bases (LDB), n° 9.394/ de dezembro de1996, reconheceu a educação a distância no Brasil, foi um marco importante para o desenvolvimento e normatização desta modalidade; O Ministério da Educação (MEC)vem propondo cursos em nível superior na modalidade a distância ou semipresencial para suprir a demanda de formação de professores; Em 2005 foi criado o Sistema UAB pelo Ministério da Educação que tem como principais objetivos Avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação implantados pelo MEC e o estímulo à investigação em educação superior a distância no país.

3 Referenciais de qualidade em EAD não tem força de lei,mas já norteia proposições de leis e projetos pedagógicos de todo o país; papel do professor como mediador das discussões é fundamental e recomenda que as instituições ofereçam capacitação e atualização permanente a seus professores ; avaliação presencial. (não necessariamente prova) SINAES Avalia cursos presenciais e EAD, com itens tais como: atividades da tutoria (de polo e de sede);as TIC no processo de ensino e aprendizagem; o material didático institucional; os mecanismos de interação entre docentes; tutores e estudantes; a experiência e a carga horária do coordenador do curso; a relação entre o número de docentes, tutores e estudantes. A titulação, formação e experiência do grupo de tutores. Se existem laboratórios e bibliotecas nos polos.

4 Nesse processo de EAD estamos sempre nos (re)inventando enquanto professores e alunos, e, se desejamos desenvolver uma prática colaborativa e cooperativa, precisamos ter a sensibilidade de ouvir e respeitar o outro por meio do diálogo, e compreender que "quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" (FREIRE, 1996, p. 23).

5 Comunidades Virtuais As comunidades virtuais são redes eletronicas de comunicação interativa autodefinida, organizadas em torno de um interesse ou finalidade compartilhados. Esse novo sistema de comunicação pode abarcar e integrar diferentes formas de expressão,bem como a diversidade de interesse.

6 Teorias de Aprendizagem

7 Figura 2 - Metamorfoses Fonte: Nevado, Carvalho e Menezes (2006).

8 Metodologias baseadas na concepção epistemológica interacionista - construtivista - sistêmica

9 A avaliação continuada viabiliza o acompanhamento do processo de aprendizagem para revisão e /ou reconstrução do processo em andamento,com o objetivo de reorientar rumos, superar dificuldades identificadas e provocar o desenvolvimento. Ela se materializa na elaboração de pareceres, tendo como base as interações realizadas pelo sujeito e a análise dos webfólios individuais e coletivos

10 Projetos de Aprendizagem Tuti a Cientista Tanto os projetos de aprendizagem quanto na identificação e resolução de problemas, a construção do conhecimento ocorre a partir das interações, que são significadas pelo sujeito por meio das relações que ele estabelece entre a nova informação e o conhecimento que possui, ocorrendo então a aprendizagem.

11 Conclusão Quando a utilização de das Tics no processo educacional, é essencial identificarmos as concepções que fundamentam o desenvolvimento das ferramentas que se pretende utilizar,tendo uma ideia clara de suas possibilidades e potencialidades, pois no uso que faremos delas estará explicitada a compreensão que temos sobre educaçao e tecnologia. As TICs precisam propiciar a constituição de redes de comunicação nas quais as diferenças sejam respeitadas e valorizadas,os conhecimentos sejam compartilhados e construidos cooperativamente,um espaço para a valorização humana seja resgurdado,a aprendizagem seja entendida como processo ativo,construtivo,colaborativo e cooperativo.


Carregar ppt "Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google