Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJúlia Troia Alterado mais de 10 anos atrás
1
E o futuro assim será....
2
Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
3
Para tanto: uma concepção definida sobre conhecimento e aprendizagem; uma proposta metodológica coerente que concretize essa concepção em de ações e interações além de um suporte tecnológico potente e apropriado para apoiar e incrementar as atividades e trocas grupais.
4
Não deve ser: O conhecimento é um produto fixo e acabado que pode ser transmitido por um professor mediante a escolha de algumas estratégias de ensino apropriadas; ao professor (enquanto especialista) cabe elaborar os conhecimentos, as certezas e apresentá-los de forma clara e organizada para facilitar a sua transmissão; ao aluno (enquanto receptor) cabe uma postura passiva, ele deverá adquirir ou receber os conhecimentos, retendo uma representação o mais exata possível do conhecimento do professor ou especialista;
5
Mas assim: A formação de comunidades virtuais, redes de interações e formas renovadas de formação continuada, mudando o foco do ensino para a construção de aprendizagens cooperativas; A ampliação dos espaços e a criação de novos "espaços" de aprendizagem -criação de webfólios, páginas web, uso de blogs, ferramentas de comunicação, dentro e fora das instituições de ensino; O estabelecimento de novas temporalidades decorrentes das comunicações assíncronas, como o uso de fóruns; flexibilizações nas relações entre professores e alunos e entre os grupos de alunos, buscando-se o desenvolvimento de atividades e projetos partilhados, nas quais o professor funcionará como um parceiro experiente e não um centralizador de saberes;
6
Porque: O que se aprende nesses espaços não pode ser precisamente definido anteriormente, mas essa aprendizagem organiza-se conforme os objetivos (definidos em parceria) e os diferentes contextos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.