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Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos.

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Apresentação em tema: "Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos

2 Introdução A tutoria em EaD A criação de um Programa fatores motivadores e decisivos Resultados Conquistas Desafios e perspectivas Conclusão

3 Evolução das TICs surgimento e aprimoramento da EaD Uso da TI na EaD: controle de qualidade acompanhamento e análises aprofundadas de desempenho acadêmico atuação da tutoria on-line

4 Novas mídias educacionais exigem desenvolvimento de novas habilidades e competências docentes Condições para tutoria on-line bem-sucedida (Berge, 1976) pedagógica, social, gerencial e técnica mediador pedagógico (arquiteto cognitivo): projeta diferentes caminhos de aprendizagem para os alunos escolherem (re)orienta a aprendizagem dos alunos esclarecendo dúvidas, identificando dificuldades, sugerindo leituras, planejando atividades mediação pedagógica constante materializada nas interações e comunicação

5 Tutoria: preocupação aqueles que não estão familiarizados com metodologias de EaD e com recursos tecnológicos programas de educação continuada são necessários o treinamento é necessário e organizá-lo é uma responsabilidade importante dos administradores (Moore e Kearsley, 2007) treinamento inicial e monitoramento contínuo dos tutores durante o desempenho de suas funções Programa de Acompanhamento de Tutoria da Universidade Anhembi Morumbi critérios de qualidade para auxiliar a prática de professores-tutores durante sua atuação em turmas on- line

6 Disseminação da EaD na Universidade, expansão dos programas e aumento no número de alunos 2001 – DPs On-line 2002 – Sexta-Free 2004 – cursos de aprimoramento e extensão 2005 – oferta de 3 cursos seqüenciais totalmente a distância 2007 – oferta de 3 cursos de graduação tecnológica totalmente a distância 2007 – disciplinas optativas on-line 2008 – oferta de curso de pós-graduação integralmente on-line com uma proposta auto- instrucional

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8 Práticas docentes heterogêneas: orientações e critérios diferentes alto índice de reclamações de alunos e intervenção recorrente da equipe do EaD Necessidade de ação específica instrumento para orientar a trajetória de cada tutor direcionando ações ao longo e ao final da disciplina

9 Implantação em 2006 Definição de critérios e indicadores cada indicador possui um peso e cada critério um percentual somatório dos percentuais gera a nota atribuída ao docente indicativo aos tutores do que é mais importante e esperado em cada etapa/momento da disciplina on-line Processo de melhoria contínua desde sua implantação Critérios atuais Planejamento Acompanhamento Interação com a equipe do departamento de EaD aplicados a cada uma das unidades de conteúdo das disciplinas on-line A cada unidade de aula o tutor é avaliado e recebe um feedback possibilita corrigir eventuais desvios ainda durante o andamento do semestre

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11 Atividade basilar da prestação do serviço educacional on-line melhoria dos padrões de qualidade da tutoria efetuada nas disciplinas on-line ações pedagógicas são previamente planejadas ciência das ações que têm maior importância no decorrer do período letivo mais tempo para dedicar à mediação, interação e avaliação dos alunos alinhamento das práticas pedagógicas nenhuma resistência identificada por parte dos tutores satisfação aumentada dos alunos e das diferentes instâncias gerenciais formação continuada para os tutores em novas mídias e ferramentas on-line participação na Comunidade de colaboração e interação dos tutores com a equipe pedagógica

12 Redução dos índices de reclamações, evasão e reprovação Aumento do número de matrículas em disciplinas on-line nos semestres posteriores Aproximação significativa entre a equipe pedagógica do departamento de EaD e os professores facilitando o processo de planejamento e acompanhamento das estratégias de ensino- aprendizagem assegurando ao professor maior certeza nas suas ações e intervenções

13 Condução permanente do Programa de Acompanhamento de Tutoria revisões e readequações dos critérios e indicadores avaliados à medida em que as dinâmicas adotadas nos diversos projetos pedagógicos a distância se alteram Ampliação dos critérios de qualidade para outras instâncias dos processos de EaD, tais como produção e monitoria, com a mesma propriedade Compreensão de que a não aptidão para a metodologia EaD não significa não aptidão ao presencial

14 O Programa de Acompanhamento em Tutoria possibilitou a concepção de uma metodologia consistente de EaD que assegura aos alunos uma experiência significativa de aprendizagem

15 Cristiane Alperstedt Diretora do Departamento de EAD Fernanda Furuno Coordenadora Luciana Santos Assessora Pedagógica


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