A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Ademilde Sartori Jucimara Roesler

2 Características EaD Mediação humana através de equipe de profissionais que compõe um sistema tutorial. Mediação tecnológica através de recursos de comunicação e informação que proporciona a recepção e emissão de mensagens educativas, o diálogo com a instituição educativa e reduz a presença física. Diferentes linguagens a serviço da gestão da aprendizagem proporcionando interatividade e desenhos pedagógicos diferenciados. A comunicação têm ocupado o centro das discussões na EaD, uma vez que, permite que a educação se realize.

3 A gestão da aprendizagem
São as ações vinculadas ao desenho pedagógico, ao sistema tutorial, aos serviços acadêmicos, a produção e distribuição dos materiais didáticos. Requer atenção aos cenários educacionais, ao gerenciamento e tomada de decisão sobre a implementação e avaliacão do processo ensino-aprendizagem. Parte de uma concepção pedagógica que irá fornecer os fundamentos filosóficos, epistemológicos e metodológicos para o desenho e práticas pedagógicas. A eficaz gestão da aprendizagem pressupõe o conhecimento do projeto do curso, da estrutura organizacional e acadêmica do programa de EaD e das atribuições dos diferentes agentes.

4 Gestão da aprendizagem
Desenho pedagógico Produção material didático Secretaria acadêmica Definição dos objetivos educacionais Arquitetura de distribuição do conteúdo Modelo de interação Sistema de avaliação da aprendizagem Montagem, coordenação e acompanhamento da equipe de produção Cronograma de produção Distribuição Logística Avaliação Definição de papéis, atribuições e procedimentos Montagem e coordenação da equipe Escolha dos recursos de comunicação Horário de atendimento Suporte técnico Sistema tutorial Matrícula Registro acadêmico Expedição de documentos Certificação

5 Desenho Pedagógico Conjunto de ações relativas ao planejamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. O desenho pedagógico define os objetivos educacionais, a concepção curricular, a escolha das mídias educativas e de comunicação, a concepção e execução dos materiais didáticos, a metodologia de ensino, os sistemas de avaliação da dinâmica do atendimento tutorial e das relações dos estudantes entre si. Inicia com a elaboração do projeto e é continuamente construído com a participação dos diversos profissionais que atuam na gestão da aprendizagem nas etapas de planejamento, implementação, execução e avaliação do curso.

6 O Desenho Pedagógico e as TIC
Educação em tempos de cibercultura permite a construção do conhecimento em rede, exigindo competências comunicativas. Superação de modelos baseados na tutoria presencial. Na cultura ciberespacial, o usuário é interlocutor de mensagens educativas e de informações. Nos AVA os dispositivos de gestão pedagógica disponibilizam conteúdos, acompanhamento e suporte da aprendizagem. Os dispositivos de comunicação permitem assincronia e sincronia nas interações. Para a instituição há a exigência de elaboração de práticas de problematização, investigação e intervenção da realidade.

7 O Desenho Pedagógico e a produção de material
Equipe multidisciplinar composta de docentes, desenvolvedores de conteúdo, conceptores de ambientes virtuais atuam na produção de materiais didáticos. O designer instrucional desenvolve ações relativas a metodologia de ensino a distância, a arquitetura de distribuição dos conteúdos, estratégias de redação, concepção pedagógica de ambientes on-line, estética dos materiais didáticos, avaliação de aprendizagem, cronograma de estudo e execução das disciplinas. O desenho pedagógico deve prever ações que possibilitem aos estudantes o alcance dos objetivos educacionais, das habilidades e competências da área do curso. Estratégias de ensino são lançadas para que o conteúdo proporcione visão ampla e crítica requeridas ao profissional e cidadão. A eficácia dos materiais será constatada após sua aplicação, através das intervenções dos agentes do sistema tutorial, da interação com os alunos e dos resultados da avaliação.

8 Gestão da aprendi-zagem
Fases ações Planejamento Concepção/ Produção Implementação/ Execução Avaliação Gestão da aprendi-zagem Análise de cenários Definição do público-alvo Elaboração do projeto Credenciamento Desenho pedagógico Produção do material didático Concepção do Sistema Tutorial Organização da Secretaria Acadêmica Processo seletivo Matrícula Organização das turmas Logística de distribuição dos materiais didáticos Atendimento aos alunos Acompanhamento e avaliação da aprendizagem Avaliação do processo ensino-aprendizagem


Carregar ppt "A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google