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“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”

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Apresentação em tema: "“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”"— Transcrição da apresentação:

1 “Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”

2 OBJETIVO Desenvolver uma solução educacional, utilizando as TICs que viabilize a oferta de cursos de qualificação e formação profissional para surdos, tendo como principais focos: Modelagem e implementação de um ambiente virtual de aprendizagem; Elaboração de uma metodologia de abordagem do conteúdo baseada em resolução de problemas; Implementação de um curso de qualificação profissional na área de informática com aproximadamente 150h.

3 ETAPAS DO PROJETO Levantamento de dados
18 meses JUN/07 nov/05 Levantamento de dados Interação com o contexto cultural dos surdos para levantamento dos dados de entrada; Visitas em escolas públicas, escolas técnicas, associações e escolas especiais; Contatos com pesquisadores da área de fonoaudiologia e de educação especial; Entrevistas com surdos e interpretes

4 ETAPAS DO PROJETO Elaboração da Metodologia Levantamento de dados
18 meses JUN/07 nov/05 Elaboração da Metodologia Levantamento de dados Seleção dos pressupostos metodológicos; Pesquisa tecnológica; Concepção do modelo;

5 ETAPAS DO PROJETO Levantamento de dados Elaboração da Metodologia
18 meses JUN/07 nov/05 Levantamento de dados Elaboração da Metodologia Desenvolvimento do curso Planejamento Educacional; Elaboração do conteúdo; Roteirização do conteúdo; Elaboração de mídias; Programação; Testes.

6 ETAPAS DO PROJETO Levantamento de dados Elaboração da Metodologia
18 meses JUN/07 nov/05 Levantamento de dados Elaboração da Metodologia Desenvolvimento do curso Execução do Piloto Planejamento; Capacitação de monitores e tutores; Seleção dos alunos Formação de turmas; Acompanhamento; Avaliação e análise crítica.

7 PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS
Libras como língua natural e o Português como segundo língua; Abordagem focada nos aspectos comunicacionias significativos da cultura surda; Enfatiza a importância da informação e da interação lingüística para a construção do conhecimento. Art. 1º da Lei /abril de 2002 A LIBRAS é oficializada como instrumento legal de comunicação e expressão; Decreto 5.626/dezembro 2005 valida a lei de 2002 Desenvolvida por equipe multidisciplinar do SENAI e é baseada em resolução de problemas. Utilização de vídeos e animações; recurso de comunicação síncrona e assíncrona; ferramentas de gerenciamento.

8 MODELO – MOODLE+MULTIMÍDIA
LABORATÓRIO LABORATÓRIO Monitor Tutor Especialista WEB ou PRESENCIAL Ambiente de interação: Discussões Temáticas Comunicação Aluno Material Impresso para as atividades práticas WEB ou PRESENCIL

9 PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
Analista de sistemas Assistente social Designer educacional Designer gráfico Ilustrador Intérprete de LIBRAS Pedagogo Educador surdo LIBRAS Programador 3D Programador Linux e PHP Roteirista Cinegrafista Editor de vídeo

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14 Nos momentos presenciais
ESTUDANDO Estudo individual pela Web Nos momentos presenciais


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