A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROINFO INTEGRADO III Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Ivinhema-MS-2011

2 Elaboração de Projetos
Objetivos Elaboração de Projetos Propicia aos professores o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

3 2. ORGANIZAÇÃO DO CURSO: Duração de 8 a 10 semanas;
Três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias; 1º Encontro presencial – Data Eixo 1 de estudos e prática: Projeto, com duração de três semanas; 2º Encontro presencial- Data Eixo 2 de estudos e prática: Currículo, com duração de três semanas; 3º Encontro presencial- Data Eixo 3 de estudos e prática: Tecnologia, com duração de duas semanas.

4 Avaliação e Certificação
A certificação é de responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação. Os critérios para obtenção da certificação são: A nota mínima final de 7,0 (sete inteiros) e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância.

5 Eixo 1

6 Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias. “Projeto é um design, um esboço de algo que desejo atingir”.

7 Eixo 2

8 Eixo 2 No eixo 2 do curso Elaboração de Projetos, nos dedicaremos ao desenvolvimento do PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, em articulação com estudos que propiciem melhor compreender o que seja o currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto.

9 Eixo 3

10 Neste terceiro eixo – o último – do curso Elaboração de Projetos, vamos analisar e sistematizar a experiência realizada com o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC.

11 PLATAFORMA

12

13 EIXO 1

14 OBJETIVOS DO EIXO 1 Planejar e elaborar o Projeto de sala de aula integrado com o uso das tecnologias e mídias; Propiciar a reflexão sobre a aprendizagem.

15 ATIVIDADE 1.1 – Meu projeto pessoal / profissional
Relato (editor texto). Postar: Biblioteca – Material do aluno - Tema: Projeto pessoal/ profissional. Conhecer as atividades elaboradas pelos colegas. Após acessar o Fórum “ Meu projeto pessoal / profissional e postar um comentário sobre os relatos dos colegas. Realizar esta atividade no momento presencial.

16 ATIVIDADE 1.2 – Diálogo Teórico
Escolher um dos teóricos apresentados e destacar um aspecto que considere importante para o trabalho por projeto. Compartilhar com os colegas no Fórum “ Diálogo teórico” Ler, observar e analisar dentre os aspectos destacados as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de projeto.

17 ATIVIDADE 1.3 – Projeto e suas características
Ler a entrevista Como se trabalha com Projeto Escrever suas considerações e compartilhar no Fórum “Projeto e suas características” Ler as considerações dos colegas e contribuir novamente argumentando sobre a temática.

18 ATIVIDADE 1.4 – Banco de dados
Elaborar um relato, conforme roteiro – experiência desenvolvida ou conhecida. Postar em “ Banco de projetos” – Biblioteca / Material do aluno. Acessar as atividades do colegas para conhecer seus projetos.

19 ATIVIDADE 1.5 – Proposta de projetos
Anotar os aspectos relevantes observados no Banco de projetos; Levantar as tecnologias existentes na escola / outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto; Compartilhar no Fórum “ Esboçando o Projeto” algumas estratégias como: levantar o tema, organização STE, registro e publicação do processo e resultado do projeto; Elaborar a proposta do Projeto, usando Roteiro Projeto; Postar em “Proposta de Projeto” na Biblioteca – Material do aluno.

20 ATIVIDADE 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem
Acessar o item Diário de Bordo; Selecionar seu nome na listagem; Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

21 ATIVIDADE 2.1 – Painel da Proposta do Projeto
Elaborar uma síntese com as principais características da Proposta do Projeto (Ativ. 1.5); Postar apresentação desta atividade na Biblioteca/ Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”; Ler o trabalho dos colegas, anotando dúvidas e sugestões para participar da “Roda Reflexiva Coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma; Atividade para ser apresentada no segundo encontro presencial.

22 SUGESTÕES: O Cursista precisa ser autodidata;
Saber melhor forma de estudo; Realizar tarefas sem cobranças de um professor; Ser curioso; Questionar e dar sugestões; Explorar o material didático; Organizar uma agenda de estudos; Organizar um esquema próprio de acompanhamento de suas atividades; Organizar seu material de estudos; Buscar contato com seu tutor; Participar de todas as atividades propostas. Dúvidas acessar o wiki do tutor. Oficina, de apoio aos cursistas todas as quartas-feiras- Precisa confirmar antes por ou telefone.

23 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
1. O projeto do curso deverá contemplar ações em torno das Tecnologias Educacionais. 2 . Todas as etapas de execução do projeto (tanto formação como ensino) deverão ser registradas para posterior elaboração da apresentação.

24 (...) Qualquer pessoa pode “começar",
mas apenas os ousados “terminarão". (...) Napoleon Hill


Carregar ppt "ELABORAÇÃO DE PROJETOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google