A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Internet, Hipertexto e Hipermídia Carlos Roberto das Virgens

2 Objetivos da Unidade 02 Apresentar a internet como espaço de colaboração e publicação; Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na Internet (Wikipédia e Wikicionário); Apresentar hipertextos como modalidade de registro na Internet; Apresentar o conceito de hipertexto como forma de representação não linear de conhecimento. Criar hipertextos simples, utilizando editor de texto e a web.

3 Introdução ao Tema Internet
Atividade 2.1 – Navegação em hipertexto Navegação à deriva Web 2.0 Discussão e Registro em Fórum

4 O Hipertexto Atividade 2.2 – Navegando hipertexto sobre hipertexto
O que é hipertexto? Registro da experiência de navegação: Como foi, para você lidar com um produto textual em que se navega, além de ler?

5 As linguagens da Internet: o Hipertexto
Atividade 2.2 B – O que é hipertexto? Antes de realizar essa atividade reflita sobre as seguintes questões: Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? você se perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas? Aprendeu um pouco acerca do tema central, os hipertextos? Saberia dizer por onde andou? Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?

6 As linguagens da Internet: o Hipertexto
Atividade 2.3 – Conhecendo e comentando trabalhos de colegas Produzir texto curto Escolher três trabalhos interessantes para você e comentar o que mais chamou sua atenção Observar se o trabalho do colega for muito extenso

7 As linguagens da Internet
Os hipertextos podem ser lidos de muitas formas, em muitas ordens diferentes: várias palavras ou expressões ao longo do hipertexto podem remeter a outros textos ou a outros pontos do mesmo texto.

8 O que é um portifólio? O portifólio pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo de aprendizagem, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva. Cada cursista fará o seu portifólio.

9 Criando um Portifólio Navegável
Atividade 2.4 – Criando um portifólio em hipertexto, o seu hiper-portifólio Cada cursista irá produzir seu portifólio (writer e wiki) com comentários de cada atividade que produziu e colocará links para cada atividade.

10 Portifólio em Hipertexto, um Hiperportifólio
Atividade 2.5 – Planejando uma atividade com hipertexto ou internet: Formar grupos de trabalho (2 ou 3), de preferência da mesma escola. Planejar uma atividade a ser desenvolvida com os alunos usando os recursos trabalhados (criação de páginas pessoais, navegação e pesquisa na internet, criação de hipertexto coletivo)

11 Avaliação do que foi produzido ao longo das duas semanas
O que são Blogs, Wikipedia e Wikicionário

12 A Internet como Espaço de Autoria
Atividade 2.6 – Execução da atividade planejada O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla ou do trio, deve estar em sala como observador,anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam.

13 Locais de Pesquisa e Divulgação na WEB
Portal Domínio Público Portal do Professor RIVED (rede internacional virtual de educação) Blogs

14 Autoria na Internet X Comunidade
Atividade 2.7 – O registro digital da experiência Faça o registro através de um texto, um documento multimídia ou um hiperdocumento. Linkando as atividades que os alunos produziram.

15 Autoria na Internet X Comunidade
Atividade 2.8 – O Pôster Constar os aspectos mais gerais do trabalho, como se fosse um resumo ilustrado e ilustrativo.

16 Conteúdo do Pôster Título do trabalho
Nome do autor, seguido da menção à instituição a qual está vinculado e à agência financiadora do trabalho entre parênteses do autor Palavras-chaves separadas por hífens Descrição: Apresentação resumida da pesquisa e sua justificativa, realçando a relevância social e acadêmica do estudo. Objetivos: Indicação daquilo que o pesquisador almeja descobrir com a pesquisa. Metodologia: Síntese da metodologia (análise do discurso, análise de conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos (pesquisa em periódicos, observação, entrevista etc.) adotados pelo pesquisador. Análise dos resultados: Indicação dos resultados alcançados, com breve análise de como eles foram obtidos e quais as suas implicações. Conclusões: Breve resgate das hipóteses, relacionando-as aos resultados de maior destaque, e indicação de perspectivas para abordagem do tema. Referências: Indicação da bibliografia, dos periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor.

17 Wikipédia, Wikcionário, vivendo em comunidade
Atividade 2.9 – Vagando pelo Wikipedia Atividade 2.9 B – Vagando pelo Wikicionário Registre no Fórum as impressões obtidas através da navegação pelos ambientes, relacionado as semelhanças e diferenças percebidas

18 Avaliação e Apresentação
Atividade 2.10 – Apresentação dos trabalhos junto ao pôster Tempo de apresentação: 5 minutos por grupo Postagem no portifólio e publicação no Portal do Professor


Carregar ppt "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google