A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos

2 OBJETIVOS DA PESQUISA Verificar se a lista de discussão é uma comunidade virtual de aprendizagem para seus participantes; Descobrir se os membros da lista a utilizam para formação contínua e se positivo, como esse processo ocorre.

3 QUESTÕES DE PESQUISA Na visão dos professores participantes da lista investigada, da qual a pesquisadora também faz parte, há uma formação de comunidade? Se uma comunidade é percebida, como os professores participantes a definem? Os participantes sentem que fazem parte dessa comunidade? Na visão dos professores participantes, a sensação de pertencimento se relaciona à participação dos professores na lista? 3) Do ponto de vista dos participantes, que fatores prejudicam e favorecem a formação de uma comunidade na lista de discussão? 4) Para os participantes, a lista de discussão contribui para a formação contínua de seus membros? Como?

4 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
Linha interpretativista; Estudo de caso etnográfico; “O que está acontecendo aqui?” - Natureza colaborativa

5 CONTEXTO DA PESQUISA Yahoo Grupos Lista de Discussão Participantes

6 YAHOO GRUPOS Site - WWW.YAHOO.COM.BR Usuários podem:
descobrir e compartilhar informações com outros indivíduos através de um grupo de discussão (lista); ter acesso a arquivos de mensagens, fotos, agendas, enquetes e links; discutir sobre assuntos variados como: educação, esportes, relacionamentos entre outros.

7 LISTA DE DISCUSSÃO Criação: abril de 2006;
Categoria: debates e causas; Membros: 22 (incluindo a proprietária); Total de mensagens: 635; Língua utilizada: inglês;

8 PARTICIPANTES 11 membros; Maioria é professor de inglês;
Faixa etária: 24 a 51 anos; Tempo de profissão: 2 a 33 anos; Principais objetivos: ter contato com outros profissionais da área, discutir temas relevantes para sala de aula, aprender e ajudar quem precisa. Formação Contínua: pós-graduação, participação em seminários, leituras, visitas a site educacionais e associação de professores.

9 RESULTADOS PERCEPÇÃO DE COMUNIDADE NA LISTA DE DISCUSSÃO, PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO; FATORES PREJUDICIAIS E FAVORÁVEIS À FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA.

10 PERCEPÇÃO DE COMUNIDADE NA LISTA DE DISCUSSÃO, PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO
Lista é uma comunidade para a maioria dos participantes. O que nos une enquanto comunidade? - Nossa profissão; - Idioma (língua inglesa); - Desenvolvimento profissional dos envolvidos - (objetivo em comum) Preece (2002), Palloff & Pratt (1999) e Levy (1999); - Interação entre os participantes (trocas). (exceto para pesquisadora e 2 participantes); Somos um grupo de professores que decidiram se reunir para trocar experiências, embora isso não tenha ocorrido da forma esperada, uma vez que ficou tudo concentrado nas dúvidas de um professor apenas, o moderador. (Vivian, entrevista) Associam o sentimento de pertencimento à participação diretamente; Não me sinto parte por não ter participado realmente... (Vivian, entrevista) Acho que por participar tão pouco não me sinto membro. (Vanusa, questionário) ... Cheguei a conclusão que a lista não se tornou uma comunidade. Sei que criar uma comunidade não é uma tarefa fácil, mas não deve ser forçada... (Diário da pesquisadora em 23/04/2008).

11 FATORES PREJUDICIAIS E FAVORÁVEIS À FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Falta de tempo dos membros; Sobrecarga de trabalho; É um grupo de professores de inglês que trabalha muito e por isso não participa tanto quanto gostaria. A questão de falta de tempo é algo comum em quase todas as respostas. (Rosa, questionário) Falta de participação dos membros; Falta de colaboração; Problemas relacionados à tecnologia (qualidade de acesso à rede, não saber usar uma lista); Não conhecer os membros da lista muito bem e não confiar neles; Utilização da língua inglesa Eu não tinha contato com a maioria deles fora dali, então não havia motivo para desconforto. (Júlia, entrevista) Falta de encontros presenciais e discussões de assuntos pessoais; Palloff & Pratt (1999) Falta de encontros síncronos (MSN); Número reduzido de professores; ...quantidade não contribui para aumentar a interação, porque você pode ter pessoas, todas sem tempo para participar e contribuir com o grupo... (Dilson, entrevista) - Falta de elo emocional, intimidade Falta de assuntos mais interessantes para os membros; - Papel do moderador da lista.

12 FATORES FAVORÁVEIS – SUGESTÕES DADAS PELOS PARTICIPANTES PARA FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Encontros fora da lista de discussão (on-line ou presenciais); Papel do moderador da lista; Presença de assuntos mais interessantes e polêmicos; Rodízio entre os participantes para postar assuntos na lista; Existência de prazos para postar atividades; Porque senão as pessoas se acomodam, não sei, relaxam. Pressão é tudo na vida, stress é importante... (Vivian, entrevista) Melhor organização na lista (tarefas, prazos e regras de participação);Preece (2002) Ter objetivos claros; Conhecer bem o ambiente virtual e explorá-lo (lista de discussão);

13 FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA
Maioria acredita que a lista contribui para a formação profissional contínua de seus membros; (exceto Carla que quase não participou) Interação (troca) entre professores gera aprendizagem; Cervero (1998) Reflexão sobre suas práticas e diversos temas (tecnologia, formação contínua e outros); Tavares (2002) e Belloni (2003)

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Carregar ppt "LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google