A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente"— Transcrição da apresentação:

1 Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Karina Cardoso Meira Orientadora: Profª Dr ª Heloísa Helena Ciqueto Peres

2 Introdução LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) novas propostas curriculares para a enfermagem; Mudança da concepção da interação professor-aluno; Este novo panorama desafia os educadores a utilizarem as novas tecnologias da educação.

3 Introdução “Há com a informática novas propostas de criação coletiva, de aprendizagem coletiva, de aprendizagem cooperativa e colaboração em rede, o que tem propiciado o questionamento do processo de trabalho nas instiuições , tanto empresas quanto escolas”. (Libâneo, 1997)

4

5 Cronograma

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Objetivos Caracterizar o perfil dos alunos em relação ao conhecimento de informática; Avaliar o site da Disciplina de Didática em Enfermagem quanto á forma, conteúdo e sua aplicação no ensino.

16 Material e Método quanti-qualitativa, exploratória e descritiva;
Natureza do estudo: trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, exploratória e descritiva; População: alunos que cursaram a Disciplina de Didática em Enfermagem no primeiro semestre de 2003; Coleta de dados: questionário constituído de duas partes sendo a primeira referente a caracterização dos alunos com 6 questões fechadas e outra sobre a avaliação do site com 11 questões fechadas e 4 dissertativas; Análise dos dados: os dados obtidos foram registrados e tabulados no Excel e analisados segundo referencial de educação adotado.

17 Resultados e Discussão
Caracterização dos alunos quanto à utilização do computador: 94,4% (34) dos alunos eram do sexo feminino e tinham a faixa etária entre anos; 100% (36) dos alunos entrevistados utilizam o computador sendo que 34 (94,4%) possuem computador no domicílio ligado á Internet.

18 Tabela1.Distribuição das atividades mais realizadas pelos alunos de graduação da EEUSP no computador, São Paulo,2003. Atividades realizadas no computador N % Digitação de trabalhos 34 94,4 Internet 33 91,3 Apresentação de trabalhos 32 88,8 Pesquisa bibliográfica 31 86,1 11 30,5 Aulas 4 11,1 Entretenimento 3 8,3 Sistema Júpiter 2 5,5

19 Gráfico 1. Grau de habilidade dos alunos da EEUSP em relação aos recursos da Internet, São Paulo,2003.

20 Gráfico 2. Distribuição das respostas obtidas na avaliação do site pelos alunos da EEUSP, São Paulo,2003

21 Resultados e Discussão
Avaliação dos aspectos favoráveis: Os discentes destacaram como pontos positivos a possibilidade de obter informações além da sala de aula, facilitando a aprendizagem, o acompanhamento da Disciplina, bem como, a organização das atividades e a comunicação entre a turma e os docentes. Também sugerem que este recurso seja utilizado em outras disciplinas. O que pode ser percebido pelas seguintes falas: “...ele nos permite ter acesso a informações da matéria e ao trabalho dos nosso colegas.” “....o site melhorou a comunicação da turma.” “....muito bom facilita o aprendizagem.” “....ele e interessante,bem organizado e completo.” “....muito bom poderia ser utilizado em outras disciplinas.”

22 Resultados e Discussão
Avaliação dos aspectos desfavoráveis: Os alunos destacaram como pontos negativos o difícil acesso ao site e as suas informações, além da ausência de uma ferramenta que possibilitasse a ampliação da comunicação entre os docente e discentes. Alguns alunos, ainda, não viram importância na utilização do site como ferramenta de aprendizagem utilizando-o apenas para terem acesso ao material da Disciplina. O que pode ser percebido pelas seguintes falas: “...e um bom recurso mas o acesso ás informações foi difícil.” “...deveria ter mais estímulo para nos incentivar a acessá-lo.” “...faltou um recurso que aumentasse a comunicação entre os docentes e os discentes.” “... não vi tanta importância em acessá-lo. Só usava para pegar as matérias das aulas.”

23 Considerações Finais No momento atual a utilização das tecnologias da informação na educação está em acelerado desenvolvimento e, dessa forma é importante que as escolas de enfermagem se envolvam neste contexto, para que os alunos e profissionais possam conhecer as potencialidades da utilização desses recursos em sua prática profissional; É importante considerar que o Projeto Político Pedagógico da escola e a perspectiva pedagógica adotada, são fatores intervenientes para o sucesso do processo ensino- aprendizado; A utilização de novos recursos tecnológicos aplicados no ensino não significa a resolução dos problemas educacionais, é necessário ocorrer uma mudança na concepção educacional de discentes e docentes.

24 Considerações Finais “... não se pode mais adotar abordagens que vão na contramão do desenvolvimento tecnológico da sociedade contemporânea, ficando os professores presos às formas tradicionais de ensino. Há necessidade de superar esse papel histórico e cultural de docente, e reconstruir novos valores e uma nova relação professor-aluno, fundamentada no diálogo, na identificação das características individuais, das experiências de vida, bem como baseada na atitude do professor de facilitador da aprendizagem do aluno e no diagnóstico das necessidades educacionais.” (Peres, 2001)


Carregar ppt "Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google