A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALEXANDRA ALINE VERA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALEXANDRA ALINE VERA."— Transcrição da apresentação:

1 ALEXANDRA ALINE VERA

2 CAPÍTULO 9 INTERNET NA ÁREA EDUCACIONAL

3 COMUNICAÇÃO NA INTERNET Comunicar-se nunca foi tão fácil
COMUNICAÇÃO NA INTERNET Comunicar-se nunca foi tão fácil. Existem dois tipos de comunicação na internet: Síncronas: são os serviços que só funcionam se existirem dois ou mais usuários interligados á Internet no mesmo tempo. Assíncronas: são os serviços que funcionam mesmo quando um dos computadores está desligado. Exemplo: correio eletrônico, lista de discussão, fóruns.

4 Netiquetas da internet
Apesar de não existirem censuras predefinidas na Internet, os internautas já desenvolveram uma série de regras/etiquetas de convivência. Essas regras/etiquetas são conhecidas como netiquetas. Evite digitar um texto com letras maiúscula, pois significa que você está gritando com os demais. Letras maiúsculas apenas para os substantivos próprios e no início de parágrafo.

5 Escreva de forma direta e objetiva.
Evite passar informações pessoais, telefone e endereço. Escrever sem acento e sem cedilha não significa que a pessoa não sabe escrever. O padrão da Internet é escrever desta forma.

6 CHAT/ BATE- PAPO Chat (Bate-papo) é uma das maneiras de efetuar comunicação na internet. Ela ocorre de forma instantânea entre o emissor e o receptor, é necessário que no momento de utilização desse serviço as pessoas interessadas em se comunicar estejam simultaneamente acessando a internet e na mesma sala de Chat (bate papo). Apesar de as salas de chat serem um mecanismo de comunicação rápido e bastante motivador, na pratica, é difícil utilizá-las com outras escolas, pois o horário de utilização dos ambientes de informática muitas vezes não é compatível entre as escolas.

7 A partir de tema ou problema é iniciada uma discussão numa sala de bate papo, o intuito é promover uma socialização virtual, desenvolver a interação entre os membros de um grupo. Além das salas de Chat disponíveis na WWW, existem programas especifico para bate papo, como o MSN que é bastante utilizado em todo o mundo, a vantagem do MSN sobre o Chat, é que ele permite uma comunicação mais rápida e os usuários podem acessar vários canais simultaneamente.

8 Outra vantagem do MSN, é que a qualquer momento é possível bloquear o contato com usuários com os quais você não esta interessado em manter comunicação. Atualmente, também são muito utilizados o comunicador do facebook e o Skype.

9 Correio Eletrônico - É semelhante a correio convencional;
- Função: assim que o emissor envia a correspondência, no mesmo momento o receptor pode recebê-la independentemente do dia, da hora e do lugar; - Programa mais conhecido é o Outlook; - Ao digitar o endereço eletrônico, efetue da forma como ele se apresenta: com letras minúsculas, se for o caso, e não acrescente espaços entre as palavras.

10 Lista de Discussão - As pessoas inscritas na lista são as emissoras e receptoras simultaneamente e a comunicação é coletiva; - Existe um usuário que é o administrador da lista, responsável por tirar dúvidas dos usuários quanto ao seu uso da lista; - Ao enviar um para a lista, todos os usuários que estão cadastrados receberão aquela mensagem; - As mensagens enviadas para as listas devem ser de interesse coletivo;

11 - Nas listas de discussão não circulam mensagens com letras maiúsculas, pois textos digitados em letras maiúsculas significam que as pessoas estão gritando; - Ao montar um projeto educacional usando a internet como recurso didático, a lista de discussão torna-se um grande aliado para reunir de forma mais rápida e participativa todos os alunos e professores que estão integrados ao projeto. Pois, ao enviar uma mensagem pela lista, todos os usuários que estão inscritos vão recebê-la; - As regras utilizadas na lista de discussão num projeto educacional são: . Padronizar o tamanho dos arquivos a serem enviados.

12 . Padronizar os tipos de mensagem a serem enviados pela lista;
. Padronizar como devem ser mencionados os assuntos, desta forma os usuários abrirão apenas as mensagens que são de interesse específico da escola; . Padronizar o formato dos arquivos a serem enviados com os levantamentos dos trabalhos escolares, bem como especificar os programas que deverão ser usados pelo projeto;

13 Fórum O Fórum também é uma forma de comunicação assíncrona. Ele funciona da seguinte maneira: as pessoas definem um tema para discussão e abaixo do tópico do assunto a ser discutido ficam as respostas ou outras considerações sobre o tema, qualquer membro envolvido na discussão pode acessar as mensagens dos outros participantes, pois todas as comunicações por meio do fórum ficam publicadas. Para as escolas que pertencem a uma rede, realizar projetos via internet torna-se mais fácil, pois como pertencem a uma mesma filosofia pedagógica, consequentemente terão maiores facilidades em localizar outras escolas com interesses semelhantes.

14 Os s, as listas de discussão e os fóruns tem sido os recursos de comunicações mais utilizados para o desenvolvimento de projetos via internet, pois não é necessário que as escolas estejam on-line nem momento simultâneo para participar do projeto. Para realizar um seminário, o aluno deve elaborar um relatório sobre determinado assunto e enviar para a lista de discussão, visando gerar um debate, a partir de um determinado assunto pode-se promover debates argumentativos com análise, prós e contras. O ambiente de aprendizagem favorecido pela internet pode nos favorecer uma condição para a ruptura do antigo paradigma educacional. A internet possibilita a instauração de um ambiente educacional que contemple os paradigmas do construtivismo.


Carregar ppt "ALEXANDRA ALINE VERA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google