A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A grande rede mundial de computadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A grande rede mundial de computadores"— Transcrição da apresentação:

1 A grande rede mundial de computadores
Internet

2 A Internet A Internet é a grande rede mundial de computadores espalhados por todo o mundo e interligados através de linhas comuns de telefone, linhas de comunicação privadas, cabos submarinos, canais de satélite e diversos outros meios de telecomunicação que tem como objetivo estabelecer a troca de informações, unindo usuários, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares e empresas

3 Tipos de serviços mais conhecidos:
World Wide Web (Web ou WWW); Correio eletrônico ( ); Newsgroups ou grupos de discussão; Chat (MSN ou Google Talk). FTP.

4 O Controle A Internet não é controlada de forma central por nenhuma pessoa ou organização. Não há, por exemplo, um presidente ou um escritório central da Internet no mundo. A organização do sistema é desenvolvida a partir dos administradores das redes que a compõe e dos próprios usuários.

5 Como se conectar a Internet
Para nos comunicarmos através da Internet é preciso um computador e nestes aparelhos é necessário que exista um dispositivo que permita esta comunicação. Nos computadores antigos era utilizado o modem que permitia a comunicação com a Internet através de uma linha telefônica. Hoje em dia, esta comunicação é feita através de uma placa de rede e um modem externo.

6 Atualmente, existem pelo menos três meios que permitem o acesso a Internet:
• Meio de Acesso Elétrico: Discado, ADSL, Cable Modem. • Meio de Acesso Óptico: Óptico Dedicado. • Meio de Acesso por Rádio ou Satélite: Rádio, Satélite, Celular.

7 Acesso Discado O acesso discado à Internet ocorre através da conexão da rede de telefonia fixa do usuário. O computador deve ter um modem instalado (interno ou externo) e o usuário deve contratar um provedor de acesso (que permite que essa conexão seja feita) ou utilizar um provedor de acesso gratuito. Adicionalmente deve ser pago os pulsos da ligação telefônica correspondentes ao tempo que ficar com a conexão ativa que, neste caso, custa o preço de uma ligação local.

8 Acesso ADSL O acesso ADSL permite a transferência dos dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns, sem deixá-las ocupadas. Para utilizarmos esse tipo de conexão é necessário termos um modem ADSL conectado na placa de rede do computador.

9 Acesso por Cable Modem O tipo de conexão a cabo no Brasil é fornecido pelos operadores de TV por assinatura aproveitando a mesma rede física. Para utilizarmos esse tipo de conexão é necessário termos um modem a cabo conectado na placa de rede do computador.

10 Acesso por Rádio As comunicações de rádio necessitam de uma antena para envio e recebimento das informações através do computador.

11 Acesso por Tecnologia 3G
A Internet 3G é uma tecnologia que permite uma pessoa acessar Internet a partir de um modem conectado a uma porta USB (Universal Serial Bus) de seu computador ou notebook com velocidades variáveis de acordo com a tecnologia oferecida pela operadora de telefonia de Celular. Basicamente onde há sinal de telefonia celular, haverá conexão com a Internet. A Internet 3G não necessita de provedor para se conectar a Internet.

12 Word Wide Web (www) A World Wide Web (WEB ou WWW) é uma sistema de documentos com informações de vários tipos de mídias (como vídeos, sons, textos dinâmicos e figuras) interligados que é executado na Internet. Através dela qualquer usuário pode, somente usando o mouse, ter acesso a uma quantidade enorme de informações na forma de imagens, textos, sons, gráficos, vídeos etc., navegando através de palavras-chaves e ícones

13 Para que se possa explorar e principalmente visualizar as informações disponíveis na WEB é necessário a utilização de um programa de computador chamado de navegador (browser). A função do navegador é descarregar as informações (que são chamadas de documentos ou páginas) de servidores WEB e mostrá-las na tela do usuário. Atualmente, existem vários navegadores como o Mozilla Firefox e Internet Explorer (IE). Antes de começarmos a navegar na Internet, através do navegador, devemos conhecer alguns conceitos da Web como as páginas, os links, os endereços URL.

14 Páginas e Links Como falado anteriormente, a Web é composta por vários documentos que são chamados de páginas ou sites. Essas páginas contêm um conjunto de informações interligadas com vários tipos de mídia (vídeos, sons, textos dinâmicos e figuras) que são chamados de links

15 Links Links são ligações que nos levam da página que estamos até outras informações ou a outros recursos. Os links podem ser textos ou imagens e quando se passa o mouse em cima de algum deles, o ponteiro torna-se uma mãozinha branca espalmada (Figura 1), bastando apenas clicar com o botão esquerdo do mouse para que se façam links com outras páginas (ou seja, mostrem essas informações das outras páginas). Figura 1 - Ícone que indica um link

16 Endereço (URL) Cada documento, arquivo ou imagem (ou seja, as informações) disponível na WEB tem seu próprio endereço (ou URL) para facilitar sua localização. Um endereço (URL) de um site tem suas partes sempre separadas por pontos (já que não é permitido espaço), normalmente sem acentos e todo de letras minúsculas.

17 As suas partes são: http://www.diariopopular.com.br
• http é o protocolo que permite o transporte de informações e documentos do servidores web para os navegadores (browsers). Nas versões mais atuais dos navegadores não é necessário mais informar o http; • WWW World Wide Web, ou seja, a grande rede mundial, que representa o padrão da parte gráfica que nos permite visualizar as imagens, textos formatados e ouvir sons; • Diariopopular é o nome da empresa ou organização responsável pelo site ou que o site representa; • .com é o tipo de organização. No caso como o Diário Popular é uma organização comercial, então leva a terminação .com. Já no caso do CAVG como é uma instituição educacional leva .edu.

18 Exemplos de domínios:

19 Por Países:

20 Exercícios práticos Agora vamos na prática conhecer os navegadores.


Carregar ppt "A grande rede mundial de computadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google