A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Maria Aparecida Castro Livi Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática

2 INTERNET Nasceu do projeto ARPANET, custeado pelo Departamento de Defesa Americano. Opera de forma totalmente descentralizada. Divide-se em domínios. Milhões de computadores em mais de 146 países.

3 INTERNET Cada computador tem um número IP e pode trocar dados com qualquer outro computador que também detenha um número IP. Ex. de número IP: Sistema de nomes de domínios (DNS) garante a tradução de endereços não numéricos para os endereços IP numéricos Ex.: =

4 Exemplos de terminações de domínios

5 Alguns serviços oferecidos na Internet
Correio Eletrônico WEB FTP IRC Telnet Aplicações Peer-to-Peer (P2P)

6 E-mail (Endereço eletrônico)
identificação única na rede onde está cadastrado @ (lê-se ¨at¨, que quer dizer ¨em¨) nome da rede (um ou mais elementos, separados por ponto) domínio (último elemento) Ex.:

7 WEB (World Wide Web) Organizada pelo critério da organização temática
Unidade básica de consulta: página (hipermídia). Cada página um URL. Páginas podem ser acessadas diretamente através de endereços iniciados por :

8 Navegadores WEB (browsers)
INTERNET EXPLORER (MICROSOFT) MOZILLA FIREFOX e outros...

9 FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de arquivo)
Permite a transferência de arquivos pela Internet. Downloads: com um navegador ou cliente de FTP arquivos são transferidos de um servidor FTP para uma máquina de usuário. Uploads: com um cliente FTP arquivos são colocados em um servidor FTP. FTP anônimo: usuário = anonymous, senha= endereço eletrônico do usuário.

10 IRC (Internet Relay Chat)
Conversa via teclado on-line com uma ou mais pessoas em grupos de bate-papo chamados canais.

11 TELNET Acesso à rede via software emulador de terminal.
Computador do usuário transforma-se em um “terminal burro”. Trabalha-se em modo texto. Uma vez feita a conexão, o usuário executa comandos e utiliza recursos do computador remoto como se estivesse lá.

12 Aplicações Peer-to-Peer(P2P)
Aplicações Internet que permitem aos usuários o compartilhamento de recursos computacionais com outros usuários conectados à Internet. Peer de um sistema P2P: software instalado em um micro através do qual é possível comunicar-se diretamente com outros peers e compartilhar recursos.

13 Algumas aplicações P2P:
Suportam o envio de mensagens instantâneas: ICQ (“I seek you”), Microsoft MSN. Possibilitam a troca de arquivos extensos (tipicamente mais de 1Mb): clones Napster, eMule e BitTorrent. Oferecem telefonia de alta qualidade via Internet: Skype. Permitem processamento distribuído de sinais cósmicos: Possibilitam a criação colaborativa de documentos.


Carregar ppt "Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google