A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNET Conceitos Relacionados a Internet Prof. Léo Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNET Conceitos Relacionados a Internet Prof. Léo Matos."— Transcrição da apresentação:

1 INTERNET Conceitos Relacionados a Internet Prof. Léo Matos

2 2 O que é uma rede de computadores? Conceito: Conjunto de computadores interligados por estruturas físicas que seguem regras de comunicação definidas por programas. Objetivo: Permitir o compartilhamento de recursos: arquivos e periféricos.

3 3 Rede Local - Cliente/ Servidor

4 4 Noção de Endereços IP em redes locais

5 5 Qual computador não faz parte da rede?

6 6 São as regras estabelecidas para haver uma comunicação entre os computadores de uma rede. Um computador se comunica com outro através destas regras. Os computadores de uma rede precisam utilizar o mesmo protocolo para se comunicar. Existem vários protocolos, e cada um desempenha seu papel dentro de uma rede. Protocolos ( parte lógica de uma rede)

7 7 A INTERNET É uma rede mundial de computadores. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas. Rede WAN (Internacional)

8 8 Principais meios de acesso Discada ADSL Cable Modem Rádio Satélite Acesso Óptico Wireless

9 9 Internet Discada Cabeamento Telefônico Naturalmente modem interno Banda estreita Transmissão de 64 Kb/s Sem telefone simultâneo

10 10 Internet ADSL Cabeamento telefônico Modem externo Banda larga 128kb/s a 8mb/s Conexão Assimétrica (Download > upload) Telefone simultâneo

11 11 Internet via Cable Modem Cabeamento da TV a cabo Banda Larga 256 kb/s a 10 mb/s Limitada Conexão Simétrica (Download = upload)

12 12 Internet Via Rádio Ondas eletromagnéticas Banda Larga 2 mb/s a 622 mb/s

13 13 Internet Via Satélite Antenas Parabólicas alinhadas a satélite Banda Larga 200 kb/s a 600 kb/s Conexão Assimétrica ( Download > Upload)

14 14 Internet com acesso óptico Cabos de fibra ótica Alta taxa de transmissão de dados Custo elevado Usuários corporativos

15 15 Internet Wireless Conexão sem fio WAP

16 16 Estrutura Física da Internet Atual Backbone (centralizador) Servidor ( provedor ) Cliente

17 17 Backbone Considerada a espinha dorsal da internet, onde todas as redes se encontram, através da estrutura física, que interliga diversas empresas de telecomunicação. No Brasil, os backbones mais conhecidos são: Backbone da Embratel (Comercial), Backbone da RNP(rede nacional de Pesquisa e Ensino)rede mantida pelo governo federal.

18 18 Backbone RNP

19 19 Protocolo Padrão TCP/IP São as regras de comunicação utilizadas na Internet, que permite a comunicação de redes distintas no mundo todo.

20 20 Pacotes (grupo de bits) Toda informação transmitida na internet é separada em parcelas. Cada parcela deste arquivo é o que chamamos de pacotes.

21 21 Principais Protocolos TCP/IP TCP IP HTTP POP3 IMAP SMTP FTP UDP DHCP TELNET

22 22 TCP ( Transmission control protocol) Protocolo de controle de transmissão Responsável pelo transporte de pacotes Eficiente

23 23 IP ( Internet Protocol ) Protocolo para Interligar Redes Usado para endereçar as estações, permitindo que estes possam comunicar através de uma rede. Também tem a função de endereçar os pacotes antes de serem enviados na rede.

24 24 HTTP (Hiper text transfer Protocol) Protocolo de transferência de hipertextos Faz a comunicação entre o navegador e as páginas da internet. Interpreta o código HTML.

25 25 POP ou POP3 (Post office protocol ) IMAP ( Interactive mail access protocol) Protocolo de acesso a mensagens internet. Responsável pelo recebimento de s. Não transfere as mensagens lidas, as mensagens permanecem no servidor. Protocolo de correio eletrônico. Responsável pelo recebimento de s. Transfere as mensagens lidas para o computador do usuário.

26 26 FTP (File transfer protocol) Protocolo de Transferência de arquivos Usado para transferência interativa de arquivos (upload e download) Somente Arquivos completos

27 27 SMTP ( Simple mail transfer protocol) Protocolo de transferência de correio simples Responsável por enviar mensagens de correio eletrônico

28 28 UDP ( User Datagram protocol) Protocolo de datagrama de usuário Entrega rápida de pacotes Inconsistente

29 29 TELNET Protocolo que permite o acesso remoto

30 30 IP DINÂMICO e IP FIXO Um computador pode receber um IP de duas maneiras: IP fixo: Configurado manualmente, naturalmente pelo administrador da rede, e permanecem fixos. Ip dinâmico: Configurado automaticamente, por um protocolo chamado DHCP. O IP dinâmico é rotativo.

31 31 Exemplos de IP dinâmico e Fixo Fixo: Utilizados em redes locais, provedores de acesso, servidores de hospedagem de sites que associam também um IP fixo ao sites. Dinâmico: A maioria dos usuários da Internet utilizam IP dinâmico, pois o provedor que disponibiliza a Internet, altera o IP a cada nova conexão.

32 32 Endereços IP e URL Exemplo de endereço IP Formado por quatro números de 0 a 255 e separados por pontos. Exemplo de endereço URL

33 33 Servidores DNS É um Tradutor / conversor de endereços URL para IP e vice-versa. Pode ser considerado um Banco de dados

34 34 Serviços que utilizam a Internet WWW ( World Wide Web ) Serviço de navegação em páginas. Correio eletrônico Serviço de mensagens através de um endereço eletrônico ( E- mail ) Troca de Mensagens instantâneas Voip ( Voz através de pacotes IP ) Serviço comunicação de VOZ utilizando a estrutura da Internet. Telefonia via Internet.

35 35 Programas para utilizar os serviços Navegadores: Internet Explorer, Mozilla firefox, Ópera e outros. Utilizam o Serviço de navegação em páginas. Outlook Express, Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, Notes e outros. Utilizam o Serviço de mensagens através de um endereço eletrônico ( ). MSN e IRC( internet relay chat)- Utilizam o serviço de troca de Mensagens instantâneas SKYPE – Programa que utiliza o Serviço comunicação de VOZ utilizando a estrutura da Internet. Telefonia via Internet.


Carregar ppt "INTERNET Conceitos Relacionados a Internet Prof. Léo Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google