A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
DISCIPLINA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS PROF. ADM William Araujo AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS Telecomunicações e Redes NOVEMBRO- 2009

2 Conteúdo Sistemas de Telecomunicações
B) Teleprocessamento de informações C) Redes e comunicação de dados D) Visão geral dos sistemas de telecomunicações e seus recursos.

3 1 - Sistemas de Telecomunicações
DEFINIÇÃO Transmissões de sinais por um meio qualquer, de um emissor para um receptor

4 1 - Sistemas de Telecomunicações
Referem-se a transmissão eletrônica de sinais para comunicações, inclusive meios de telefone, rádio e televisão TELECOMUNICAÇÕES DEFINIÇÃO EMISSOR RECEPTOR

5 COMUNICAÇÕES DE DADOS DEFINIÇÃO
1 - Sistemas de Telecomunicações COMUNICAÇÕES DE DADOS DEFINIÇÃO São um subconjunto especializado de telecomunicações que se refere a coleta, processamento e distribuição eletrônica de dados, normalmente entre dispositivos de hardware de computadores

6 2 - Teleprocessamento de informações
O processamento de dados que utiliza recursos de telecomunicações, ou seja, modems, multiplexadores, linhas de comunicação de dados, telefones e etc., pode ser chamado de Teleprocessamento de Informações.

7 2 - Teleprocessamento de informações
Em um teleprocessamento, o terminal (ou computador) transmite sinal ao modem, que por meio de uma linha, pública ou privada ou especial de comunicação de dados, transmite dados a outro computador.

8 VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO
2 - Teleprocessamento de informações VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO É medida em bits por segundo (bps) É medida de capacidade de transmissão em hertz (ciclos por segundo) LARGURA DA BANDA

9 2 - Teleprocessamento de informações
SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES E SEUS COMPONENTES DE HARDWARE E SOFTWARE PARA QUE A COMUNICAÇÃO ACONTEÇA DEVEM ESTAR INTERLIGADOS Necessário os seguintes recursos essenciais Computadores e dispositivos de recepção e envio de dados Canais de comunicação e seus meios físicos ou lógicos de transmissão Processadores de comunicação Software de telecomunicação.

10 Modem, multiplexadores, controladores, concentradores.
2 - Teleprocessamento de informações Processadores de Comunicação Modem, multiplexadores, controladores, concentradores. São programas responsáveis por controlar e suportar atividades da rede de teleprocessamento. Softwares de Telecomunicações É um dispositivo que codifica as informações de duas ou mais fontes de dados num único canal. Multiplexador

11 3 - Redes e comunicação de dados
A rede de computadores Permite o compartilhamento de informações, aplicativos e periféricos, como impressoras e discos rígidos, entre vários equipamentos

12 Local Area Network (LAN)
3 - Redes e comunicação de dados Tipos de Redes Local Area Network (LAN) É um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada:10 Km no máximo

13 SISTEMA OPERACIONAL DE REDE
3 - Redes e comunicação de dados Componentes de uma LAN SERVIDORES São computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem que tem por função disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede. ESTAÇÕES As estações de trabalho, também chamadas de clientes, são geralmente computadores de mesa, portáteis ou PDAs, os quais são usados para acesso aos serviços disponibilizados pelo servidor, ou para executar tarefas locais. SISTEMA OPERACIONAL DE REDE É um programa informático de controle da máquina que dá suporte à rede, sendo que existem 2 classes de sistema: sistema cliente e sistema servidor.

14 3 - Redes e comunicação de dados
Componentes de uma LAN MEIOS DE TRANSPORTE Atualmente, os meios de transporte de dados mais utilizados são a Ethernet ou o Wireless, operando a velocidades que variam de 10 a Mbps. As mídias de transmissão mais utilizadas são os cabos (par trançado, coaxial, fibra óptica) e o ar (em redes Wireless). DISPOSITIVO DE REDE Dispositivos de rede são os meios físicos necessários para a comunicação entre os componentes participantes de uma rede. São exemplos os concentradores, os roteadores, repetidores, os switchs, as bridges, as placas de rede e os pontos de acesso wireless.

15 PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO
3 - Redes e comunicação de dados Componentes de uma LAN PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO Protocolo é a "linguagem" que os diversos dispositivos de uma rede utilizam para se comunicar. Para que seja possível a comunicação, todos os dispositivos devem falar a mesma linguagem, isto é, o mesmo protocolo. Exemplo de protocolo: TCP/IP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão)

16 Wide Area Network (WAN)
3 - Redes e comunicação de dados Tipos de Redes Wide Area Network (WAN) Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente.

17 3 - Redes e comunicação de dados
Topologia de Redes Descreve como é o layout duma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela.

18 Distinção entre Topologias
3 - Redes e comunicação de dados Distinção entre Topologias TOPOLOGIA FÍSICA DESCREVE A FORMA COM AS ESTAÇÕES ESTÃO FISICAMENTE CONCETADAS NA REDE (Anel, Estrela, Barra, Árvore, Híbrida) TOPOLOGIA LÓGICA É AQUELA OBSERVADA SOB O PONTO DE VISTA DAS INTERFACES DE REDE, O QUE INCLUI O MÉTODO DE ACESSO (Forma com os sinais elétricos passam entre as estações da rede)

19 3 - Redes e comunicação de dados
Topologia de Redes Barramento Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados.

20 3 - Redes e comunicação de dados
Topologia de Redes Anel Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino.

21 3 - Redes e comunicação de dados
Topologia de Redes Estrela A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligados entre si por comutadores ou roteadores.

22 3 - Redes e comunicação de dados
Topologia de Redes Árvore A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam

23 3 - Redes e comunicação de dados
Topologia de Redes Híbrida É a topologia mais utilizada em grandes redes. Assim, adequa-se a topologia de rede em função do ambiente, compensando os custos, expansibilidade, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede.

24 3 - Redes e comunicação de dados
Meios de Comunicação Através de Comunicação por Cabos: Fios de Pares Trançados Cabo Coaxial Fibras Ópticas

25 3 - Redes e comunicação de dados
Meios de Comunicação Através de Comunicação Sem Fio: Microondas Satélites Rádio Celular Onda Infravermelha

26 4 - Visão geral dos sistemas de telecomunicações e seus recursos
CONOTAÇÃO DE GESTÃO Quais os elementos fundamentais e necessários para o funcionamento dos sistemas e processos de informação da empresa. Mesmo não tendo o conhecimento técnico depurador, o gestor deve conhecer esses conceitos


Carregar ppt "AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google