A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito de Rede de Computadores Aula 1 Willamys Araújo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito de Rede de Computadores Aula 1 Willamys Araújo."— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de Rede de Computadores Aula 1 Willamys Araújo

2 O que é uma rede de computadores?

3 Para que serve uma rede de computadores?

4 Redes de Computadores Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de módulos processadores de comunicação (MPs) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.

5 Redes de Computadores Módulos Processadores de comunicação: Qualquer dispositivo capaz de se comunicar através do sistema de comunicação por troca de mensagens.

6 Redes de Computadores Um Sistema de comunicação constitui-se de um arranjo topológico interligando os vários módulos processadores através de: – enlaces físicos (meios de transmissão) e – de um conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação (protocolos).

7 Tipos de Redes Ponto-a-Ponto É usado em redes pequenas; Todos os Sistemas Operacionais vêm com suporte a ela. (Exceção do DOS) Servidor e cliente ao mesmo tempo, também chamada servente Cliente/Servidor Pode ser usado em redes pequenas ou redes grandes; Interação é sempre iniciada pelo cliente; Um servidor pode ser cliente de outro servidor; Um único computador pode executar o processo cliente ou servidor.

8 Cliente/Servidor

9

10 Vantagens Velocidade de Resposta; A forma centralizada de administração e configuração. Desvantagens Implementação necessita de especialista; Custo maior que as redes P2P.

11 Ponto-a-Ponto Vantagens Baixo Custo; Fácil Implementação; Sistema simples de cabeamento; Não há ponto de falha único. Desvantagens Baixa Segurança; Não existe um administrador de rede; A rede terá problemas para crescer de tamanho.

12

13 Componentes de uma Rede Cliente Servidor Usuário Administrador Hardware de Rede Modem

14 Classificação de Redes de Computadores Rede Local – LAN (Local Area Network ) Rede Metropolitana – MAN (Metropolitan Area Network ) Rede de Longa Distância – WAN (Wide Area Network )

15 Classificação das Redes Abragência – 10 m Sala – 100 m Prédio LAN – 1 km Campus – 10 km Cidade MAN Metrópole – 100 km País WAN – 1.000km Continente – kmPlanetainternet (LANS por WAN)

16 Classificação das Redes (1) Rede Local Permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados em uma pequena região, geralmente sala, prédio e campus. Características – Geralmente de propriedade privada – Alta taxa de transmissão Atualmente de 10 Mbps a 1 Gbps – Baixa taxa de erro

17 Classificação das Redes (2) Rede Metropolitana – Permite interconexão de equipamentos de comunicação de dados em uma área metropolitana – Características Alta taxa de transmissão – Atualmente de 1 Mbps a 2,4 Gbps Utilizam-se principalmente de fibras ópticas e eventualmente de enlaces de rádio ou enlaces metálico

18 Classificação das Redes (3) Rede de Longa Distância – Permite interconexão de equipamentos de comunicação de dados entre cidades, países ou continentes – Características É geralmente um serviço público (apesar de poder ser administrado por uma entidade privada) Custo muito elevado devido a distância Utilizam-se de satélites, microondas, cabos de cobre ou cabos submarinos e fibra óptica Baixa taxa de transmissão, geralmente de 64 Kbps a 2 Mbps.

19 Classificação das Redes (3) Rede de Longa Distância – Características Atualmente podendo chegar a Gbps (em enlaces ópticos) Alta taxa de erros Alta latência Redundância: por necessidade de confiabilidade é importante a existência de caminhos alternativos

20 Formas de Interligação Internet Intranet Extranet

21 Internet A Internet (conhecida como rede mundial de computadores) é uma interligação de mais de uma rede local ou remota, na qual é necessário a existência de um roteador na interface entre duas redes.

22 Intranet A Intranet é uma rede privada localizada numa corporação constituída de uma ou mais redes locais interligadas e pode incluir computadores ou redes remotas.

23 Extranet É uma rede privada (corporativa) que usa os protocolos da Internet e os serviços de provedores de telecomunicação para compartilhar parte de suas informações com fornecedores, vendedores, parceiros e consumidores.

24 Atividade 1º) O que é uma rede de computadores e qual o seu objetivo? 2º) Qual a diferença da Internet, Intranet e Extranet? 3º) Faça um esboço das redes P2P e Cliente/Servidor. 4º) Defina: a) LAN b) MAN c) WAN


Carregar ppt "Conceito de Rede de Computadores Aula 1 Willamys Araújo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google