A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito de Rede de Computadores Aula 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito de Rede de Computadores Aula 1"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Willamys Araújo

2 O que é uma rede de computadores?
Rede de Computadores basicamente uma rede consiste em 2 computadores interligados com o objetivo de compartilhar dados, uma rede de trabalho é um sistema que permite a comunicação entre pontos distintos, ou seja, um sistema que permite a troca de informações. Os componentes básicos de uma rede de trabalho (ou rede de informações) são um emissor (origem da informação), o meio através da qual a informação trafega (o canal), um receptor (o destino da informação) e finalmente a mensagem, que nada mais é do que a informação em si. Um exemplo comum seria uma pessoa falando no telefone com outra pessoa: O emissor seria quem está falando, o canal seria a linha telefônica, o receptor a pessoa que está ouvindo e a mensagem seria a própria mensagem que está sendo comunicada. Ao longo dos anos as ferramentas para a comunicação de dados foram evoluindo gradativamente, de modo a tornar a troca de informações rápida, fácil e mais eficiente. Uma rede de computadores baseia-se nos princípios de uma rede de informações, implementando técnicas de hardware e software de modo a torná-la efetivamente mais dinâmica, para atender às necessidades que o mundo moderno impõe. Redes de computadores incluem todos os equipamentos eletrônicos necessários à interconexão de dispositivos, tais como microcomputadores e impressoras. Esses dispositivos que se comunicam entre si são chamados de nós, estações de trabalho, pontos ou simplesmente dispositivos de rede. Dois computadores, ou nós, seria o número mínimo de dispositivos necessários para formarmos uma rede. O número máximo não é predeterminado, teoricamente todos os computadores do mundo poderiam estar interligados. Quanto à natureza podemos ter dois tipos de redes de compudadores: cliente-servidor (client-server) e ponto-a-ponto (peer-to-peer). Na rede cliente-servidor uma máquina, ou um pequeno grupo de máquinas, centraliza os serviços da rede oferecidos à demais estações, tais como aplicativos e filas de impressão. As máquinas que requerem esses serviços são chamadas de clientes, e as máquinas que os fornecem são chamadas de servidores. Na rede ponto-a-ponto não existem servidores, todas as estações compartilham seus recursos mutuamente. A grande desvantagem que as redes ponto-a-ponto oferecem com relação às redes cliente-servidor é a dificuldade de gerenciar os seus serviços, já que não existe um sistema operacional que centralize a administração da rede. Também não é possível estendê-las excessivamente, já que um número elevado de nós sobrecarregaria o fluxo de dados, tornando-a lenta e por conseguinte ineficaz. Aos poucos as empresas estão substituindo suas redes ponto-a-ponto por redes cliente-servidor, e o número de redes ponto-a-ponto está diminuindo.

3 Para que serve uma rede de computadores?

4 Redes de Computadores Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de módulos processadores de comunicação (MPs) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.

5 Redes de Computadores Módulos Processadores de comunicação:
Qualquer dispositivo capaz de se comunicar através do sistema de comunicação por troca de mensagens.

6 Redes de Computadores Um Sistema de comunicação constitui-se de um arranjo topológico interligando os vários módulos processadores através de: enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação (protocolos).

7 Tipos de Redes Ponto-a-Ponto Cliente/Servidor
É usado em redes pequenas; Todos os Sistemas Operacionais vêm com suporte a ela. (Exceção do DOS) Servidor e cliente ao mesmo tempo, também chamada “servente” Pode ser usado em redes pequenas ou redes grandes; Interação é sempre iniciada pelo cliente; Um servidor pode ser cliente de outro servidor; Um único computador pode executar o processo cliente ou servidor. Também conhecido com Modelos de Pares •Não existe a diferenciação de quem é o servidor •São capazes de se adaptar a populações transientes de nós, mantendo conectividade aceitável e desempenho •Vantagens: –Escalabilidade e tolerância a falhas •Desvantagem –Dificuldade de gerenciamento Um cliente ou servidor pode ser subdividido em partes logicamente equivalentes, mas cada parte está operando em sua própria porção do conjunto de dados, equilibrando a carga. –Ex.: Peer-to-Peer ou P2P(servidor e cliente ao mesmo tempo, também chamada “servente”)

8 Cliente/Servidor

9 Cliente/Servidor

10 Cliente/Servidor Vantagens Desvantagens Velocidade de Resposta;
A forma centralizada de administração e configuração. Implementação necessita de especialista; Custo maior que as redes P2P.

11 Ponto-a-Ponto Vantagens Desvantagens Baixo Custo; Fácil Implementação;
Sistema simples de cabeamento; Não há ponto de falha único. Baixa Segurança; Não existe um administrador de rede; A rede terá problemas para crescer de tamanho.

12

13 Componentes de uma Rede
Cliente Servidor Usuário Administrador Hardware de Rede Modem

14 Classificação de Redes de Computadores
Rede Local – LAN (Local Area Network ) Rede Metropolitana – MAN (Metropolitan Area Network ) Rede de Longa Distância – WAN (Wide Area Network )

15 Classificação das Redes
Abragência 10 m Sala 100 m Prédio LAN 1 km Campus 10 km Cidade MAN Metrópole 100 km País WAN 1.000km Continente 10.000km Planeta internet (LANS por WAN)

16 Classificação das Redes
(1) Rede Local Permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados em uma pequena região, geralmente sala, prédio e campus. Características Geralmente de propriedade privada Alta taxa de transmissão Atualmente de 10 Mbps a 1 Gbps Baixa taxa de erro

17 Classificação das Redes
(2) Rede Metropolitana Permite interconexão de equipamentos de comunicação de dados em uma área metropolitana Características Alta taxa de transmissão Atualmente de 1 Mbps a 2,4 Gbps Utilizam-se principalmente de fibras ópticas e eventualmente de enlaces de rádio ou enlaces metálico

18 Classificação das Redes
(3) Rede de Longa Distância Permite interconexão de equipamentos de comunicação de dados entre cidades, países ou continentes Características É geralmente um serviço público (apesar de poder ser administrado por uma entidade privada) Custo muito elevado devido a distância Utilizam-se de satélites, microondas, cabos de cobre ou cabos submarinos e fibra óptica Baixa taxa de transmissão, geralmente de 64 Kbps a 2 Mbps.

19 Classificação das Redes
(3) Rede de Longa Distância Características Atualmente podendo chegar a Gbps (em enlaces ópticos) Alta taxa de erros Alta latência Redundância: por necessidade de confiabilidade é importante a existência de caminhos alternativos

20 Formas de Interligação
Internet Intranet Extranet

21 Internet A Internet (conhecida como rede mundial de computadores) é uma interligação de mais de uma rede local ou remota, na qual é necessário a existência de um roteador na interface entre duas redes.

22 Intranet A Intranet é uma rede privada localizada numa corporação constituída de uma ou mais redes locais interligadas e pode incluir computadores ou redes remotas.

23 Extranet É uma rede privada (corporativa) que usa os protocolos da Internet e os serviços de provedores de telecomunicação para compartilhar parte de suas informações com fornecedores, vendedores, parceiros e consumidores.

24 Atividade 1º) O que é uma rede de computadores e qual o seu objetivo? 2º) Qual a diferença da Internet, Intranet e Extranet? 3º) Faça um esboço das redes P2P e Cliente/Servidor. 4º) Defina: a) LAN b) MAN c) WAN


Carregar ppt "Conceito de Rede de Computadores Aula 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google