A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFRAESTRUTURA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFRAESTRUTURA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO"— Transcrição da apresentação:

1 INFRAESTRUTURA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO
Data: 07 e 09/08/2012 Professor: Júlio César Pacheco

2 Bibliografia MARIN, Paulo Sérgio. Cabeamento Estruturado – Desvendando cada passo: do projeto à instalação. São Paulo: Érica, 2008

3 Centro Processamento em Batch
Evolução dos Sistemas Computacionais Sistemas de Processamento em Batch: Implementados na década de 1950; Equipamentos enormes, caros e operados por mão de obra especializada; Usuários submetiam jobs (em cartões ou fitas magnéticas) em lotes (batchs); Não havia interação usuário/sistema e as filas de processamento eram inevitáveis. Centro Processamento em Batch

4 Centro Processamento em Time-sharing
Evolução dos Sistemas Computacionais (cont) Sistemas de Time-sharing: Implementados na década de 1960; Implementação de terminais interativos, que acessavam o sistema através de linhas de comunicação (enlaces); O sistema opera em compartilhamento de tempo de processamento (time –sharing) para atendimento de vários usuários simultaneamente; U S Á R I O Centro Processamento em Time-sharing

5 Evolução dos Sistemas Computacionais (cont)
Sistemas Distribuídos (década de 1970): Os terminais de usuários evoluíram para mini e microcomputadores de bom desempenho e baixo custo; Surgiram novas arquiteturas de sistemas, onde a “inteligência” passou a ser distribuída pelo sistema, possibilitando aumento de velocidade de processamento, melhor modularidade e compartilhamento de recursos. Disco Impressora Sistema de Comunicação

6 Redes de Computadores Uma Rede provê o compartilhamento de informações e recursos. Trabalhar em um ambiente de rede permite que pessoas ou grupos compartilhem estas informações e recursos.

7 Vantagens na utilização das Redes de Computadores
Confiabilidade Redução de custos Escalabilidade Convergência Disponibilização de Recursos

8 Vantagens na utilização das Redes de Computadores
Disponibilização plena de recursos: Programas, equipamentos e dados disponíveis para todos na rede, independente da localização física de recursos e usuários; Confiabilidade: Arquivos importantes e/ou muito usados, podem ser replicados em dois ou mais computadores (redundância); Redução de custos: Ao se duplicar recursos ou compartilha-los, evita-se ter que ter várias cópias de um mesmo objeto. Por exemplo, compartilhamento de impressora ou gravador de DVDs.

9 Vantagens na utilização das Redes de Computadores
Escalabilidade: Pode-se aumentar a performance do sistema gradualmente, de acordo com o crescimento da demanda, acrescentando recursos mais poderosos à rede; Convergência: Manipulando as informações de forma totalmente digital, é possível integrar em uma única plataforma os mais diversos serviços, tais como voz, dados e imagens.

10 REDE TÍPICAS LAN / WAN Internet SOHO (pequenas redes)
WORKGROUP (número pequeno de usuários, geralmente de um grupo de trabalho). DEPARTAMENTAL (conjunto de workgroups) Marketing Shows e exibições Studio

11 REDE TÍPICAS Matriz LAN / WAN
CORPORATIVA (interconexão de LANs, locais e remotas) Matriz

12 Classificação das Redes de Computadores
Em função da dimensão da área geográfica a ser atendida por uma rede, a mesma pode ser classificada em:

13 Classificação das Redes de Computadores
LAN (Local Area Network) rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados em uma pequena região delimitada geralmente por uma sala, empresa, escritório, prédio ou campus. Características: Pequeno alcance (de centenas de metros a algumas dezenas de quilômetros); Geralmente de propriedade privada; Altas taxas de transmissão (atualmente de 10 Mbps a 1 Gbps); Baixas taxas de erro ( BER de 10-8 a 10-11).

14 Classificação das Redes de Computadores
MAN (Metropolitan Area Network): rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados em uma região metropolitana geralmente composta por um centro urbano com grande demanda de serviços. Características: Médio alcance (de várias dezenas a centenas de quilômetros); De propriedade de pequenas ou médias operadoras (públicas ou privadas); Altas taxas de transmissão (atualmente de 1 a 2.4 Gbps); Utilizam-se principalmente de fibras ópticas e eventualmente de enlaces de rádio.

15 Classificação das Redes de Computadores
WAN (Wide Area Network): a rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados através de longas distâncias, geralmente interligando cidades, países ou continentes. Características: Grande alcance (de várias centenas a milhares de quilômetros); Geralmente de propriedade de grandes operadoras (públicas ou privadas); Baixas taxas de transmissão (de 64 Kbps a 2 Mbps, chegando hoje a Gbps); Por questões de confiabilidade é importante o estabelecimento de caminhos alternativos.

16 Topologia das Redes de Computadores
Define a forma como todos os dispositivos estão ligados entre si, bem como se processa a troca de informação entre eles. Ela garante a redução de custos e aumento da eficiência do sistema através da combinação de recursos outrora dispersos

17 Topologia das Redes de Computadores
Multiponto: Cada enlace se conecta a três ou mais pontos da rede; Exemplo: Barramento; Ponto a Ponto: Cada enlace se conecta a apenas dois pontos da rede; Exemplos: Estrela, Anel;

18 Barramento: Topologia das Redes de Computadores
Barramento (físico e lógico)

19 Barramento: Topologia das Redes de Computadores
Todos os computadores estão ligados a um cabo contínuo que é terminado em ambas as extremidades por conector com uma resistência ligada entre a malha e o fio central do cabo (terminadores). Vantagens: Facilidade de instalação; É relativamente econômica; Usa menos cabo que as outras topologias Desvantagens: Dificuldade de mudar ou mover nós; Não possui tolerância a falhas, caso falhe um dos nós toda a rede para. Dificuldade de diagnosticar falhas ou erros.

20 Topologia das Redes de Computadores
ESTRELA: CONCENTRADOR

21 ESTRELA: Topologia das Redes de Computadores
Todos os pontos ligam-se em ponto central (concentrador), que pode ser um hub ou um switch. Vantagens: Facilidade de modificação do sistema, já que todos os cabos se concentram para um só ponto. Um nó (nodo) falhar, só esse dispositivo é afetado. Fácil detecção e isolamento de falhas, dado que o nó central está diretamente ligado a todos os outros.

22 ESTRELA: Topologia das Redes de Computadores
Todos os pontos ligam-se em ponto central (concentrador), que pode ser um hub ou um switch. Desvantagens: Maior comprimento de cabo para efetuar ligações; A distância máxima sem amplificação é de apenas 100 m. Dependência do nó central, se este falha, a rede fica inoperante. O número de portas de um concentrador é limitado. Em comparação com a topologia em barramento, os custos de implantação são mais elevados.

23 Anel: Topologia das Redes de Computadores MP1 MP2 MPN MP7 MP3 MP6 MP4
FRAD – Frame Relay Access Devices

24 Anel: Topologia das Redes de Computadores
Nessa topologia, cada ponto está diretamente ligado a dois outros pontos de rede. Os dados circulam num sentido de um ponto para outro, cada ponto inclui um dispositivo de recepção e transmissão, o que lhe permite receber o sinal e passá-lo ao ponto seguinte, no caso de a informação não lhe ser destinada. Vantagens: Pequeno comprimento de cabo; Não são necessários armários de distribuição de cabos dado que as ligações são efetuadas em cada um dos nós; O desenho das cabeamento é bastante simples.

25 Anel: Topologia das Redes de Computadores
Nessa topologia, cada ponto está diretamente ligado a dois outros pontos de rede. Os dados circulam num sentido de um ponto para outro, cada ponto inclui um dispositivo de recepção e transmissão, o que lhe permite receber o sinal e passá-lo ao ponto seguinte, no caso de a informação não lhe ser destinada. Desvantagens: A falha de um nó provoca a falha da rede; Dificuldade de localização de falhas; Dificuldade em reconfigurar a rede (instalação de vários nós em locais diferentes); Dificuldade no estabelecimento de protocolo de acesso à rede

26 Malha:

27 Malha: Na topologia em malha existe uma ligação física direta entre cada um dos nós, isto é, todos comunicam com todos. A única vantagem desta rede é a tolerância a falhas, pelo menos no que diz respeito a cabeamento, já que em relação aos computadores depende mais deles do que da rede.

28 Árvore: Topologia física baseada numa estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. Existem um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existe um outro concentrador que interliga todos os outros concentradores.

29 Árvore:

30 Híbrida: Nessa topologia, o desenho final da rede resulta da combinação de duas ou mais topologias de rede. A combinação de duas ou mais topologias de rede permite-nos beneficiar das vantagens de cada uma das topologias que integram esta topologia.

31 Híbrida:


Carregar ppt "INFRAESTRUTURA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google