A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Introdução à Computação Redes de Computadores Cynara Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Introdução à Computação Redes de Computadores Cynara Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Introdução à Computação Redes de Computadores Cynara Carvalho

2 Definição: Redes de Computadores Vários computadores ligados entre si, por meios eletrônicos, permitindo aos utilizadores a troca de dados e o compartilhamento de recursos (aplicações, base de dados, impressoras e etc).

3 Montando uma Rede Componentes Básicos: Dispositivo emissor Link de comunicação Dispositivo receptor

4 Ao Nível Físico uma rede é constituída por : Computador Periféricos (Impressoras, Scanner, etc) Meios físicos de transmissão Dispositivos de ligação dos computadores à rede (Placa de rede, modem, etc)

5 Outros componentes Router: Faz o papel de guarda de trânsito, garantindo que os pacotes de mensagens são dirigidos aos respectivos endereços. Determina qual a próxima rede, para a qual o conjunto de dados tem de ser transmitido, com o objetivo de chegar a um determinado destino; HUB: Dispositivo que interliga vários computadores entre si. Normalmente toda informação converge a este dispositivo e é posteriormente reencaminhada para uma ou mais direções. Switch: Muito parecido com o HUB, mas com uma grande diferença, os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isto porque os switch criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino.

6 Meios físicos de transmissão No momento de escolher um cabo para uma rede devemos ter atenção no seguinte: Velocidade de atenção pretendida; Distancia máxima entre as maquinas que pretendemos conectar; Nível de ruído e interferências habituais na zona de instalação de rede

7 Os meios físicos são divididos em dois grupos principais:

8 Vantagens do trabalho em rede Compartilhamento de recursos físicos da rede: torna-se obviamente mais barato compartilhar impressoras, scanners, etc, do que comprar uma para cada computador; Compartilhamento de aplicativos: através de uma rede é possível vários usuários utilizarem um mesmo programa localizado em um dos computadores da rede. Basta imaginar um supermercado cujas caixas registradoras estão interligadas em rede e com o acesso a uma única base de dados, com o seu estoque permanentemente atualizado; Compartilhamento de dados; Economia de recursos:

9 Tipos de redes segundo a abrangência geográfica LAN (Local Área Network): situada dentro de um prédio ou campus de no máximo alguns kilometros; WLAN: as Wireless LAN (LAN sem fio) consolidaram-se como uma boa opção de rede local. Tais máquinas podem ser usadas em qualquer lugar dentro de um prédio que possua uma wireless lan implementada; MAN (Metropolitan Área Network): abrange a extensão de vários prédios situados dentro de uma mesma região metropolitana (entre 10 a 100Km); WAN (Wide Área Network): redes que permitem abranger extensões muito grandes como um país ou continente. São normalmente formadas por varias LANs (pequenas sub-redes);

10 Topologia É a forma pela qual os vários componentes que compõem uma rede se interligam. A topologia abrange 3 campos: físico, elétrico e lógico. os dois primeiros podem entender-se como a configuração do cabeamento configuração lógica, é a forma como a informação é tratada dentro da rede, como circula de uma para outra, como as maquinas estão ligadas em termos de desenho, ou seja, em termos de estrutura.

11 Topologia Rede barramento: onde as estações são ligadas a um barramento central único. O desenho de rede linear é aparentemente simples reduzindo-se a um único cabo que se estende de um computador até o seguinte. Os extremos do cabo terminam com uma resistência chamada terminador que para além de indicar que não existem mais estações de trabalho nos extremos, permite encerrar o barramento.

12 TOPOLOGIA Anel: as estações são ligadas seqüencialmente umas às outras, formando um caminho fechado em forma de anel;

13 Topologia Estrela: as estações são ligadas a um nó central único;

14 Resumo das topologias

15 Rede Cliente/Servidor O computador servidor controla a rede: Freqüentemente, possui diversos discos rígidos e a impressora mais veloz. O computador cliente solicita serviços do servidor:

16 Redes Ponto-a-Ponto Todos os computadores têm status igual. Os usuários compartilham arquivos, impressoras etc., quando necessário. Comum em pequenos escritórios. As redes tendem a ser lentas.

17 Definindo Padrões Protocolo – um conjunto de normas para intercâmbio de dados entre um terminal e um computador ou dois computadores. – Acordo sobre como se devem enviar dados e como o recebimento deve ser confirmado. – Necessário para possibilitar que computadores de diferentes fornecedores se comuniquem. – O Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) permite a qualquer computador se comunicar com a Internet.

18 A Internet Uma rede global de centenas de milhares de computadores. Amplamente considerada a tecnologia que define o início deste século.


Carregar ppt "DISCIPLINA: Introdução à Computação Redes de Computadores Cynara Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google