A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS."— Transcrição da apresentação:

1 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS

2 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra O MODELO DE PILHA DE 4 CAMADAS TCP/IP

3 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra TCP/IP

4 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Serviços da camada de aplicação Ao todo, é possível usar portas TCP e UDP. Tanto TCP como no UDP, o uso mais comum das portas, vai de 1 a 1024, e suas aplicações são padronizadas pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority). De acordo com essa entidade, eis algumas das portas TCP mais utilizadas: 21 FTP, 23 Telnet, 25 SMTP, 80 HTTP, 110 POP3, 143 IMAP, 443 HTTPS entre outras.

5 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Exemplo Para saber mais sobre portas e suas aplicações acesse:

6 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Serviços mais conhecidos DNS (Domain Name Service): Usado para identificar maquinas através de nomes em vez de endereços IP. Telnet: Usado para comunicar-se remotamente com uma maquina. FTP (File Transfer Protocol): Usado na transferência de arquivos. SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): Usado no envio e recebimento de s. HTTP (Hyper Text Transfer Protocol): Usado na transferência de documentos hipermídia (WWW, Wold Wide Web).

7 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra

8 DNS

9 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra DNS DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Os serviços de DNS da internet são um conjunto de bancos de dados espalhados em servidores de todo o mundo. Esses bancos de dados têm a função de indicar qual IP está associado a um nome de um site. Cada provedor de internet trabalha com Cache de DNS. Para facilitar esse processo, os nomes dos sites são divididos de forma hierárquica.

10 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Funcionamento do DNS

11 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Telnet

12 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Telnet O Telnet é um terminal remoto, onde o micro cliente pode fazer um login em um servidor qualquer que esteja conectado a rede (ou a internet, se a rede estiver conectado a ela). O Telnet é extremamente simples. Ele usa o código ASCII puro para a transmissão de dados, utilizando o protocolo TCP através da porta 23. Para utilizar o Telnet, em primeiro lugar você deverá saber o nome do computador ou Host que deseja acessar. Normalmente, esta máquina solicitará a identificação do usuário e também uma senha. Diversas organizações oferecem uma série de serviços públicos que, ou não necessitam de senha, ou a senha é pública. Vamos a um exemplo: Vamos acessar o banco de dados em csi.carl.org:

13 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Utilizando Telnet

14 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra FTP

15 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra FTP FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo usado na transferência de arquivos. FTP utiliza duas portas para se comunicar com o TCP: 21, por onde circulam informações de controle (por exemplo, o nome do arquivo a ser transferido) e 20, por onde circulam os dados. Os micros clientes necessitam de um programa cliente FTP para terem acesso a um servidor FTP. Na conexão, é pedido um login e uma senha. O servidor de FTP pode ser configurado para Receber conexões anônimas, sem a necessidade de senha, para arquivos que deseje tornar públicos.

16 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra ALGUNS COMANDOS FTP: FTP PORTAS FTP:

17 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra TFTP TFTP (Trivial Transfer Protocol) é um protocolo para a transferência de arquivos muito mais simples e mais rudimentar que o FTP. TFTP usa o protocolo de transporte UDP (utilizando a porta 69), que não possui nenhum mecanismo para verificar se o pacote de dados chegou corretamente ao destino. Com isso é a própria aplicação que tem de verificar isso. TFTP baseia-se no UDP que, alem de não confirmar o recebimento dos dados, não trabalha com o conceito de janela, esse protocolo deve ser usado só se houver real necessidade. Apesar de muito usado e de ser extremamente eficiente, o protocolo FTP é complicado de ser programado. Algumas aplicações não necessitam de tanta complexidade e precisam que o programa cliente seja muito mas muito pequeno. Um exemplo de aplicação seria um computador sem disco rígido necessitando fazer transferências de arquivos – para carregar seu próprio sistema operacional.

18 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra SMTP

19 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra SMTP O é hoje um dos meios mais conhecidos para trocarmos informações. Ele é trocado através de um protocolo chamado SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). A transferência de s tem de levar em conta a possibilidade de o servidor de destino estar temporariamente fora do ar. pois o usuário não irá querer ficar manualmente tentando enviar um determinado ate conseguir que ele chegue ao destino. A mensagem é enviada pelo usuário para o seu servidor de , que, por sua vez, trata de entregar a mensagem até o destino (muitas vezes usando o sistema DNS para descobrir o endereço IP da maquina para a qual ele deve enviar o ). Caso o destino esteja inalcançável por algum motivo, o servidor armazena a mensagem e tenta uma nova transmissão mais tarde. Além disso, o sistema de deve levar em conta que os usuários não necessariamente possuem computadores com conexão 24 horas por dia com a internet.

20 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Os dois protocolos mais conhecidos para se efetuar essa tarefa são o POP3 (Post Office Protocol 3) e o IMAP4 (Internet Mesage Access Protocol 4).

21 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra HTTP

22 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra HTTP Um site WWW consiste em uma série de documentos hipermídia, acessados através de um endereço, também chamado URL (Uniform Resource locator), como, por exemplo, Como vimos anteriormente, quando entramos com um endereço como em um browser ele irá consultar o servidor DNS para conseguir o endereço IP do servidor WWW e, com isso, iniciar a conexão. A transferência de documentos hipermídia é feita através do protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Um servidor WWW hospeda o site, enquanto um cliente (um browser internet) faz a requisição dos documentos lá contidos. Essa transferência é feita usando a porta 80 do protocolo TCP. Esses documentos são escritos em diversas linguagens e o browser é o responsável por interpretar tais linguagens. A mais simples de todas é o texto puro, passando pelo famoso HTML (Hyper Text Markup Language) e chegando a outras linguagens mais recentes e suportadas somente pelos browsers mais novos.

23 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra HTTP A comunicação usando o protocolo HTTP é bidirecional e permite dois recursos para a diminuição do tráfego da rede e para o aumento do desempenho. Primeiro, o cache, que é a cópia dos últimos arquivos acessados no disco rígido do usuário, permite que o browser em vez de ir novamente ao servidor WWW buscar os mesmos arquivos já lidos, busque no próprio disco e busque apenas as atualizações no servidor. O segundo é chamado Proxy, que permite que uma máquina intermediária entre o cliente e o servidor WWW funcione como um cachê. Estes dois recursos permite um desempenho maior ao navegador. HTTP utiliza porta 80.

24 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra HTTP A transmissão dos arquivos hipermídia é feita pelo protocolo HTTP.

25 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Exemplos Quando um programa cliente de quer baixar os s que estão armazenados no servidor de , ele efetuará esse pedido para a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo SMTP. Quando você entra em um endereço www em seu navegador para visualizar uma página na Internet, ele se comunicará com a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo HTTP (é por isso que as páginas da Internet começam com E assim por diante.

26 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Revisão Como vimos existem vários protocolos que operam na camada de aplicação. Os mais conhecidos são o HTTP (HyperText Transfer Protocol, Protocolo de Transferência Hipertexto), o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, Protocolo Simples de Transferência de Correspondência), o FTP (File Transfer Protocol, Protoloco de Transferência de Arquivos), o DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio) e o Telnet.

27 Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra Bibliografia TORRES, Gabriel. Redes de computadores - curso completo. 1º Ed. P.110. Ed. Axcel: Rio de Janeiro – RJ,


Carregar ppt "Protocolos de Comunicação – Profª Maria Alessandra TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google