A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet Infra-estrutura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet Infra-estrutura"— Transcrição da apresentação:

1 Internet Infra-estrutura

2 A Internet é uma rede mundial de computadores que utilizam um protocolo de rede padrão, o TCP/IP.
Para ser capaz de comunicar em uma rede, um computador deve ser capaz de acessar um meio de comunicação comum a todos e trocar informações utilizando o mesmo protocolo de comunicações das outras máquinas.

3 Meios de comunicação Orientados: fios de cobre, fibra ótica
Não orientados: ondas de rádio, microondas Atualmente, a estrutura física da Internet compreende cabos de fibra-ótica intercontinentais, a própria estrutura física da telefônica pública e a comunicação sem fio.

4 backbone (espinha dorsal): designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado débito relativamente à periferia. Débito: é um dos critérios utilizados na classificação de uma rede de computadores e indica a medida de capacidade de transferência de informação pela rede. Capacidade de transferência de informação em bps: Redes de baixo débito: até 10Mbps Redes de médio débito: 10Mbps a 1 Gbps Redes de alto débito: acima de 1Gbps

5 Mapa do Backbone RNP

6 Protocolos de Comunicação
Para que dois ou mais computadores comuniquem-se entre si, é preciso que se utilize um mesmo protocolo de conversação. Na Internet, o protocolo padrão utilizado pelas máquinas é o TCP/IP, que teve origem na década de 70 e em 1983 tornou-se um padrão de fato, com o surgimento da Internet.

7 O TCP/IP define uma pilha de camadas de comunicação, cada uma com um protocolo próprio. Mas a camada que mais interessa aos usuários é a camada de aplicação, onde milhares de pessoas ao redor do planeta utilizam o protocolo HTTP para navegar em páginas e mais páginas HTML.

8 Camadas TCP/IP e seus protocolos
Aplicação: HTTP, SMTP, FTP, SSH, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, Telnet, BitTorrent ... Transporte: TCP, UDP, SCTP, RTP, DCCP ... Rede: IPv4, IPv6, ARP, ICMP ... Acesso: Ethernet, WiFi, Token ring, FDDI, PPP... Física: RS-232, EIA-422, RS-449, EIA

9 TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e garante que a integridade de uma determinada informação será mantida em todo o seu trajeto, da origem ao destino, através de controles como janelamento e soquetes. A sigla IP significa Internet Protocol (Protocolo da Internet) e estabelece que cada computador em todo o planeta que queira enviar informações através da Internet deve possuir um único endereço composto por 4 octetos conhecido como endereço IP. Exemplo:

10 O HTTP, que significa HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um dos protocolos mais utilizados na camada de aplicação. Ele transfere dados de hipertexto e hiper mídia (imagens,sons e textos). Se comunica com a linguagem HTML (Hipertext Markup Language).

11 Para acessar um documento de hipertexto é necessário digitar o endereço no navegador que se chama URI (Universal Resource Indentifier – Identificador Uniforme de Recursos). Cuidado para não confundir URI com URL (Universal Resource Local - Localizador Uniforme de Recursos ), que é o método do HTML de ligar documentos.

12 O URL é identificado por um conjunto de 4 algarismos separados por pontos que vão de a Mas para facilitar a memorização desses números inventou-se o sistema de domínios ou nomes únicos – DNS (Domain Name System – Sistema de nomes de domínio) associados a um URL.

13 Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso
Exemplo: o protocolo é o HTTP o servidor é designado por e o recurso - neste caso o arquivo uri-spec.html - encontra-se na pasta Addressing/URL/

14 Exemplo de funcionamento da leitura de um site:

15 1. O usuário abre o navegador em seu computador, e digita um endereço de uma página;
2. A requisição do endereço é passada da camada de aplicação à camada de host/rede transformando em impulsos elétricos para passar pela camada física da rede telefônica; 3. Ao chegar no servidor do provedor, a requisição sobe todas as camadas onde pode ser processada ou repassada para qualquer outra máquina da Internet; 4. A máquina para qual se destina a requisição finalmente processa esta solicitação, e envia no caminho inverso os dados do arquivo HTML; 5. Ao receber os dados da página que solicitou, o navegador do cliente interpreta as informações e começa a exibí-la na tela do computador.

16

17 Hipertexto Texto com leitura não linear.
Sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (hiperlinks ou links), para fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. 1945 – Vannever Bush inventou o Memex, uma máquina para auxiliar a memória humana e guardar conhecimentos através de microfilmagens. 1965 – Ted Nelson criou o termo hipertexto. O sistema mais conhecido de hipertexto, atualmente é a WWW de Tim Berners-Lee.


Carregar ppt "Internet Infra-estrutura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google