A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,"— Transcrição da apresentação:

1 WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto, ou seja, documentos que podem conter todo o tipo de informação: textos, fotos, animações, trechos de vídeo e sons e programas e, especialmente, que permite conexões entre documentos (links).

2 WWW – word wide web WWW – word wide web WWW – word wide web
Na Internet a informação é colocada em documentos denomiados "sites" ou páginas Web. Assim, a WWW é formada por milhões de "páginas", ou "sítios", ou "locais" ou "sites", que podem conter uma ou mais páginas ligadas entre si, cada qual em um endereço particular, em que as informações estão organizadas.

3 WWW – word wide web Os sites se apresentam de maneira muito variada e podem: ter tamanho grande ou pequeno, estar bem organizados ou não, conter informações importantes ou não.

4 Como funciona a WWW? Os sites são constituídos por arquivos que estão armazenados em computadores espalhados por todo o mundo, e que são denominados servidores da Web, que permitem o acesso ao conteúdo da rede. Os computadores comuns, usados para ler as páginas, são chamados de clientes da Web.

5 Como funciona a WWW? Um programa cliente, que cada usuário deve estar instalado no próprio computador, é necessário para visualizar as páginas. É um navegador ou browser que apresenta as páginas graficamente. Alguns dos browsers são Firefox, Netscape, Internet Explorer, Ópera, Chrome, etc.

6 Navegadores - Chrome

7 Navegadores - Internet explorer

8 Navegadores - Opera

9 Navegadores - Firefox

10 Como acessar um "site" Quando se utiliza um navegador para visualizar um determinado endereço na Internet diz-se que "se acessa o site". Para acessar um endereço, tal como deve-se digitar tal endereço no local apropriado (Barra de endereços) na tela do programa navegador, e clicar em <Enter> ou em "Ir".

11 Como acessar um "site" Nesse momento, o navegador solicita um arquivo para um servidor. Se a informação pedida realmente estiver armazenada naquele servidor, o arquivo solicitado será enviado para o computador onde está o navegador e será exibido.

12 Como acessar um "site" Quando se acessa um site, em geral entra-se pela página principal, onde existe uma mensagem de boas vindas e uma espécie de índice, onde se clica para chegar às demais páginas. Portanto: documento = uma página (ou home page) site = pode ser constituído de 1 ou + páginas

13 Links As ligações entre as páginas, conhecidas como hiperlinks ou ligações de hipertexto, ou, simplesmente, links, não ocorrem apenas dentro do site. Elas podem ligar informações armazenadas em diferentes computadores, na mesma cidade ou não, podendo ligar continentes diferentes do planeta Terra. Portanto, na Web, é possível que uma página faça referência a praticamente qualquer documento disponível na Internet.

14 O que faz essa malha de informações funcionar é um sistema de endereçamento que permite a cada página ter a sua própria identificação. Como cada computador tem um URL ("Uniform Resource Location"), ou seja, um número, único no planeta, que identifica um computador conectado à Internet, foi possível organizar um sistema de endereçamento específico que permite localizar qualquer informação na Internet. Assim, desde que o usuário saiba o endereço correto, é possível acessar qualquer arquivo da rede.

15 Significado dos endereços na Internet ( URL )
O endereço dessa página é É o método pelo qual a informação deve ser localizada. No caso, é o protocolo utilizado para buscar páginas na Web. É o nome do computador onde a informação está armazenada, o qual é também chamado servidor. Cada computador tem um nome exclusivo, ou seja, é único no planeta.

16 Significado dos endereços na Internet ( URL )
É a pasta onde está o arquivo. Nos servidores a informação está organizada em pastas, como no computador que você está utilizando agora. É a subpasta onde está o arquivo.

17 URL Uma URL pode conter outros formatos de arquivos. Alguns tipos comuns disponíveis na Internet são: jpg e gif (imagens), txt e doc (textos), exe (programas), zip ( arquivos compactados), aid, au, aiff, ram, wav, mp3 (sons) e mpg, mov, wmv, flv e avi (vídeos). Se o endereço contiver um desses arquivos o navegador poderá abrir uma janela perguntando ao usuário o que fazer (salvar ou abrir) com o arquivo, especialmente quando for um arquivos de terminação .zip (arquivo comprimido) ou .exe (um programa).


Carregar ppt "WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google