A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tutorial de utilização do

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tutorial de utilização do"— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial de utilização do
Portal Pedagógico

2 Introdução Esse tutorial visa auxiliar o educador em como utilizar o Portal Pedagógico e seus principais recursos, como a visualização e utilização de materiais especiais para o uso em aulas, preparação de aulas e avaliações. Esperamos que seja de grande ajuda ao educador a utilização dos recursos presentes no Portal Pedagógico.

3 Executando a versão Offline do Portal Pedagógico
Para executar a versão offline do Portal Pedagógico, será necessário descompactar o arquivo .zip enviado junto ao tutorial. O programa recomendado para descompactar e visualizar os arquivos é o WinRAR. Após instalado, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolha a opção “Extrair arquivos”, e escolha o local desejado:

4 Executando a versão Offline do Portal Pedagógico
Após extrair os arquivos, abra a pasta local e execute o arquivo Inicio.html, clicando duas vezes. Ele é o seu ponto de partida para a utilização do Portal Pedagógico. Uma nova janela do navegador será iniciada, exibindo a página inicial do portal:

5 Espaço do Educador O Espaço do Educador é uma das principais utilidades existentes no Portal Pedagógico, possibilitando ao educador o gerenciamento de aulas, avaliações, exibição de conteúdos especiais para utilização em aula, entre outros. Para acessá-lo, clique no Menu, na opção Espaço do Educador > Seu Espaço

6 Conteúdos especiais (versão offline)
A versão offline do Portal Pedagógico possui conteúdos especiais para a demonstração. Esse material está disponível para visualização no Seu Espaço, clicando nos links de Destaques. Uma nova janela será aberta, exibindo diretórios com animações, infográficos e vídeos.

7 Criação de Aula A criação de aula foi feita para auxiliar o educador a aplicar em sala suas aulas no dia a dia. Para criar uma nova aula, clique na opção Criar Nova Aula, no Seu Espaço. Preencha os campos com as informações solicitadas, como nome da aula, segmento, disciplina e ano, além de observações. Após o preenchimento, clique em Continuar.

8 Criação de Aula Após o preenchimento, o educador pode escolher conteúdos digitais específicos para a utilização em aula. Selecione através das opções Tipo, Segmento e Disciplina, e o sistema mostrará os conteúdos disponíveis referente às seleções.

9 Criação de Aula Com a listagem dos conteúdos na própria página, clique em Adicionar. Você pode adicionar quantos conteúdos preferir, e assim que finalizar, clique em Continuar.

10 Criação de Aula Você pode adicionar atividades para utilizar em aula. Além do campo disponível para adicionar uma nova atividade, o educador também pode utilizar atividades já criadas anteriormente no sistema pela opção Avaliações. Clique em Continuar para finalizar a criação da aula.

11 Criação de Aula Com a criação finalizada, o educador pode compartilhar sua aula passando o endereço gerado pelo sistema. Além disso, é possível também visualizar a aula criada em formato Word clicando no link abaixo da opção Impressão. Para visualizar as aulas criadas, clique em Concluir.

12 Suas Aulas O educador pode visualizar suas aulas criadas após a conclusão de criação ou na opção Suas Aulas, dentro de Seu Espaço. Entre as opções das aulas criadas, é possível visualizar, editar ou excluir.

13 Criar nova avaliação Para criar uma nova avaliação, clique na opção Criar Nova Avaliação, no Seu Espaço. Insira o nome da avaliação desejado e clique em Continuar.

14 Criar nova avaliação O Portal Pedagógico possui um banco de dados com perguntas para cada segmento, disciplina e assunto. Basta selecionar as opções desejadas, conforme a imagem abaixo:

15 Criar nova avaliação Após as seleções, as questões serão listadas abaixo. Selecione as questões desejadas clicando na opção Adicionar questão à avaliação (1), e elas serão listadas ao lado direito da página (2). Para finalizar as seleções, clique em Concluir (3).

16 Criar nova avaliação Com a avaliação criada, o educador também pode editá-la adicionando novas questões e salvar suas alterações, e também excluí-las. Também é possível salvar a avaliação em formato Word para demais edições e impressão. Para visualizar a prova, clique na opção Visualizar.

17 Visualizar avaliação A visualização da avaliação possibilita gerar o arquivo do Word para o aluno e também para o educador, com a opção Gerar arquivo do Word com gabarito.

18 Suas Avaliações O educador pode visualizar suas avaliações criadas após a conclusão de criação ou na opção Suas Avaliações, dentro de Seu Espaço. Entre as opções das avaliações criadas, é possível visualizar, editar ou excluir.

19 Conteúdos por Disciplina
O Portal Pedagógico mostra diversos conteúdos específicos, segmentados por disciplina e matérias. No menu principal, basta visualizar o botão Conteúdos por Disciplina, e verificar o menu com suas opções, ou também em Seu Espaço, na área de Destaques.

20 Conteúdos por Disciplina
Selecionando a disciplina desejada, o Portal Pedagógico mostra todo o conteúdo disponível desta seleção. Você pode filtrar os conteúdos com as opções do lado esquerdo da página, como Assunto e Tipo. Para visualizar o conteúdo listado, basta clicar sobre o título e descrição. Você também pode selecionar a opção Marcar para ver depois.

21 Conteúdos por Disciplina
Para visualizar o conteúdo desejado, clique em Abrir. Uma nova janela abrirá para mostrar o conteúdo. Também é possível baixar alguns conteúdos clicando na opção Baixar, e também adicionar a uma aula já criada.

22 Conteúdos Especiais O educador também pode visualizar conteúdos especiais como o Almanaque Abril, vídeos da Discovery Education e conteúdos das Revistas Abril. As opções estão disponíveis no menu, em Conteúdos Especiais.


Carregar ppt "Tutorial de utilização do"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google