A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação em Java Prof. Maurício Braga

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação em Java Prof. Maurício Braga"— Transcrição da apresentação:

1 Programação em Java Prof. Maurício Braga
Introdução ao Eclipse Programação em Java Prof. Maurício Braga

2 Eclipse Neste tutorial mostraremos como criar e executar um projeto em Java utilizando o Eclipse.

3 Instalação do Eclipse Uso do Eclipse requer a instalação do Java 1.3 ou superior, disponível em O tutorial que preparamos foi desenvolvido utilizando a versão 3.1 do Eclipse, disponível em

4 Executando o Eclipse Ao executar o Eclipse pela primeira vez, o usuário é solicitado a informar um diretório onde serão gravados os seus projetos. Informe um diretório e clique na opção “use this as the default and do not ask again”, para não receber esta pergunta ao executar o Eclipse da próxima vez. Em seguida, clique em Ok.

5 Executando o Eclipse Ao ser executado pela primeira vez, o Eclipse exibe a tela de boas vindas, como visto na figura abaixo. Feche a janela de boas vindas para iniciar o uso da ferramenta.

6 Executando o Eclipse Ao iniciar o desenvolvimento de um programa, o usuário trabalha dentro da perspectiva Java, como visto na figura abaixo. A perspectiva Java fornece janelas que permitem navegar pelos arquivos que formam o projeto bem como visualizar o conteúdo de cada documento e a saída produzida pelo programa ao ser executado.

7 Criando programas no Eclipse
Cada software desenvolvido no Eclipse requer a criação de um projeto. Clique no menu File/New/Project. A figura abaixo será exibida. Escolha a opção Java Project e clique em Ok.

8 Criando programas no Eclipse
Na tela a seguir devemos informar o nome do projeto e em seguida clicar no botão Finish.

9 Criando programas no Eclipse
Após o projeto ter sido criado, devemos adicionar as classes que formam o programa. Uma forma de fazer isso é clicamos com o botão direito do mouse em cima do nome do projeto recém-criado e escolhemos a opção new/Class. Uma janela será exibida, onde poderemos configurar diversos parâmetros relacionados a classe, como a superclasse, pacote, acessibilidade, etc.

10 Criando programas no Eclipse
Na janela abaixo, informe um nome para a classe e certifique-se que a opção public static void main está marcada. Em seguida, clique em Finish.

11 Criando programas no Eclipse
A classe criada será exibida na tela do Eclipse. Para testarmos o funcionamento do programa, adicione o código visto a seguir dentro do método main e em seguida clique em Run as/Java Application.

12 Criando programas no Eclipse
Uma tela será exibida perguntando se desejamos salvar os arquivos modificados. Clique em Ok. Se tudo correu bem, a mensagem “Programa Exemplo” irá aparecer na seção console.

13 Exercício Modifique o programa anterior para algo de seu interesse, e execute-o novamente. Execute os programas trabalhados em sala e no laboratório.

14 Programação em Java Prof. Maurício Braga
Introdução ao Eclipse Programação em Java Prof. Maurício Braga


Carregar ppt "Programação em Java Prof. Maurício Braga"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google