A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tutorial de utilização do

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tutorial de utilização do"— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial de utilização do
Portal Projeto Teláris

2 Introdução Esse tutorial visa auxiliar o educador a utilizar o Portal do Projeto Teláris e seus principais recursos, como a visualização e utilização de materiais especiais para o uso em aulas, preparação de aulas e avaliações. Esperamos que seja de grande ajuda ao educador a utilização dos recursos presentes no Projeto Teláris.

3 Acessando o Projeto Teláris
Para acessar o Portal do Projeto Teláris em seu navegador, digite o endereço Essa é a página inicial do Portal:

4 Cadastro para acesso Para acessar os conteúdos disponíveis no Portal do Projeto Teláris é necessário efetuar o cadastro. No campo específico, clique na opção “cadastre-se”:

5 Cadastro para acesso Para efetuar o cadastro, é necessário inserir um número de CPF válido. Preencha o campo com as informações e clique em OK. OBS.: O cadastro efetuado no Portal Pedagógico também é válido para o Projeto Teláris.

6 Cadastro para acesso Efetue o cadastro preenchendo os campos solicitados. Os campos de login e senha são obrigatórios. Após o preenchimento clique em Concluir cadastro.

7 Seu espaço O Seu espaço é uma das principais utilidades existentes no Portal do Projeto Teláris, possibilitando ao educador o gerenciamento de aulas, avaliações, exibição de conteúdos especiais para utilização em aula, entre outros. Para acessá-lo, clique no Menu, na opção Seu Espaço.

8 Criação de Aula A criação de aula foi feita para auxiliar o educador a aplicar em sala suas aulas no dia a dia. Para criar uma nova aula, clique na opção Criar Nova Aula, no Seu Espaço. Preencha os campos com as informações solicitadas, como nome da aula, segmento, disciplina e ano, além de observações. Após o preenchimento, clique em Continuar, no final da página.

9 Criação de Aula Após o preenchimento, o educador pode escolher conteúdos digitais específicos para a utilização em aula. Selecione através das opções Tipo, Segmento e Disciplina, e o sistema mostrará os conteúdos disponíveis referente às seleções.

10 Criação de Aula Com a listagem dos conteúdos na própria página, clique em Adicionar. Você pode adicionar quantos conteúdos preferir, e assim que finalizar, clique em Continuar.

11 Criação de Aula Você pode adicionar atividades para utilizar em aula. Além do campo disponível para adicionar uma nova atividade, o educador também pode utilizar atividades já criadas anteriormente no sistema pela opção Avaliações. Clique em Continuar para finalizar a criação da aula.

12 Criação de Aula Com a criação finalizada, o educador pode compartilhar sua aula passando o endereço gerado pelo sistema. Além disso, é possível também visualizar a aula criada em formato Word clicando no link abaixo da opção Impressão. Para visualizar as aulas criadas, clique em Concluir.

13 Suas Aulas O educador pode visualizar suas aulas criadas após a conclusão de criação ou na opção Suas Aulas, dentro de Seu Espaço. Entre as opções das aulas criadas, é possível visualizar, editar ou excluir.

14 Criar nova avaliação Para criar uma nova avaliação, clique na opção Criar Nova Avaliação, no Seu Espaço. Insira o nome da avaliação desejado e clique em Continuar.

15 Criar nova avaliação O Projeto Teláris possui um banco de dados com perguntas para cada segmento, disciplina e assunto. Basta selecionar as opções desejadas, conforme a imagem abaixo:

16 Criar nova avaliação Após as seleções, as questões serão listadas abaixo. Selecione as questões desejadas clicando na opção Adicionar questão à avaliação (1), e elas serão listadas ao lado direito da página (2). Para finalizar as seleções, clique em Concluir (3). 2 3 1

17 Criar nova avaliação Com a avaliação criada, o educador também pode editá-la adicionando novas questões e salvar suas alterações, e também excluí-las. Também é possível salvar a avaliação em formato Word para demais edições e impressão. Para visualizar a prova, clique na opção Visualizar.

18 Visualizar avaliação A visualização da avaliação possibilita gerar o arquivo do Word para o aluno e também para o educador, com a opção Gerar arquivo do Word com gabarito.

19 Suas Avaliações O educador pode visualizar suas avaliações criadas após a conclusão de criação ou na opção Suas Avaliações, dentro de Seu Espaço. Entre as opções das avaliações criadas, é possível visualizar, editar ou excluir.

20 Conteúdos por Disciplina
O Portal do Projeto Teláris mostra diversos conteúdos específicos, segmentados por disciplina e matérias. No menu principal, basta visualizar o botão Conteúdos por Disciplina, e verificar o menu com suas opções, ou também em Seu Espaço, na área de Destaques.

21 Conteúdos por Disciplina
Selecionando a disciplina desejada, o Projeto Teláris mostra todo o conteúdo disponível desta seleção. Você pode filtrar os conteúdos com as opções do lado esquerdo da página, como Assunto e Tipo. Para visualizar o conteúdo listado, basta clicar sobre o título e descrição. Você também pode selecionar a opção Marcar para ver depois.

22 Conteúdos por Disciplina
Para visualizar o conteúdo desejado, clique em Abrir. Uma nova janela abrirá para mostrar o conteúdo. Também é possível baixar alguns conteúdos clicando na opção Baixar, e também adicionar a uma aula já criada.

23 Conteúdos Especiais O educador também pode visualizar conteúdos especiais como o Almanaque Abril, e vídeos da Discovery Education. As opções estão disponíveis no menu principal, em Conteúdos Especiais.

24 Conteúdos Especiais: Discovery Education
Com vídeos especiais do canal Discovery Education, o material está disponível para a utilização ao educador, possibilitando o planejamento de aulas especiais.

25 Conteúdos Especiais: Almanaque Abril
Com conteúdo atualizado, o Almanaque Abril está disponível para a utilização do educador para consultas e trabalho em aula.

26 Livros digitais Os livros digitais das disciplinas do Ensino Fundamental II também estão disponíveis no portal do Projeto Teláris. Para visualizar, clique na opção Livros digitais do menu principal. O material será listado na página, sendo possível filtrar o conteúdo escolhendo a disciplina desejada.

27 Livros digitais Escolhendo o livro desejado, uma nova janela abrirá com o visualizador do livro digital, que possibilita também ao educador a marcar páginas, inserir anotações e links externos, além de visualizar todas as páginas pelo índice:

28 Livros digitais O menu dos livros digitais possibilitam algumas ferramentas especiais ao educadores: Paginação: possibilita a busca pela página específica; Índice do livro: melhor navegação dos capítulos, marcações e recursos do livro; Marca texto: destaque conteúdos desejados; Link: insere endereços de outros sites; Anotação: possibilita notas importantes do educador; Campo de busca por palavras-chave; Modo de exibição: o educador pode escolher visualizar o conteúdo em página única ou dupla. 1 2 3 4 5 6 7

29 Livros digitais A ferramenta de Índice lista os capítulos do livro e os recursos especiais para utilização. Além disso, também lista as marcações feitas pelo educador. Para marcar páginas específicas, basta clicar no marcador da página para guardar em sua listagem (em destaque).

30 Livros digitais A ferramenta marca texto possibilita destacar o que for interessante ao educador. Para utilizar, basta clicar no ícone específico e selecionar a área da página desejada. Também é possível excluir a marcação clicando no ícone de lixeira ao lado da marcação.

31 Livros digitais A ferramenta link possibilita inserir um campo com um endereço de um site como conteúdo externo para a utilização do livro digital. Inserindo o endereço completo, basta clicar no botão Ir e uma nova janela abrirá com o link anotado. Também é possível excluir o link quando desejado.

32 Livros digitais A ferramenta anotação possibilita inserir um campo com anotações específicas. Basta clicar no botão específico e clicar no local desejado no livro. O educador também pode excluir a anotação quando desejar.


Carregar ppt "Tutorial de utilização do"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google