A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iniciando na plataforma Eclipse

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iniciando na plataforma Eclipse"— Transcrição da apresentação:

1 Iniciando na plataforma Eclipse
Sidney Senna Analista de Sistemas

2 O que é? Eclipse Foundation é uma corporação sem fins lucrativos formada para o avanço da criação, evolução, promoção e suporte para a plataforma Eclipse; É uma comunidade Open Source, cujos os projetos estão focados em fornecer uma plataforma extensível de desenvolvimento e frameworks de aplicações para a construção de software; Desenvolvido na plataforma Java; Eclipse inclui Plug-in Development Environment (PDE); Arquitetura de plug-ins fornece suporte para outras linguagens de programação como C/C++, COBOL, Eiffel, Etc. É uma plataforma universal para a integração das ferramentas; Ferramentas baseadas no Eclipse oferecem aos desenvolvedores a liberdade da escolha em um ambiente multi-linguagem, multi-plataforma e multi-vendor;

3 Como instalar Baixar o software em http://www.eclipse.org/downloads/
O Eclipse SDK encontra-se compactado em um arquivo .ZIP; Para instalar basta descompactar o arquivo; Executar o arquivo eclipse.exe; (Ex.: c:\eclipse\eclipse.exe)

4 Configurando plug-ins
Para instalar um plugin pode-se optar por dois caminhos: Manual ou Pela IDE; Manual: Deve-se fazer o download dos arquivos; Os plug-ins geralmente têm duas pastas: features e plugins; Copiar para a pasta eclipse. Pela IDE: Deve-se ir na opção “Find and Install” do Eclipse.

5 Configurando plug-ins
O usuário escolhe se quer atualizar algum plug-in já instalado ou instalar novo plug-in.

6 Configurando plug-ins
Deve ser informado o local de onde será instalado o plug-in.

7 Configurando plug-ins
Algumas vezes os plug-ins não são configurados automaticamente pelo Eclipse. Para fazer com que o Eclipse atualize seus plug-ins iniciamos da seguinte forma: No prompt do DOS:

8 Perspectiva Para determinados procedimentos é necessário agrupamento de ferramentas na mesma tela.

9 Ferramentas A IDE Eclipse oferece algumas ferramentas que podem ser adicionadas a uma perspectiva. Essas ferramentas podem ser visualizadas na opção “Show View”.

10 Ferramentas (Other)

11 Criando um projeto Para criar uma aplicação, por mais simples que seja, deve estar dentro de um projeto. Para criar um projeto deve-se seguir os seguintes procedimentos: 1) Escolher a opção “Project”;

12 Criando um projeto 2) Escolher a opção “Java Project” para um projeto em Java;

13 Criando um projeto 3) Informar um nome para o projeto e a versão do Java.

14 Criando um projeto 4) Opcionalmente pode-se configurar as bibliotecas.

15 Criando um projeto 5) Uma vez criado, podemos visualizar o projeto usando a ferramenta “Package Explorer”.

16 Configurando Bibliotecas
Para utilizar classes e métodos que não fazem parte do pacote JDK, é necessário importar para o projeto essas bibliotecas. As bibliotecas em Java são distribuídas em um formato de arquivo com extensão .JAR (Java Archive). Para configurar uma biblioteca, selecionar o projeto e escolher a opção “Properties” com o botão direito do mouse. Selecionar a biblioteca desejada. Pode-se ainda adicionar classes de outros projetos apenas indicando a pasta onde as mesmas se encontram.

17 Configurando Bibliotecas

18 Configurando Bibliotecas

19 Configurando Bibliotecas
Seleciona o arquivo JAR

20 Configurando Bibliotecas
A nova biblioteca já aparece no projeto, mas é necessário confirmar clicando em “OK”.

21 Configurando Bibliotecas
O projeto está preparado par utilizar a nova biblioteca.

22 Criando um aplicativo O aplicativo a ser criado consiste em uma classe simples que exibe uma mensagem. Primeiro vamos criar a classe.

23 Criando um aplicativo Deve ser informado um nome para a classe.

24 Criando um aplicativo Codificamos o aplicativo. O Eclipse fornece recursos de syntax, highlighting, code completion, detecção de erros de compilação, etc.

25 Executando um aplicativo

26 Executando um aplicativo
O resultado da execução é a seguinte tela:

27 Sites de plug-ins Edição de texto - http://andrei.gmxhome.de/anyedit/
Apache Log4j & Commons Logging - JBoss - HTML - Struts - (precisa do HTML Editor) Spring - J2ME -

28 Novas versões A última versão disponibilizada é a 3.2.
Foi lançado o Eclipse Callisto, que é a integração de 10 projetos lançados em conjunto pelo Eclipse Project. O objetivo é de integração cada vez maior entre componentes. Na lista estão: - Business Intelligence and Reporting Tools (BIRT) Project - C/C++ IDE (CDT) - Data Tools Platform (DTP) - Eclipse Modeling Framework (EMF) - Graphical Editing Framework (GEF) - Graphical Modeling Framework (GMF) - Eclipse Project - Eclipse Test and Performance Tools Platform Project (TPTP) - Eclipse Web Tools Platform Project (WTP) - Visual Editor (VE)

29 Referência/Perguntas


Carregar ppt "Iniciando na plataforma Eclipse"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google