A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 1 / 17 Programação de Sistemas e Bancos de Dados Belém,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 1 / 17 Programação de Sistemas e Bancos de Dados Belém,"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 1 / 17 Programação de Sistemas e Bancos de Dados Belém, dezembro de 2012 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Daniel Henriques Moreira Daniel Henriques Moreira Ferramentas e Tecnologias III

2 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 2 / 17 JBoss (1/7) Sítio –http://www.jboss.org/jbossas.htmlhttp://www.jboss.org/jbossas.html Definição (1/2) –Servidor de aplicações, de código aberto Contêiner de aplicações; Provê serviços aos softwares contidos –Segurança; –Transferência e tratamento de dados; –Suporte transacional; –Balanceamento de carga; –Etc.

3 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 3 / 17 JBoss (2/7) Definição (2/2) –Funcionamento –Características Contém implementação da Java EE; Roda em uma JVM; Opera em qualquer SO que possua uma JVM.

4 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 4 / 17 JBoss (3/7) Histórico –Em 1999, Marc Fleury implementa, em código aberto, parte da Java EE EJB-OSS (Enterprise Java Bean Open Source Software); –Em 2001, nome modifica para JBoss Incorporado à cia. JBoss Group; De código aberto, mas suporte pago. –Em 2002, é lançado o JBoss AS 3 Servidor de aplicação com implementação completa da Java EE. –Atualmente, a JBoss Group é divisão da Red Hat; –Versão atual: JBoss AS

5 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 5 / 17 JBoss (4/7) Versão utilizada no módulo (1/4) –JBoss AS 6 Contém implementação da API JPA 2 –Já traz bibliotecas do Hibernate. Contém implementação do framework JSF 2 –Já traz bibliotecas do Mojarra.

6 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 6 / 17 JBoss (5/7) Versão utilizada no módulo (2/4) –Instalação (1/2) Download: Integração com o Eclipse (1/2) –Plugin JBoss Tools »Name: JBoss Tools »Location: updates/stable/juno/

7 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 7 / 17 JBoss (6/7) Versão utilizada no módulo (3/4) –Instalação (2/2) Integração com o Eclipse (2/2) –Adição do servidor (1)>> File > New > Other... Server (2) >> Window > Show View > Other Servers

8 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 8 / 17 JBoss (7/7) Versão utilizada no módulo (4/4) –Configuração Na pasta do servidor – \server\default\deploy Adição do driver de acesso ao BD (driver JDBC) –Download do driver da Oracle »http://www.oracle.com/technetwork/database/enterprise- edition/jdbc htmlhttp://www.oracle.com/technetwork/database/enterprise- edition/jdbc html Adição do arquivo descritor de datasource para abaixar OracleDS oracle.jdbc.OracleDriver usuario senha

9 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 9 / 17 SVN (1/5) Sítio –http://subversion.apache.org/http://subversion.apache.org/ Definição –Sistema de controle do versionamento de arquivos Arquivos mantidos em um servidor, com versões controladas –Identificação, ordenação e armazenamento das versões. Vários editores podem, concorrentemente, desenvolver várias versões dos arquivos controlados –Disponibilidade de comandos de gestão das versões. Histórico –Em 2000, companhia CollabNet inicia o projeto Subversion Objetivo: escrever uma versão de código aberto do CVS (Concurrent Versioning System). –Em 2009, Apache incorpora o projeto. –Versão atual: 1.7.7, ainda de código aberto.

10 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 10 / 17 SVN (2/5) Comandos de gestão das versões –Operações realizadas sobre um arquivo –Commit Inclui uma nova versão de um arquivo no servidor. –Update Baixa a última versão existente de um arquivo no servidor. –Merge Sempre que uma edição é feita sobre uma versão de um arquivo que não é a última do servidor, há uma situação de conflito: comando commit fica bloqueado; Merge indica, para o servidor SVN, ciência do editor sobre a manipulação de versão de um arquivo que não é a última; Identificação da versão local é igualada à identificação da versão no servidor; Commit é desbloqueado.

11 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 11 / 17 SVN (3/5) Utilização no módulo (1/3) –Servidor SVN do Google GoogleCode –http://code.google.com/intl/pt-BR/http://code.google.com/intl/pt-BR/ –Integração com o Eclipse Plugin Subclipse (http://subclipse.tigris.org/)http://subclipse.tigris.org/ –Name: Subclipse –Location:

12 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 12 / 17 SVN (4/5) Utilização no módulo (2/3) –Download do projeto psbd (1/2) File >> New >> Other... svn https://psbd.googlecode.com/svn/trunk/

13 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 13 / 17 SVN (5/5) Utilização no módulo (3/3) –Download do projeto psbd (2/2) Projeto criado a partir do arquétipo Maven do Framework Demoiselle demoiselle-jsf-jpa (2.2.2).

14 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 14 / 17 JSF (1/4) Sítio –http://javaserverfaces.java.nethttp://javaserverfaces.java.net Definição –Especificação de framework para desenvolvimento de aplicações web Integra códigos escritos em Java e apresentação de dados em páginas HTML; Parte da Java EE. Histórico –Em 2004 é lançada a primeira versão do framework (1.0), como parte de uma JSR, ainda de fora da Java EE; –Em 2006, o framework é incluído na Java EE 5, sob a versão (1.2); –Em 2009, o framework é incluído na Java EE 6, sob a versão (2.0); –Versão atual: 2.1, com JSR 2.2 conduzindo versão 2.2.

15 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 15 / 17 JSF (2/4) Características (1/2) –Adoção do conceito de ManagedBeans (MBs) Objetos JavaBeans que podem ser chamados diretamente de uma página HTML –Acesso a valores de atributos; –Execução de métodos. –Controle de escopo dos ManagedBeans Manutenção do escopo conforme configuração –Escopo de sessão; –Escopo de aplicação; –Etc. –Adoção da tecnologia Ajax –Páginas podem modificar sua renderização sem necessidade de enviar novas requisições ao servidor.

16 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 16 / 17 JSF (3/4) Características (2/2) –Disponibilidade de várias bibliotecas de componentes para constituição da interface de usuário JBoss RichFaces; Apache MyFaces; PrimeFaces; Etc.

17 Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 17 / 17 JSF (4/4) Utilização no módulo –Instalação Arquétipo Maven do Framework Demoiselle demoiselle- jsf-jpa (2.2.2) já traz as bibliotecas necessárias. –Implementação Mojarra, já incluída no servidor de aplicação JBoss AS 6. –Componentes de UI PrimeFaces (http://primefaces.org/)http://primefaces.org/ –Dependência no arquivo descritor do projeto (pom.xml) (...) org.primefaces primefaces compile (...)


Carregar ppt "Pós-graduação em Banco de Dados para Mercados Corporativos Programação de Sistemas e Bancos de Dados 1 / 17 Programação de Sistemas e Bancos de Dados Belém,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google