A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0

2 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Você diz ao computador o que fazer através da interface gráfica. Interfaces gráficas exibem na tela diversas figurinhas, que nos ajudam a dizer ao computador o que fazer. Essas figurinhas são chamadas de ícones. Os ícones representam ações. Você deve usar o mouse para posicionar-se e clicar nos ícones. Outro recurso da interface gráfica é o menu que permite dizer ao computador o que fazer.

3 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Com o mouse, você pode posicionar-se e clicar nos menus. Ainda com o auxílio do mouse, você pode abrir um menu para escolher uma das ações.

4 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 A foto abaixo mostra a área de trabalho do Linux Educacional 3.0. Nela encontramos vários ícones, barra de menus.

5

6 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Vamos conhecer de forma detalhada a área de trabalho do Linux Educacional 3.0: * Barra de menu: Ela contém os principais menus da área de trabalho.

7 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Relógio do Sistema: possui a hora e a data do corrente dia.

8 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Status da conexão de rede: informa as conexões de rede presentes no computador e se a internet está funcionando, ou seja, se o computador está conectado a internet.

9 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Controle de áudio: a partir desta ferramenta, você pode aumentar ou diminuir o áudio do computador.

10 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Lixo: local onde você manda arquivos desnecessários para você.

11 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Mozilla Firefox: local onde você navega pela internet.

12 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Pastas de Rede: local onde você encontra e acessa de forma rápida as pastas de rede, as pastas compartilhadas. É como se fosse Meus locais de rede no WINDOWS.

13 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Meu Sistema: local onde você encontra as pastas dos usuários. É como se fosse Meu Computador no WINDOWS.

14 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Área de trabalho: local onde você acessa a área de trabalho de forma rápida. É como se fosse Inicialização rápida no WINDOWS.

15 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Barra de menu é composta por: - Meu Iniciar: local onde você acessa alguns programas, configurações do sistema e muito mais. É como se fosse Iniciar no WINDOWS.

16 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 A área de trabalho do L.E 3.0 é composta também por Barra de Conteúdos Educacionais do MEC: - Domínio Público: local onde você acessa obras literárias através do portal Domínio Público. Mas deve baixar pela internet para usufruir. - TV Escola: local onde você acessa vídeos da TV Escola. Mas deve baixar pela internet para usufruir.

17 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 A área de trabalho do L.E 3.0 é composta também por Barra de Conteúdos Educacionais do MEC: - Programas Educacionais: programas que podem ser acessados no menu Iniciar. - Utilitários, ferramentas de produtividade: programas que podem ser acessados no menu Iniciar. - Ferramentas, utilitários: programas que podem ser acessados mo menu Iniciar.

18 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Quando clicar no botão Iniciar aparecerá um barra de menus do Meu Iniciar. Nela contém programas divididos por grupos: Programas Educacionais (softwares educativos), Ferramentas de Produtividade (editor de texto, planilha, apresentações, desenhos), Gráficos (softwares voltados para imagens), Internet (navegadores de internet), Multimídia (software para gravar e copiar CDs, reprodutor de mídias e editor de áudio e vídeo), Sistema (Centro de Controle, para configurar o seu sistema), Utilitários (ferramentas para auxiliar em algumas de seus trabalhos), Configurações do Sistema (Centro de Controle, para configurar o seu sistema). Nela também você pode desligar o computador, trocar de usuário. Também pode fazer pesquisa de pastas e arquivos.

19 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Menu do Meu Iniciar:

20 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para Desligar e Reiniciar o computador: clique em Iniciar, depois vá até Fechar Sessão e clique em Fechar Sessão. Para desligar clique em Desligar. Para reiniciar clique em Reiniciar. * Para Trocar de Usuário: clique em Iniciar, depois vá até Trocar de usuário e clique em Trocar de usuário. Depois clique em Iniciar nova sessão.

21 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para executar algum programa: clique em Iniciar, vá até o programa que deseja executar e duplo- clique no ícone dele. * Para procurar algum arquivo ou pasta: clique em Iniciar, vá até Procurar arquivos ou pastas e duplo-clique no ícone deste. Irá abrir uma janela como esta:

22

23 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Nesta janela contém os seguintes menus: Nome / Localização, Conteúdo e Propriedades. Para localizar algum arquivos ou pasta, no menu Nome / Localização possui um campo Nome você digita o nome do arquivo ou pasta que deseja localizar. No campo Procurar em você escolhe o local onde deseja procurar, para selecionar o local você clica em Navegar e seleciona o local desejado. E por fim para executar a procura, clique no botão Procurar.

24 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 As janelas possui vários componentes: * Barra de Título: Ela possui o ícone do programa, o nome do arquivo, o nome do programa, o botão de Minimizar, o botão de Maximizar / Restaurar e o botão de fechar. * Barra de Menu: Ela possui os menus da janela. * Barra de Ferramentas: são as ferramentas disponíveis para auxiliar o seu trabalho.

25 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Barra de Localização: mostra onde o arquivo se encontra. * Área de Arquivos: local da janela onde mostra os arquivos contidos na janela. * Barra de Status: local onde mostra informações sobre números de arquivos e etc. * Painel de Navegação: mostra a estrutura das pastas do sistema. É como se fosse o WINDOWS EXPLORER.

26 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 Obs.: *O botão de minimizar: minimiza a janela, oculta a janela e cria um botão com o nome da janela e mostra novamente a janela quando você clica neste botão. * O botão de maximizar: aumenta o tamanho da janela para ocupar toda a área de trabalho. * O botão de restaurar: restaura a janela para o tamanho da janela antes de maximizar. * O botão de fechar: fecha a janela.

27

28 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Abrir uma pasta: vá até a pasta que deseja abrir, e dê um duplo-clique na pasta e você abrirá a pasta. * Criar uma pasta: vá até o local onde você deseja criar uma pasta, clique com o botão direito do mouse sobre um espaço livre e selecione a opção Criar novo e depois selecione a opção Pasta. Digite o nome da pasta e clique no botão OK.

29 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Criar um arquivo texto dentro uma pasta: vá até a pasta que deseja abrir, e dê um duplo-clique na pasta e você abrirá a pasta. Depois clique com o botão direito do mouse sobre um espaço livre e selecione a opção Criar novo e depois selecione a opção Arquivo Texto.... Digite o nome do arquivo texto e clique no botão OK. Assim o arquivo foi criado, mas para digitar algo no texto, dê um duplo-clique no arquivo. O arquivo será aberto pelo programa Kate. Digite o texto desejado. E para salvar (opcional), na barra de menu clique em Arquivo, depois clique em Salvar (Ctrl + S).

30 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para abrir um arquivo: basta dar um duplo-clique com o mouse. * Para renomear um arquivo: clique em cima do arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção Renomear. Também você pode clicar em cima do arquivo com o botão esquerdo do mouse e aperte a tecla F2 do teclado. Digite o novo nome do arquivo e aperte Enter do teclado.

31 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para copiar um arquivo: clique em cima do arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção Copiar. Também você pode clicar em cima do arquivo com o botão esquerdo do mouse e aperte a tecla Ctrl combinada com a tecla C do teclado. Vá até o local onde deseja colocar a cópia do arquivo e no espaço livre da janela clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Colar arquivo. Também para colar o arquivo você pode apertar a tecla Ctrl combinada com a tecla V do teclado.

32 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para mover um arquivo: clique em cima do arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção Cortar. Também você pode clicar em cima do arquivo com o botão esquerdo do mouse e aperte a tecla Ctrl combinada com a tecla X do teclado. Vá até o local onde deseja colocar o arquivo e no espaço livre da janela clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Colar arquivo. Também para colar o arquivo você pode apertar a tecla Ctrl combinada com a tecla V do teclado.

33 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para mover um arquivo para a Lixeira: clique em cima do arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção Mover para o lixo. Depois irá abrir uma janela perguntando se realmente você deseja mover para o lixo. Caso você queira, você clica no botão Lixeira. Esse procedimento é para mandar um arquivo para Lixeira, e isso não exclui permanentemente o arquivo do computador. Mas se você deseja excluir permanentemente o arquivo do computador, você pode clicar no ícone Lixeira na Barra de Tarefas da Área de Trabalho e depois clicar em Esvaziar Lixo.

34 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para excluir permanentemente um arquivo do computador: Se você deseja excluir permanentemente o arquivo do computador, você pode clicar em cima do arquivo com o botão esquerdo do mouse e aperte a tecla Shift combinada com a tecla Delete do teclado.

35 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para compactar arquivos ou pastas em formato tar.gz: O recurso de compactação permite diminuir o tamanho dos arquivos além de concatenar diversos arquivos em um único. Atualmente existem diversos formatos de compactação, dentre eles destacamos a extensão tar.gz (padrão no Linux) e.zip (padrão no Windows). Para compactar clique com o botão direito do mouse sobre o(s) arquivo(s) ou pasta(s) e aponte para Compactar e clique em compactar como nome_do_arquivo.tar.gz.

36 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para compactar arquivos ou pastas em formato zip: Para compactar clique com o botão direito do mouse sobre o(s) arquivo(s) ou pasta(s) e aponte para Compactar. Depois aponte para Compactar Como e clique em compactar como nome_do_arquivo.zip.

37 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para descompactar arquivos ou pastas em formato tar.gz ou zip: Para descompactar clique com o botão direito do mouse sobre o(s) arquivo(s) ou pasta(s) e aponte para Extrair. Depois clique em Extrair aqui.

38 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para restaurar arquivos ou pastas do Lixo: Para restaurar arquivos ou pastas da Lixeira, clique com o botão direito do mouse sobre ícone da Lixeira da Barra de Tarefas da Área de Trabalho e aponte para Abrir em uma Nova Janela. Na janela da Lixeira clique em cima do arquivo com o botão direito do mouse e clique a opção Restaurar. * Lixo Vazio: * Lixo Cheio:

39 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Criar um atalho: vá até o local onde você deseja criar um atalho, clique com o botão direito do mouse sobre um espaço livre e selecione a opção Criar novo e depois selecione a opção Link para Localização (URL)....

40 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Criar um atalho: Na janela seguinte clique no ícone da pasta para localizar o arquivo ou pasta para qual será criado um atalho.

41 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Criar um atalho: Navegue pelas pastas para escolher o arquivo ou pasta. Depois clique no botão OK.

42 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Criar um atalho: Digite o nome do atalho e clique no botão OK.

43 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para personalizar o ícone de um atalho: clique com o botão direito do mouse sobre o atalho. Clique em Propriedades. Clique no ícone do atalho. Você pode selecionar Ícones do Sistema ou Outros Ícones (para selecionar outros ícones, clique em Outros Ícones e depois clique em Navegar, selecionar qualquer foto em formato png pode servir como ícone). Para finalizar clique no botão OK.

44 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para criar um atalho de um programa: clique no menu Iniciar. Aponte para o local do programa. Clique com o botão direito sobre o programa. Para finalizar clique em Adicionar Item ao Ambiente de Trabalho.

45 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para abrir e retirar um CD-ROM: Para visualizar o conteúdo, basta colocar o CD-ROM no drive e fechar. Logo após surgirá na tela uma janela pedindo se deseja abrir em uma nova janela, clique em OK. Ao clicar em OK abrirá uma nova janela exibindo os arquivos que contém no CD-ROM. Observe que na área de trabalho automaticamente aparecerá um atalho para o CD-ROM. Para retirar o CD-ROM clique com o botão direito sobre o atalho do CD-ROM na área de trabalho e posterior em ejetar. Observe que o ícone do CD-ROM em algumas vezes (sempre que montado) aparecerá uma pequena seta verde no canto do ícone o que indica se está ou não montado.

46 CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0 * Para abrir e retirar um PEN-DRIVE: Para visualizar o conteúdo de um PEN-DRIVE, primeiramente conecte-o na porta USB. Logo após surgirá na área de trabalho um atalho para o PEN-DRIVE. Para abrir dê um duplo clique sobre o atalho ou clique em OK. Para remover o PEN- DRIVE com segurança clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do PEN-DRIVE na área de trabalho e clique com o botão esquerdo sobre Remover de Modo Seguro.


Carregar ppt "CURSO DE LINUX EDUCACIONAL AMBIENTE GRÁFICO DO L.E 3.0."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google