A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auxiliar de Informática Aula 2 Auxiliar de Informática Aula 2 Aula de Hoje: Software Definição; Tipos; Sistemas Operacionais; Programas Utilitários; Programas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auxiliar de Informática Aula 2 Auxiliar de Informática Aula 2 Aula de Hoje: Software Definição; Tipos; Sistemas Operacionais; Programas Utilitários; Programas."— Transcrição da apresentação:

1 Auxiliar de Informática Aula 2 Auxiliar de Informática Aula 2 Aula de Hoje: Software Definição; Tipos; Sistemas Operacionais; Programas Utilitários; Programas Aplicativos; Compiladores e Interpretadores;

2 Aula de Hoje: Vírus Eletrônico de Computador. Windows XP Barra de tarefas; Ícones; O Botão Iniciar; Todos os programas; Logon e Logoff; Desligando o Windows XP Windows Explorer;

3 Software Um programa de computador pode ser definido como uma série de instruções ou declarações, em forma aceitável pelo computador, preparada de modo a obter certos resultados. Também chamado de software, esse termo é utilizado para indicar a parte funcional de um computador. Podemos classificar os softwares ou programas em alguns tipos.

4 Tipos de Softwares Sistemas Operacionais; Programas Utilitários; Programas Aplicativos; Compiladores e Interpretadores; Vírus Eletrônico de Computador.

5 Sistemas Operacionais Definição: É um conjunto de ferramentas necessárias para que um computador seja utilizado de forma adequada. Ele é responsável pela comunicação entre os dispositivos instalados no computador;

6 Programas Utilitários; São programas destinados a facilitar e agilizar a execução de certas tarefas. Existem utilitários, por exemplo, para diagnosticar a situação do computador, para compactar arquivos, para realização de cópias de segurança...etc.

7 Programas Aplicativos São os programas destinados a nos oferecer certos tipos de serviços, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrônicas, os programas gráficos e os sistema gerenciadores de banco de dados.

8 Compiladores e Interpretadores São programas utilizados para construir outros programas, e se caracterizam pelo tipo de linguagem utilizada para realizar essa tarefa. São programas que analisam e traduzem para a linguagem do computador (linguagem de máquina).

9 Vírus Eletrônico de Computador. Um vírus eletrônico é um programa ou fragmento de programa que se instala em uma máquina sem que o usuário perceba, e nela começa a se reproduzir. A forma de contágio mais comum era, até pouco tempo, a execução de programas piratas, de origem desconhecida, no microcomputador.

10 Vírus Eletrônico de Computador. Entretanto, atualmente existem os vírus transmitidos através das mensagens de . Embora existam alguns tipos de vírus que não destroem o conteúdo dos arquivos do sistema que infectam, esse é o objetivo primordial da maioria deles. Em geral, os vírus atuam apagando o conteúdo dos discos, formatando-os, misturando arquivos e trocando o valor dos símbolos (por exemplo, trocando os a por s).

11 O Windows XP O Windows XP possui uma quantidade muito grande de recursos e opções. Por isso estudaremos os recursos e opções mais gerais, importantes e úteis no ambiente de trabalho. o Windows XP sucede o Windows Me e também o Windows 2000.

12 O Windows XP A Microsoft finalmente atingiu as expectativas que tantos usuários esperavam encontrar em versões anteriores (com o Windows 98), o Windows XP é bem mais estável e confiável, aproveita melhor o hardware o que possibilita ganho em velocidade na execução de certos aplicativos.

13 O Windows XP Área de trabalho Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Barra de tarefas o Botão iniciar Ícones

14 Barra de tarefas A barra de tarefas mostra quais as janelas estão abertas neste momento, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programas com rapidez e facilidade.

15 Barra de tarefas A barra de tarefas é muito útil no dia a dia. Imagine que você esteja criando um texto em um editor de texto e um de seus colegas lhe pede para você imprimir uma determinada planilha que está em seu micro. Você não precisa fechar o editor de textos.

16 Barra de tarefas Apenas salve o arquivo que está trabalhando, abra a planilha e mande imprimir, enquanto imprime você não precisa esperar que a planilha seja totalmente impressa, deixe a impressora trabalhando e volte para o editor de textos, dando um clique no botão correspondente na Barra de tarefas e volte a trabalhar. A barra de Tarefas, na visão da Microsoft, é uma das maiores ferramentas de produtividade do Windows.

17 Barra de tarefas A barra de tarefas no Windows XP é altamente configurável e as suas opções podem ser acessadas através do clique do botão direito do mouse em alguma área vazia da barra de tarefas e escolher a opção propriedades. Acessando a opção Barra de ferramentas é possível escolher quais barras de ferramentas farão parte da barra de tarefas.

18 Ícones Figuras que representam recursos do computador, um ícone pode representar um texto, música,programa, fotos e etc. Você pode adicionar ícones na área de trabalho, assim como pode excluir. Para acionar um ícone deve-se clicar na área de trabalho com o botão direito e escolher novo e atalho. Na tela seguinte deve-se clicar no botão procurar para selecionar o recurso que será representando pelo ícone.

19 Ícones Alguns ícones são padrão do Windows: Meu Computador, Meus Documentos, Meus locais de Rede,Internet Explorer. Caso esses ícones não estejam visíveis, os mesmos podem ser adicionados da seguinte forma: Clicar na área de trabalho com o botão direito e selecionar propriedades; clicar na aba área de trabalho e no botão personalizar área de trabalho; na aba Geral selecionar os ícones desejados entre os disponíveis em Ícones da área de trabalho.

20 O Botão Iniciar O botão Iniciar é o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele dá acesso ao Menu Iniciar, de onde se pode acessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows. Ao ser acionado, o botão Iniciar mostra um menu vertical com várias opções.

21 O Botão Iniciar Alguns comandos do menu Iniciar têm uma seta para a direita, significando que há opções adicionais disponíveis em um menu secundário. Se você posicionar o ponteiro sobre um item com uma seta, será exibido outro menu. O botão Iniciar é a maneira mais fácil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, ou fazer alterações nas configurações do computador, localizar um arquivo, abrir um documento.

22 O Botão Iniciar O botão iniciar pode ser configurado. No Windows XP, você pode optar por trabalhar com o novo menu Iniciar ou, se preferir, configurar o menu Iniciar para que tenha a aparência das versões anteriores do Windows (95/98/Me). Clique na barra de tarefas com o botão direito do mouse e selecione propriedades e então clique na guia menu Iniciar.

23 O Botão Iniciar Esta guia tem duas opções: Menu iniciar: Oferece a você acesso mais rápido a e Internet, seus documentos, imagens e música e aos programas usados recentemente, pois estas opções são exibidas ao se clicar no botão Iniciar. Esta configuração é uma novidade do Windows XP.

24 O Botão Iniciar Menu Iniciar Clássico: Deixa o menu Iniciar com a aparência das versões antigas do Windows, como o Windows ME, 98 e 95.

25 Comparativo Menu Íniciar X Menu Iniciar Clássico

26 Todos os programas O menu Todos os Programas, ativa automaticamente outro submenu, no qual aparecem todas as opções de programas. Para entrar neste submenu, arraste o mouse em linha reta para a direção em que o submenu foi aberto. Assim, você poderá selecionar o aplicativo desejado.

27 Todos os programas Para executar, por exemplo, o Paint, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre a opção Acessórios. O submenu Acessórios será aberto. Então aponte para Paint e dê um clique com o botão esquerdo do mouse.

28 Logon e Logoff Abre-se uma janela onde você poderá optar por fazer logoff ou mudar de usuário. Veja a função de cada um: Trocar usuário: Clicando nesta opção, os programas que o usuário atual está usando não serão fechados, e uma janela com os nomes dos usuários do computador será exibida para que a troca de usuário seja feita.

29 Trocar usuário Use esta opção na seguinte situação: Outro usuário vai usar o computador, mas depois você irá continuar a usá-lo. Então o Windows não fechará seus arquivos e programas, e quando você voltar ao seu usuário, a área de trabalho estará exatamente como você deixou.

30 Logon e Logoff Fazer logoff: este caso é também para a troca de usuário. A grande diferença é que, ao efetuar o logoff, todos os programas do usuário atual serão fechados, e só depois aparece a janela para escolha do usuário.

31 Desligando o Windows XP Clicando-se em Iniciar, desligar, teremos uma janela onde é possível escolher entre três opções: Hibernar: Clicando neste botão, o Windows salvará o estado da área de trabalho no disco rígido e depois desligará o computador.

32 Desligando o Windows XP Desta forma, quando ele for ligado novamente, a área de trabalho se apresentará exatamente como foi deixado, com os programas e arquivos que você estava usando, abertos. OBS.: Dependendo da configuração do hardware do computador essa opção pode não estar disponível.

33 Desligando o Windows XP Desativar: Desliga o Windows, fechando todos os programas abertos para que você possa desligar o computador com segurança. Reiniciar: Encerra o Windows e o reinicia.

34 Windows Explorer O Windows Explorer tem a mesma função do Meu Computador: Organizar o disco e possibilitar trabalhar com os arquivos fazendo, por exemplo, cópia, exclusão e mudança no local dos arquivos. Enquanto o Meu Computador traz como padrão a janela sem divisão, você observará que o Windows Explorer traz a janela dividida em duas partes.

35

36 Windows Explorer Podemos criar pastas para organizar o disco de uma empresa ou casa, copiar arquivos para disquete, apagar arquivos indesejáveis e muito mais. No Windows Explorer, pode-se ver a hierarquia das pastas em seu computador e todos os arquivos e pastas localizadas em cada pasta selecionada. Ele é especialmente útil para copiar e mover arquivos.

37 Windows Explorer Ele é composto de uma janela dividida em dois painéis: O painel da esquerda é uma árvore de pastas hierarquizada que mostra todas as unidades de disco, a Lixeira, a área de trabalho ou Desktop (também tratada como uma pasta);

38 Windows Explorer O painel da direita exibe o conteúdo do item selecionado à esquerda e funciona de maneira idêntica às janelas do Meu Computador Para abrir o Windows Explorer, clique no botão Iniciar, vá a opção Todos os Programas / acessórios e clique sobre Windows Explorer ou clique sob o botão iniciar com o botão direito do mouse e selecione a opção Explorar.

39 Perguntas??? Fim.


Carregar ppt "Auxiliar de Informática Aula 2 Auxiliar de Informática Aula 2 Aula de Hoje: Software Definição; Tipos; Sistemas Operacionais; Programas Utilitários; Programas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google