A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Operativo em Ambiente Gráfico"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é o Sistema Operativo mais utilizado nos computadores pessoais.

2 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Ambiente de trabalho 1 2 1 Ambiente de Trabalho 2 Atalhos/ícones 3 Barra de Tarefas 3

3 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Barra de tarefas Programas Abertos Nome de todos os programas que estão a ser usados e cujas janelas estão minimizadas. Botão Iniciar Acesso à janela de programas. Ícones de Acesso rápido Acesso automático ao programa que ele representa. Área de Aviso Ligação à Internet/Relógio/Antivírus

4 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
As Janelas 1 2 3 Botão Minimizar janela Botão Maximizar janela Botão Fechar janela Botões Anterior e Seguinte Barra de Endereço Caixa de Procura Barra de Ferramentas Painel de Navegação Pastas e subpastas Painel principal Painel de detalhes 1 4 5 6 2 7 3 8 4 5 10 6 7 9 8 9 10 11 11

5 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Sobreposição e Movimentação de Janelas Para alterar a janela activa basta clicar com o rato sobre a nova janela. Para mudar o local de uma janela basta clicar com o rato na barra de título e arrastar para o local de destino. Podes abrir várias janelas em simultâneo. Estas aparecem sobrepostas no ambiente de trabalho.

6 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Local onde podes guardar de forma organizada subpastas e ficheiros. Pastas Toda a informação é guardada sob a forma de ficheiros. Estes podem ser de diferentes tipos conforme o programa que lhes é associado. Ficheiros Formas de chegar mais rápido a programas, ficheiros, pastas, impressoras. Atalhos

7 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Ícones Símbolos que representam ficheiros, programas, pastas atalhos, … Símbolos que representam ficheiros, programas, pastas atalhos, … Os ícones de atalhos são identificados pelo símbolo

8 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Menus Clica em para aceder ao menu principal do Windows Vista – menu Iniciar. A partir do menu Iniciar podes aceder a toda a informação existente no computador, a sites, etc. A opção Todos os programas permite aceder a programas ou ficheiros que não estejam visíveis no menu Iniciar.

9 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Ajuda Através do menu Iniciar Para aceder à Ajuda, a partir do Ambiente de Trabalho, prime a tecla F1.

10 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Abrir um Programa Clica em Selecciona a opção Todos os Programas. Clica sobre o nome do programa a executar. OU Faz duplo clique sobre o atalho para o programa, se este existir no Ambiente de Trabalho.

11 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Criar um atalho Abre a janela onde se encontra o ficheiro ou a pasta para o qual pretendes criar o atalho. Clica sobre o ficheiro ou a pasta. Clica no botão direito do rato e, no menu de acesso rápido, selecciona a opção Enviar para e, em seguida, Ambiente de Trabalho (criar atalho).

12 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Criar uma pasta 1 2 Abre a janela onde pretendes criar a pasta. Clica sobre Organizar. Selecciona a opção Nova pasta. Digita o nome da pasta. 4

13 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Desligar o Computador 1. Clica em 2. Clica em 3. Selecciona a opção Encerrar.

14 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
As Vistas – permitem visualizar ficheiros e pastas de formas diferentes 1. Clica em (Mais opções) situado ao lado do botão 2. Selecciona a opção pretendida.

15 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
As Vistas – permitem visualizar ficheiros e pastas de formas diferentes

16 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
O Explorador do Windows O símbolo que antecede o nome da pasta, indica que as pastas que contém (subpastas) estão visíveis. O símbolo que antecede o nome da pasta, indica que o seu conteúdo não está visível. Para aceder a ficheiros ou pastas basta fazer duplo clique (com o botão esquerdo do rato) sobre o respectivo objecto.

17 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Comandos sobre Ficheiros e Pastas – Mover ficheiros e pastas Selecciona o objecto a mover. Prime o botão esquerdo do rato e, sem o largar, arrasta o cursor até ao local para onde pretendes mover.

18 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Comandos sobre Ficheiros e Pastas - Copiar ficheiros e pastas Selecciona o objecto a copiar. Prime a tecla Ctrl. Prime o botão esquerdo do rato e, sem o largar, arrasta o cursor até ao local para onde pretendes efectuar a cópia.

19 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Comandos sobre Ficheiros e Pastas – Renomear ficheiros e pastas Selecciona o objecto a alterar o nome. Prime o botão direito do rato e, no menu de acesso rápido, selecciona a opção Mudar o nome. Digita o novo nome.

20 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Comandos sobre Ficheiros e Pastas - Eliminar ficheiros e pastas Selecciona o objecto a eliminar. Prime a tecla Delete (Del). Confirma a operação.

21 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Comandos sobre Ficheiros e Pastas – Recuperar ficheiros e pastas 1. Faz duplo clique sobre 2. Selecciona o objecto a recuperar (ficheiro ou pasta). 3. Prime o botão direito do rato e selecciona a opção Restaurar. O objecto recuperado é colocado no local de onde foi eliminado.

22 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Localizar ficheiros e pastas 3 Acede ao Computador Selecciona a drive onde pretendes efectuar a pesquisa. 3. Na Caixa de Procura digita o nome do ficheiro ou pasta a pesquisar. Os ficheiros e/ou pastas cujo nome, ou parte do nome, sejam iguais ao digitado são visualizados. Para alterar as preferências de procura, clica em e, em seguida, selecciona a opção adequada.

23 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
O Painel de Controlo É constituído por um conjunto de ferramentas que permitem personalizar o aspecto e funcionalidade do computador, adicionar e remover programas e configurar ligações de rede e contas de utilizador. Clica em Selecciona a opção Painel de Controlo. Selecciona a categoria pretendida. 3

24 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Categorias

25 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Acessórios – Conjunto de utilitários e programas que permitem efectuar várias tarefas É bastante útil para escrever notas, pequenos textos com formatações muito simples. Este programa permite efectuar desenhos elaborados que depois podem ser usados noutros programas. Este programa é útil para elaborar textos com algumas formatações. Tal como uma calculadora de mão, esta também serve para efectuar cálculos aritméticos e científicos.


Carregar ppt "Sistema Operativo em Ambiente Gráfico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google