A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Folha de Cálculo TIC 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Folha de Cálculo TIC 10."— Transcrição da apresentação:

1 Folha de Cálculo TIC 10

2 OPERAÇÕES ELEMENTARES NA FOLHA DE CÁLCULO

3 Operações elementares na folha de cálculo
Movimentação na folha de trabalho Para movimentar o rectângulo de selecção por entre as células de uma folha de cálculo pode utilizar o rato ou o teclado. Quando se move o rectângulo de selecção para uma célula, esta torna-se activa. Na janela do documento só é visível uma pequena parte da folha de trabalho e, na maioria da vezes, a nossa folha ocupa um maior número de células do que as visíveis na área da janela, sendo por isso necessário movimentarmo- nos pelo documento rapidamente. Para facilitar a identificação da linha e da coluna da célula activa, os seus cabeçalhos são mostrados em cor diferente.

4 Operações elementares na folha de cálculo
Movimentação na folha de trabalho Movimentação com o rato Para tornar uma determinada célula activa, basta efectuar um clique sobre a célula desejada.

5 Operações elementares na folha de cálculo
Movimentação na folha de trabalho Movimentação com o teclado Para mover a caixa de selecção através do teclado, utilize as teclas de cursor.

6 Operações elementares na folha de cálculo
Inserção de dados numa célula Em cada uma das células é possível inserir texto, números, fórmulas, etc. Em qualquer um dos casos, basta seleccionar a célula pretendida e digitar a informação.

7 Operações elementares na folha de cálculo
Tipos de dados Os tipos de dados que se inserem numa célula da folha de cálculo podem ser divididos em dois grandes grupos: valores constantes e fórmulas. Valores constantes - Um valor constante é um tipo de dado introduzido directamente na célula, ou seja, não é obtido a partir de cálculos que envolvem outros valores e pode ser alterado sempre que se entender necessário. Pode ser um número, uma data, hora ou um texto. Fórmulas - Uma fórmula é uma sequência composta por valores constantes, referências a outras células, nomes, funções ou operadores, ou seja, é uma expressão matemática ou lógica, através da qual se efectuam cálculos. A introdução de uma fórmula inicia-se sempre pelo sinal de igual (=). Exemplo: =20*B3+C5 – SOMA(D1:D5)

8 Operações elementares na folha de cálculo
Inserção de dados numa célula

9 Operações elementares na folha de cálculo
Inserção de comentários numa célula Adicionar um comentário a uma célula pode ser bastante útil. Permite explicar determinados elementos de uma folha de cálculo, como, por exemplo, documentar um valor particular ou explicar o funcionamento de uma fórmula específica.

10 Operações elementares na folha de cálculo
Eliminar o conteúdo de uma célula Para eliminar o conteúdo de uma célula basta activar a célula pretendida e, de seguida, pressionar a tecla Delete. Para eliminar a formatação ou os comentários das células seleccionadas, deve utilizar o comando Limpar do menu Editar e escolher a opção que mais se adequa ao que se pretende eliminar. Elimina o conteúdo, a forma-tação e os comentários. Elimina apenas a formatação, permanecendo o conteúdo. Elimina apenas o conteúdo. Elimina apenas os comen-tários, permanecendo a formatação e o conteúdo.

11 Operações elementares na folha de cálculo
Guardar um livro de trabalho Para armazenar um livro de trabalho, o Excel disponibiliza dois comandos: Guardar e Guardar como… O comando Guardar é utilizado para guardar as alterações efectuadas num livro existente, mantendo a localização e o nome do documento. O comando Guardar como… é utilizado para definir um novo nome e/ou uma nova localização. Quando se grava um livro pela primeira vez, os comandos Guardar e Guardar como produzem o mesmo efeito. Depois de executados, abrem a caixa de diálogo Guardar como.

12 Operações elementares na folha de cálculo
Criar um livro de trabalho É possível criar um novo livro em branco ou a partir de um modelo. Um modelo não é mais do que um ficheiro onde estão predeterminadas especificações que definem várias opções de formatação do livro. O número e o tipo de folhas de um livro, o formato das células e das folhas, as definições de formato de página e a área de impressão para cada folha, as áreas protegidas e ocultas do livro, o texto, os dados e as fórmulas, assim como as Barras de ferramentas são exemplos de especificações que podem estar definidas num modelo. Se possuirmos uma ligação à Internet, podemos obter mais modelos a partir da opção Modelo, no Microsoft Office On- line.

13 Operações elementares na folha de cálculo
Abrir um livro de trabalho já existente Pode abrir um livro: A partir do botão Abrir da Barra de ferramentas padrão. Através da combinação das teclas Ctrl+F12. Através da execução do comando Abrir do menu Ficheiro.

14 MANIPULAÇÃO DE CÉLULAS, LINHAS E COLUNAS

15 Manipulação de células, linhas e colunas
Selecção de células e intervalos Opção 3 – Digitar o endereço da célula pretendida a partir da caixa de nome. Antes de se efectuar qualquer modificação a uma célula ou intervalo de células, é necessário seleccionar as células sobre as quais queremos realizar a operação. Selecção de uma célula - Seleccionar uma célula é o mesmo que tornar essa célula activa. Opção 1 – Executar um clique com o botão esquerdo do rato sobre a célula a seleccionar. Opção 2 – Utilizar as teclas de deslocamento do teclado (cima, baixo, direita e esquerda) até tornar activa a célula pretendida.

16 Manipulação de células, linhas e colunas
Selecção de células e intervalos Selecção de um intervalo de células contíguas A um conjunto de células que se tocam entre si formando visualmente um rectângulo dá-se o nome de intervalo de células contíguas.

17 Manipulação de células, linhas e colunas
Selecção de células e intervalos Selecção de um intervalo de células não contíguas Um intervalo de células não contíguas é constituído por dois ou mais intervalos (ou células) que não se tocam entre si. Selecciona-se o primeiro intervalo pretendido recorrendo a uma das técnicas utilizadas para a selecção de intervalos contíguos. Mantendo a tecla Ctrl pressionada, procede-se à selecção dos demais intervalos ou células.

18 Manipulação de células, linhas e colunas
Selecção de células e intervalos Selecção de todas as células de uma folha de trabalho Para seleccionar todas as células de uma folha de trabalho, pode utilizar um dos seguintes métodos: Opção 1 – Pressiona-se a combinação de teclas Ctrl+T; Opção 2 – Pressiona-se a combinação de teclas Ctrl+Shift +Barra de espaços; Opção 3 – Clica-se com o rato sobre o botão superior esquerdo da folha de cálculo, situado entre o cabeçalho da coluna A e da linha 1.

19 Manipulação de células, linhas e colunas
Selecção de colunas e linhas Para seleccionar uma coluna ou uma linha utiliza- se um dos seguintes procedimentos: Clica-se com o botão esquerdo do rato sobre o cabeçalho da coluna ou da linha a seleccionar Pressiona-se a combinação de teclas Crtl + Barra de espaços, para seleccionar a coluna que contém a célula activa. Pressiona-se a combinação de teclas Shift + Barra de espaços, para seleccionar a linha que contém a célula activa. Selecção de linhas Selecção de colunas

20 Manipulação de células, linhas e colunas
Redimensionamento de colunas e linhas Numa folha de cálculo Excel, a largura das colunas é predefinida com o valor de 8,43 caracteres (10,71 pontos), sendo a altura das linhas automaticamente ajustada, em função do maior tamanho e tipo de letra. Em muitas situações, a largura de uma coluna não é suficiente para visualizar todo o conteúdo de uma célula. Nestas situações, ou noutras, por razões de apresentação, torna-se necessário ajustá-la de forma a evitar que os dados sejam incorrectamente visualizados. Para ajustar a largura das colunas utiliza-se o menu Formatar ->Coluna ->Largura… Para ajustar a altura das linhas utiliza-se o menu Formatar ->Linha ->Altura…

21 Manipulação de células, linhas e colunas
Inserir e eliminar colunas, linhas e células No decorrer da criação de uma folha de cálculo é frequente a necessidade de se efectuar alterações à respectiva estrutura, nomeadamente inserir linhas ou colunas no meio dos dados já introduzidos. Inserção de linhas - utiliza-se o menu Inserir ->Linhas Inserção de colunas - utiliza-se o menu Inserir ->Colunas Inserção de células - utiliza-se o menu Inserir ->Células Eliminação de linhas, colunas e células Primeiro selecciona-se a linha, a coluna ou a célula pretendida. De seguida, utiliza-se o menu Editar ->Eliminar.


Carregar ppt "Folha de Cálculo TIC 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google