A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet. ORIGEM Origem Na década de 60 uma agência norte-americana criou a primeira rede de computadores. Essa rede tinha objetivos militares, visando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet. ORIGEM Origem Na década de 60 uma agência norte-americana criou a primeira rede de computadores. Essa rede tinha objetivos militares, visando."— Transcrição da apresentação:

1 Internet

2 ORIGEM

3 Origem Na década de 60 uma agência norte-americana criou a primeira rede de computadores. Essa rede tinha objetivos militares, visando manter a comunicação estável mesmo no caso de uma guerra, nesta época ela atendia pelo nome de ARPANET.

4 Origem Anos mais tarde de forma mais aprimorada ela foi disponibilizada para algumas universidades e centros de pesquisa. Desse momento em diante ela passou a ser conhecida como INTERNET

5 Origem Na década de 90 a internet deixou de fazer parte exclusivamente acadêmico e passou a ser explorada comercialmente no mundo todo, invadindo empresas e residências. Estava, enfim, dado o grande salto para a era tecnológica

6 O QUE É NECESSÁRIO?

7 O que é necessário? Um computador. Modem convencional. Conexão. Provedor de acesso. Browser.

8 FORMAS DE CONEXÃO

9 Formas de conexão Conexão discada. Banda larga. Modem a cabo. Wireless Satélite Rádio

10 CONHECENDO O PROVEDOR Os provedores de acesso são empresas comerciais que oferecem serviços de conexão com a internet. Existem provedores de acesso espalhados por todo o mundo. O usuário faz uma espécie de assinatura com o provedor de acesso de sua preferência.

11 Conhecendo o provedor As empresas funcionam como intermediárias, ou seja, contrata-se os serviços de um provedor de acesso e, quando se deseja navegar na Internet, basta conectar- se a ele, e a comunicação entre o computador e a internet será estabelecida.

12 INTERNET GRATUITA

13 Internet gratuita Hoje, já existem várias empresas que oferecem acesso gratuito à internet, eliminado, assim, a necessidade de pagar pela prestação de serviços oferecida por um provedor de acesso. Porem, não se esqueça que os gastos com a utilização da linha telefônica continuam os mesmos.

14 O QUE SÃO NAVEGADORES?

15 O que são Navegadores? Também conhecidos como web browsers ou simplesmente browser (navegador), são os softwares destinados à navegação, ou seja, são programas cujo o objetivo principal é exibir os dados da internet em forma de páginas.

16 O que são Navegadores? Eles tem uma janela padronizada e de fácil manipulação que permite o acesso a informação de qualquer página da internet com grande facilidade.

17 O que são Navegadores? Eles permitem, por meio dos recursos que as páginas fornecem, efetuar pesquisas, bater papo, pagar contas, ouvir música, fazer compras, acompanhar o noticiário, e obter aplicativos na internet. Os Browsers mais conhecidos são Internet Explorer, Firefox

18 ALGUNS TERMOS

19 Alguns termos URL – Endereço de um site disponíveis em uma rede. SITES – O site corresponde a um local, onde fica armazenado um conjunto de páginas de visitação na Internet e de arquivos de algum servidor.

20 Alguns termos SITES – A palavra site pode ser traduzida como local. Essas páginas podem ser de grandes empresas, instituições, centros, culturais e de pesquisa e organizações governamentais ou privadas.

21 Alguns termos SITES – Existe também um grande número de sites pessoais criados com objetivos diversos, como divulgar algum produto, exibir currículo, armazenar fotos, etc.

22 Alguns termos HIPERLINKS – Chamamos de hiperlinks as imagens, palavras, frases ou outros objetos que permitem o acesso a outras páginas ou conteúdos, no mesmo site ou não.

23 Alguns termos HIPERLINKS – Cada hiperlink está relacionado a uma página ou a um objeto, em um computador próximo ou mesmo em outro país. Normalmente, reconhecemos um hiperlink quando, ao passar o cursor do mouse sobre ele, o texto fica sublinhado ou então aparece o símbolo de uma mãozinha.

24 Alguns termos DOWNLOADS (descarregar) - significa sacar ou baixar, em português, é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local, o inverso de upload (carregar em português). A cópia de arquivos pode ser feita tanto por servidores de FTP quanto pela tela do próprio navegador (browser).

25 Alguns termos CHAT - significa conversar pela Internet através de textos. EMOTICONS - carinhas com símbolos usados na Internet para expressar felicidade, tristeza e outros sentimentos. CRACK - programas usados para quebrar a segurança de outros programas.

26 Alguns termos FREEWARE - programas de uso livre e gratuito pela Internet. GRUPOS DE DISCUSSÃO - são os newsgroups, ou seja, fóruns de discussão onde pessoas do mesmo interesse entram para debater idéias. HACKER - pessoas com muito conhecimentos de informática e Internet que invadem sistemas, quebram sistemas de segurança e modificam dados em computadores de outras pessoas.

27 Alguns termos LOGIN ou LOGON - fazer acesso a Internet ou a uma página SHAREWARE - programas de computador que servem para demonstração. tem seus recursos limitados e costumam ter validade por um determinado período. SPAM - envio de s em grandes quantidades.

28 Alguns termos TROJAN - também conhecido como cavalo de troia, são programas que pegam informações de um computador e enviam para outro sem autorização do primeiro. VÍRUS DE COMPUTADOR - programas que danificam informações de um computador. WEBMASTER - pessoa responsável pela manutenção de um web site.

29 HOME PAGE

30 Home Page A primeira página a ser exibida ao se acessar um site pela primeira vez recebe o nome de HOMEPAGE. É á página principal de um site e, a partir da qual, podemos navegar nas demais páginas, por meio de hiperlinks.

31 NAVEGANDO NA INTERNET

32 Navegando na internet Sai da página atual e vai para a sua página inicial. Interrompe a leitura de um site. Efetua o processo de atualização da página, processando-as novamente. Permitem navegar pelas páginas já acessadas.

33 O QUE FAZER NA INTERNET?

34 O que fazer na internet? PESQUISAS. S. DOWNLOADS. COMPRAS. BATE-PAPO. RELACIONAMENTOS.

35 ENTENDENDO UM ENDEREÇO WEB

36 Hypertext Transfer Protocol do inglês, Protocolo de Transferência de Hipertexto é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos.

37 A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras

38 Nome específico que pode conter uma ou mais palavras, separadas ou não, por hifens (ex.: XYZ- informatica). Referente ao assunto principal do site.

39 Tipo de Domínio - Indica a natureza do Site. No caso como trata-se de um Site de uma empresa privada,.com vem de comercial. DOMÍNIOS PARA PESSOA JURÍDICA AGR.BR Empresas agrícolas, fazendas AM.BR Empresas de radiodifusão sonora ART.BR Artes: música, pintura, folclore COOP.BR Cooperativas EDU.BR Entidades de ensino superior ESP.BR Esporte em geral FAR.BR Farmácias e drogarias FM.BR Empresas de radiodifusão sonora

40 DOMÍNIOS ESPECIAIS OU PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS ADM.BR Administradores ADV.BR Advogados ARQ.BR Arquitetos ATO.BR Atores BIO.BR Biólogos BMD.BR Biomédicos CAN.BR Candidatos

41 DOMÍNIOS EXCLUSIVOS PARA PESSOA FÍSICA NOM.BR Pessoas Físicas BLOG.BR Web logs FLOG.BR Foto logs VLOG.BR Vídeo logs

42 Sigla do País - composta de duas letras, significa que a página está situada em um computador no Brasil. Páginas que não possuem terminação indicando o país de origem estão situadas nos Estado Unidos. Outros Exemplo:.pt (Portugal)e.jp (Japão).

43

44 Um correio eletrônico ou ainda ou correio- e é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

45 Características do Mensagens de consistem basicamente de duas seções principais: Cabeçalho (header) é estruturado em campos que contém o remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem. Corpo (body) contém o texto da mensagem.

46 s gratuitos e WebMail Com a popularização da Internet através dos provedores, muitos sites começaram a oferecer endereços de gratuitos desvinculados de qualquer outro serviço. Essas mensagens de e- mail podem ser lidas com o uso do próprio navegador, sem a necessidade de um programa específico, sendo por isso também chamados webmail.

47 Áreas de Aplicações As aplicações de correio eletrônico normalmente oferecem ao usuário uma série de facilidades. A maior parte delas fornece um editor de textos embutido e a possibilidade do envio de arquivos anexados a correspondência. Além disso, a maioria das aplicações permite o envio de correspondências para um único destinatário ou o envio para mais de uma pessoa ou para um grupo de pessoas.

48

49 Problemas A desvantagem está na falta de conhecimento da grande maioria dos internautas e, ainda, os spammers ou geradores de spam, grandes remetentes de vírus. Como podemos ver em seguida: Spam; Vírus.

50 FIM


Carregar ppt "Internet. ORIGEM Origem Na década de 60 uma agência norte-americana criou a primeira rede de computadores. Essa rede tinha objetivos militares, visando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google