A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet. ORIGEM Origem Na década de 60 uma agência norte-americana criou a primeira rede de computadores. Essa rede tinha objetivos militares, visando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet. ORIGEM Origem Na década de 60 uma agência norte-americana criou a primeira rede de computadores. Essa rede tinha objetivos militares, visando."— Transcrição da apresentação:

1 Internet

2 ORIGEM

3 Origem Na década de 60 uma agência norte-americana criou a primeira rede de computadores. Essa rede tinha objetivos militares, visando manter a comunicação estável mesmo no caso de uma guerra, nesta época ela atendia pelo nome de ARPANET.

4 Origem Anos mais tarde de forma mais aprimorada ela foi disponibilizada para algumas universidades e centros de pesquisa. Desse momento em diante ela passou a ser conhecida como INTERNET

5 Origem Na década de 90 a internet deixou de fazer parte exclusivamente acadêmico e passou a ser explorada comercialmente no mundo todo, invadindo empresas e residências. Estava, enfim, dado o grande salto para a era tecnológica

6 O QUE É NECESSÁRIO?

7 O que é necessário? Um computador. Modem convencional. Conexão. Provedor de acesso. Browser.

8 FORMAS DE CONEXÃO

9 Formas de conexão Conexão discada. Banda larga. Modem a cabo. Wireless Satélite Rádio

10 CONHECENDO O PROVEDOR Os provedores de acesso são empresas comerciais que oferecem serviços de conexão com a internet. Existem provedores de acesso espalhados por todo o mundo. O usuário faz uma espécie de assinatura com o provedor de acesso de sua preferência.

11 Conhecendo o provedor As empresas funcionam como intermediárias, ou seja, contrata-se os serviços de um provedor de acesso e, quando se deseja navegar na Internet, basta conectar- se a ele, e a comunicação entre o computador e a internet será estabelecida.

12 INTERNET GRATUITA

13 Internet gratuita Hoje, já existem várias empresas que oferecem acesso gratuito à internet, eliminado, assim, a necessidade de pagar pela prestação de serviços oferecida por um provedor de acesso. Porem, não se esqueça que os gastos com a utilização da linha telefônica continuam os mesmos.

14 O QUE SÃO NAVEGADORES?

15 O que são Navegadores? Também conhecidos como web browsers ou simplesmente browser (navegador), são os softwares destinados à navegação, ou seja, são programas cujo o objetivo principal é exibir os dados da internet em forma de páginas.

16 O que são Navegadores? Eles tem uma janela padronizada e de fácil manipulação que permite o acesso a informação de qualquer página da internet com grande facilidade.

17 O que são Navegadores? Eles permitem, por meio dos recursos que as páginas fornecem, efetuar pesquisas, bater papo, pagar contas, ouvir música, fazer compras, acompanhar o noticiário, e obter aplicativos na internet. Os Browsers mais conhecidos são Internet Explorer, Firefox

18 ALGUNS TERMOS

19 Alguns termos URL – Endereço de um site disponíveis em uma rede. SITES – O site corresponde a um local, onde fica armazenado um conjunto de páginas de visitação na Internet e de arquivos de algum servidor.

20 Alguns termos SITES – A palavra site pode ser traduzida como local. Essas páginas podem ser de grandes empresas, instituições, centros, culturais e de pesquisa e organizações governamentais ou privadas.

21 Alguns termos SITES – Existe também um grande número de sites pessoais criados com objetivos diversos, como divulgar algum produto, exibir currículo, armazenar fotos, etc.

22 Alguns termos HIPERLINKS – Chamamos de hiperlinks as imagens, palavras, frases ou outros objetos que permitem o acesso a outras páginas ou conteúdos, no mesmo site ou não.

23 Alguns termos HIPERLINKS – Cada hiperlink está relacionado a uma página ou a um objeto, em um computador próximo ou mesmo em outro país. Normalmente, reconhecemos um hiperlink quando, ao passar o cursor do mouse sobre ele, o texto fica sublinhado ou então aparece o símbolo de uma mãozinha.

24 Alguns termos DOWNLOADS (descarregar) - significa sacar ou baixar, em português, é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local, o inverso de upload (carregar em português). A cópia de arquivos pode ser feita tanto por servidores de FTP quanto pela tela do próprio navegador (browser).

25 Alguns termos CHAT - significa conversar pela Internet através de textos. EMOTICONS - carinhas com símbolos usados na Internet para expressar felicidade, tristeza e outros sentimentos. CRACK - programas usados para quebrar a segurança de outros programas.

26 Alguns termos FREEWARE - programas de uso livre e gratuito pela Internet. GRUPOS DE DISCUSSÃO - são os newsgroups, ou seja, fóruns de discussão onde pessoas do mesmo interesse entram para debater idéias. HACKER - pessoas com muito conhecimentos de informática e Internet que invadem sistemas, quebram sistemas de segurança e modificam dados em computadores de outras pessoas.

27 Alguns termos LOGIN ou LOGON - fazer acesso a Internet ou a uma página SHAREWARE - programas de computador que servem para demonstração. tem seus recursos limitados e costumam ter validade por um determinado período. SPAM - envio de e-mails em grandes quantidades.

28 Alguns termos TROJAN - também conhecido como cavalo de troia, são programas que pegam informações de um computador e enviam para outro sem autorização do primeiro. VÍRUS DE COMPUTADOR - programas que danificam informações de um computador. WEBMASTER - pessoa responsável pela manutenção de um web site.

29 HOME PAGE

30 Home Page A primeira página a ser exibida ao se acessar um site pela primeira vez recebe o nome de HOMEPAGE. É á página principal de um site e, a partir da qual, podemos navegar nas demais páginas, por meio de hiperlinks.

31 NAVEGANDO NA INTERNET

32 Navegando na internet Sai da página atual e vai para a sua página inicial. Interrompe a leitura de um site. Efetua o processo de atualização da página, processando-as novamente. Permitem navegar pelas páginas já acessadas.

33 O QUE FAZER NA INTERNET?

34 O que fazer na internet? PESQUISAS. E-MAILS. DOWNLOADS. COMPRAS. BATE-PAPO. RELACIONAMENTOS.

35 ENTENDENDO UM ENDEREÇO WEB

36 http://www.idj.com.br Hypertext Transfer Protocol do inglês, Protocolo de Transferência de Hipertexto é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos.

37 http://www.idj.com.br A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras

38 http://www.idj.com.br Nome específico que pode conter uma ou mais palavras, separadas ou não, por hifens (ex.: XYZ- informatica). Referente ao assunto principal do site.

39 http://www.idj.com.br Tipo de Domínio - Indica a natureza do Site. No caso como trata-se de um Site de uma empresa privada,.com vem de comercial. DOMÍNIOS PARA PESSOA JURÍDICA AGR.BR Empresas agrícolas, fazendas AM.BR Empresas de radiodifusão sonora ART.BR Artes: música, pintura, folclore COOP.BR Cooperativas EDU.BR Entidades de ensino superior ESP.BR Esporte em geral FAR.BR Farmácias e drogarias FM.BR Empresas de radiodifusão sonora

40 http://www.idj.com.br DOMÍNIOS ESPECIAIS OU PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS ADM.BR Administradores ADV.BR Advogados ARQ.BR Arquitetos ATO.BR Atores BIO.BR Biólogos BMD.BR Biomédicos CAN.BR Candidatos

41 http://www.idj.com.br DOMÍNIOS EXCLUSIVOS PARA PESSOA FÍSICA NOM.BR Pessoas Físicas BLOG.BR Web logs FLOG.BR Foto logs VLOG.BR Vídeo logs

42 http://www.idj.com.br Sigla do País - composta de duas letras, significa que a página está situada em um computador no Brasil. Páginas que não possuem terminação indicando o país de origem estão situadas nos Estado Unidos. Outros Exemplo:.pt (Portugal)e.jp (Japão).

43 EMAIL

44 Um correio eletrônico ou ainda e-mail ou correio- e é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

45 Características do e-Mail Mensagens de e-Mail consistem basicamente de duas seções principais: Cabeçalho (header) é estruturado em campos que contém o remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem. Corpo (body) contém o texto da mensagem.

46 E-mails gratuitos e WebMail Com a popularização da Internet através dos provedores, muitos sites começaram a oferecer endereços de e-mail gratuitos desvinculados de qualquer outro serviço. Essas mensagens de e- mail podem ser lidas com o uso do próprio navegador, sem a necessidade de um programa específico, sendo por isso também chamados webmail.

47 Áreas de Aplicações As aplicações de correio eletrônico normalmente oferecem ao usuário uma série de facilidades. A maior parte delas fornece um editor de textos embutido e a possibilidade do envio de arquivos anexados a correspondência. Além disso, a maioria das aplicações permite o envio de correspondências para um único destinatário ou o envio para mais de uma pessoa ou para um grupo de pessoas.

48

49 Problemas A desvantagem está na falta de conhecimento da grande maioria dos internautas e, ainda, os spammers ou geradores de spam, grandes remetentes de vírus. Como podemos ver em seguida: Spam; Vírus.

50 FIM


Carregar ppt "Internet. ORIGEM Origem Na década de 60 uma agência norte-americana criou a primeira rede de computadores. Essa rede tinha objetivos militares, visando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google