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MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.

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1 MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA

2 O Moodle 15 milhões de usuários

3

4

5 Visualmente atraente e flexível

6 Amplamente utilizado no Brasil...

7 Na Bahia...

8 Moodle Ufba em números Categorias: 31 Cursos: 266 Usuários: 5.814 Acessos/mês: ~100.000

9 Todos quem: Internauta Aluno Professor Administrador Desenvolvedor

10 O Internauta

11 E na...

12 A interface moodle... O Moodle está estruturado em um esquema de três colunas, em sua página principal, da mesma forma pode ser organizado dentro de cada curso criado. Porém, isso e algo flexível, que pode ser alterado.

13 Acesso ao ambiente Moodle Para ter acesso ao Moodle, através do navegador da internet digite o endereço:www.moodle.ufba.br

14 Estruturação do Moodle Ufba

15 Estruturação do Moodle Ufba - 2

16 Estruturação do Moodle Ufba - 3

17 O Internauta

18 As possibilidades O Moodle é distribuido gratuitamente sob a fonte de licença aberta livre. Quanto as suas possibilidades pedagógicas, este é um projeto modular de fácil acesso tanto para o professor quanto para o aluno

19 Para quem não tem cadastro no Moodle Através do box de acesso, clique em cadastramento de usuário e abrirá a seguinte tela:

20 O Aluno

21 Tópicos Blocos A interface Moodle... edição

22 O Professor

23 O ambiente Com a edição ativada, permite ao professor trabalhar com os elementos a serem inseridos no curso: Edição de tópicos Edição dos blocos

24 Preparar o ambiente Começar a preparar o ambiente de trabalho: Para o professor organizar o ambiente de trabalho, primeiramente é preciso ativar edição. 1. Para edição do conteúdo Mover para direita mover Atualizar/editar cancelar ocultar Nenhum grupo

25 Para localizar

26 2. Para edição de tópicos: mostrar só o tópico marcar o tópico como tópico corrente esconder o tópico dos alunos mover para cima e mover para baixo Preparar o ambiente

27 Para localizar

28 Preparar o ambiente 3. Para acrescentar os recurso e as atividades que serão utilizadas no curso: Chat, diálogo, diário, página web, página de texto, etc.

29 Inserir recursos

30 Preparar o ambiente 4. Para acrescentar blocos que irão auxiliar na gerência do curso, tais como: calendário,participantes, atividades recentes, cursos e etc

31 A medida que o professor estiver estruturando seu curso em cada tópico, é possível visualizar o resultado da organização desse material. Estruturação do ambiente Algumas atividades e recursos: fórum página de texto Wiki glossário Alguns blocos: Calendário, últimas notícias, participantes, usuários on line

32 Administração Possibilita configurar o curso, ou seja, mostra todas as ações que o professor poderá executar dentro do curso Administrando o curso

33 O Moodle apresenta um projeto modular que facilita o processo de adicionar atividades, que darão forma ao curso. Configurações: Ao iniciar um curso, o professor precisará configurar o modelo e estrutura do seu curso

34 Configuração

35 Tópico – O curso é estruturado por tópicos. Na coluna central aparecem os números de tópicos estabelecidos pelo professor O professor poderá escolher os formatos do curso:

36 Semanal – O curso será estruturado em semanas. Na coluna central da tela de abertura aparecem as semanas entre o primeiro e último dia de aula Social – O curso passa a ser um grande fórum de debates com participação do tutor e dos alunos. Formato do curso:

37 Permite adicionar participantes e estabelecer o papel de cada um na disciplina: (TUTOR,MODERADOR, ESTUDANTE E VISITANTE) Escolher a função Pesquisa do nome

38 A Restauração do curso é especialmente útil para evitar a necessidade de duplicar o desenho de uma disciplina quando os conteúdos programáticos são basicamente os mesmos. O Backup permite criar cópias de segurança de todos os elementos integrantes do curso Backup e Restaurar

39 Essa funcionalidade é útil para armazenar material de apoio às aulas. O professor pode inserir arquivos associados à disciplina e organizar por pastas. www.goldencross.com.br

40 Atividades: O bloco de atividades tem como função principal organizar todas as atividades utilizadas pelo professor, agrupando-as em itens.

41 Para inserir atividades nos tópicos:

42 Chats O Chat permite uma comunicação textual em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, mas pode ter outros usos. A sessão de chat pode ser agendada, com repetição. Comunicação e discussão Escrever a mensagem

43 Essa atividade é basicamente uma lista de discussão. No fórum existe a possibilidade de interação e discussão entre os participantes do curso sobre determinado assunto. Nessa perspectiva, o professor pode criar um fórum para discutir cada tópico ou temas do curso.

44 Fórum Os participantes e professores tem a opção de receber e enviar mensagens. Tópico principal Resposta do tópico

45 Acrescentar Tópicos Acrescentar tópico da discussão...

46 Vizualização da mensagem do Fórum Para visualizar: Mais antigas Mais recentes Lista de respostas Respostas aninhadas Mostrar principal Editar Apagar responder

47 Diálogo Permite uma comunicação direta entre dois participantes do curso. O professor pode abrir um diálogo com um aluno, um aluno pode abrir um diálogo com professor e ainda podem existir diálogos entre dois alunos. Comunicação e discussão

48 Glossário Permite aos participantes do cursos criar e manter uma lista de definições como em um dicionário. Ao colocar uma palavra no Glossário, permitirá criar automaticamente link nos textos do curso que levam aos itens definidos no glossário.

49 Construção coletiva

50 Diário Permite ao aluno registrar as atividades desenvolvidas, de forma que possam refletir sobre determinado tema. Este é mais um ambiente que possibilita a inserção do aluno no processo de construção textual. Construção individual

51 Instrução direta

52 Alguns recursos disponíveis no Moodle: livro, página de texto, página web, link a um arquivo ou site, visualizar um diretório,...

53 Para acrescentrar o livro no curso: escolhe o tópico que deseja inserí-lo e marca a opção livro dentro da janela de acrescentar recurso... Recurso Livro

54 O livro é um material de estudo com várias páginas, que pode ser divididos em capítulos. Este pode ser utilizado como um recurso auxiliar à leitura de um livro texto impressão Instrução direta...

55 Página Web Possibilita criar um página de texto incluindo links da web. Este recurso é muito semelhante com a página de texto, a singular diferença é que a página Web possui alguns recursos de formatação de texto. Instrução direta

56 Participantes: O Moodle permite acompanhar todo processo de participação do estudante no curso.

57 Alguns elementos de apoio

58 educação na cibercultura O que não podemos esquecer... Hipertextualidade colaboração interatividade Estamos na... multivocalidade

59 O Administrador

60 O Desenvolvedor

61 O Ambiente de Desenvolvimento

62 Moodle LAMP Linux - Sistema Operacional Apache - Serviço Web MySql - Banco de Dados PHP - Programa Computadores + Internet Qualidade de serviço + 7x24

63 Software Livre - Código aberto e sem custo direto - Milhares de desenvolvedores - Espalhados por todo o planeta -Trabalho sem interrupção (7x24) -Comunidade solidária e organizada -Protocolos de manutenção e evolução

64 Navegar é preciso, viver não é preciso!

65 Obrigado! Equipe do projeto EAD – CPD Moodle Ufba Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba


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