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PublicouAugusto Frasco Alterado mais de 10 anos atrás
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Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA MOODLE PARA TODOS Seminario Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão
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De repente !
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No mundo! http://www.internetworldstats.com
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No Brasil!
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O Moodle 26 milhões de usuários (10/11/2008)
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O que é o Moodle? Site que organiza espaços e materiais para professores e alunos atuarem. www.moodle.ufba.br AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem LMS – Sistema de Gerência de Aprendizagem CMS – Sistema de Gerência de Cursos
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Moodle paraTodos! Todos quem? Internautas Alunos Professores Administradores Moodle Desenvolvedores Moodle
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Internauta Moodle Ufba
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Internauta Escolha do rumo
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Internauta Cadastro Moodle
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Moodle UFBA Categorias
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Moodle UFBA Subcategorias
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Moodle UFBA Cursos
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Aluno
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Aluno Relação de cursos
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Aluno Espaço do curso
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Professor Espaço do curso
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Professor Diferenças
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Professor Editando o curso
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Curso Configuração
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Tópicos Blocos A interface Moodle... edição
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O ambiente Com a edição ativada, permite ao professor trabalhar com os elementos a serem inseridos no curso: Edição de tópicos Edição dos blocos
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Preparar o ambiente Começar a preparar o ambiente de trabalho: Para o professor organizar o ambiente de trabalho, primeiramente é preciso ativar edição. 1. Para edição do conteúdo: Mover para direita mover Atualizar/editar cancelar ocultar Nenhum grupo
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Para localizar
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2. Para edição de tópicos: mostrar só o tópico marcar o tópico como tópico corrente esconder o tópico dos alunos mover para cima e mover para baixo Preparar o ambiente
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Para localizar
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Preparar o ambiente 3. Para acrescentar os recurso e as atividades que serão utilizadas no curso: Chat, diálogo, diário, página web, página de texto, etc.
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Administrador
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Administrador Diferenças
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Moodle Configurando o site
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Detalhes de Configuração - I
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Detalhes de Configuração - II
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moodle@ufba.br Equipe do Projeto 2008
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Desenvolvendo para o Caio S. de B. Almeida Universidade Federal da Bahia 2008 Fabricio Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia 2008
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O Moodle como Software Livre As liberdades de um software Acesso ao código Integração com a comunidade internacional Modular
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O Moodle como SL Rápido desenvolvimento Manter proximidade com a comunidade de desenvolvedores Ficar atento a novos releases e patches de correção
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O Moodle como SL Rápido desenvolvimento 2.0 – Novas versões diariamente 1.9 – Novas versões semanalmente
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Caso de uso na UFBA Ambiente de desenvolvimento
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Certo, mas identifiquei um BUG! E aí?
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O Moodle como SL Se alguém já fez, não refaça! Antes de resolver um problema, será que alguém já não resolveu?
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O Moodle como SL Se alguém já fez, não refaça! Verificar correções nas versões diária e semanal http://download.moodle.org
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O Moodle como SL Se alguém já fez, não refaça! Procurar por problemas similares no fórum do Moodle.org
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O Moodle como SL Se alguém já fez, não refaça! Buscar por soluções no Moodle Tracker
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O Moodle como SL Senão, peça ajuda BugReport: Descrição do problema ocorrido para que possa ser reproduzido, estudado e solucionado Para onde enviar um bug report? Moodle Tracker – Onde problemas, soluções e desenvolvedores se encontram!
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O Moodle como SL Ou faça você mesmo Identifique em que arquivo ocorre o erro, a partir do endereço mostrado no navegador Tente corrigir o problema hackeando o código, delimitando onde houve alterações Respeite os padrões de desenvolvimento do Moodle: nomes de funções, constantes, identação do código...
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O Moodle como SL Ou faça você mesmo Consulte a documentação!
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O Moodle como SL Ou faça você mesmo Exemplo simples: Mostrar versão no rodapé da página Arquivo: lib/weblib.php 2966 // Patch-005 by Caio Almeida begin 2967 require_once(../config.php); 2968 echo Versão.$CFG->release. ; 2969 // Patch-005 by Caio Almeida end
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O Moodle como SL Ou faça você mesmo Comente o código nos trechos onde o entendimento não é trivial Utilize a sintaxe PHPDoc para documentar funções diretamente no código, caso crie alguma Antes de criar uma função, verifique se a mesma já não está implementada nas libs do Moodle
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O Moodle como SL Compartilhe o que fez Caso a correção tenha sido bem sucedida, descreva no Tracker o que foi feito. Anexe arquivos, se necessário Um desenvolvedor do Moodle.org irá avaliar sua correção. Se aceita, será incorporada ao próximo release do Moodle
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O Moodle como SL Compartilhe o que fez Exemplo: Bug #16152 do Moodle
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O Moodle como SL Compartilhe o que fez Exemplo: Bug #16152 do Moodle
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O Moodle como SL Compartilhe o que fez Exemplo: Bug #16152 do Moodle
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O Moodle como SL Resultado Pessoas que tinham o mesmo problema que você se beneficiarão com a sua correção O software ficará mais completo e estável Os outros desenvolvedores se sentirão estimulados a contribuir com o software Você ganha em conhecimento!
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Anota aí! Links importantes Tracker tracker.moodle.org Downloads download.moodle.org Documentação docs.moodle.org
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Caio S. de B. Almeida Fabrício Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia Projeto EAD – Moodle UFBA
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Obrigado! Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba
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