A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação e Coordenação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação e Coordenação"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Coordenação
Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface

2 Como você vê os mecanismos de comunicação e colaboração utilizados no dia-a-dia pelas pessoas?
Qual é a importância da conversação? Como dar suporte adequado à comunicação e à colaboração entre as pessoas na interface?

3 COMUNICAÇÃO A conversa é uma atividade que não exige muito e é praticada pelas pessoas através de regras que não se tem muita consciência

4 A conversação e a fala também são a base para outros tipos de comunicação
Regras de conversação 1) o falante em ação escolhe o próximo através de uma opinião, pergunta ou pedido 2) uma outra pessoa começa a falar 3) o falante em ação continua a falar Como são identificadas falhas na conversação por telefone, ou chat?

5 As regras da conversação são mecanismos pelos quais as pessoas se comunicam, mas há outros
O turno Aquilo que um falante faz ou diz quando tem a palavra Identificação de pistas específicas (marcadores) Sequência Pares adjacentes Pergunta-resposta, ordem-execução, convite-aceitação/recusa, cumprimento-cumprimento, xingamento-defesa/revide, desculpas-perdão Coerência e organização tópica

6 Tipos de conversação Há vários tipos: discussão, argumentação, debate, bate-papo, sermão Divisão comum: Formal Atribui-se certos papéis a determinadas pessoas e prescreve-se os tipos de turno Informal Aquelas nas quais as pessoas se socializam e podem ocorrer nos mais diferentes locais Servem para a coordenação de trabalho em grupo, transmissão de conhecimento, estabelecer relações de confiança e formar equipes

7 SUPORTE À COMUNICAÇÃO NA INTERFACE
Um grande desafio é considerar como diferentes tipos de comunicação podem ser facilitados e apoiados em ambientes onde há obstáculos e a conversação ocorrer naturalmente Pergunta crucial: É melhor desenvolver interfaces que permitam às pessoas falar a distância como se estivessem frente a frente ou desenvolver novas interfaces que dêem suporte a novas formas de conversação? As pessoas sempre adaptam suas conversas devido a restrições tecnológicas Mas as tecnologias também estendem as formas como as pessoas socializam-se seja em um SMS, no bate-papo etc

8 Pode-se considerar os diversos tipos de comunicação mediados pelo computador (CMC) para saber quando utilizá-los dadas as suas vantagens e limitações Comunicação síncrona Videofone, videoconferência, SMS, salas de bate-papo Comunicação assíncrona s, listas de discussão, conferências CMC combinada com outra atividade – para a realização de tarefas diferentes em suportes diferentes Salas de aula em rede, ferramentas de autoria

9 Vantagens da comunicação síncrona
Não ter que encarar as pessoas fisicamente Permitir atualização sobre o que está ocorrendo independentemente de onde esteja Texto, imagens e mensagens instantâneos Limitações da comunicação síncrona Falta de largura de banda É difícil a comunicação com o olhar O fato de poder se esconder em um personagem

10 Vantagens da comunicação assíncrona
Ubiquidade Flexibilidade no tempo Envio a várias pessoas Não ter que interagir para determinadas situações Limitações da comunicação assíncrona Irritações Sobrecarga Falsas expectativas

11 Vantagens da CMC combinada com outras atividades
Multitarefa e conversação Velocidade e eficiência Maior consciência (awareness) Limitações da CMC combinada com outra atividade WYSIWIS (what you see is what i see) Controle de bloqueio (floor)

12 Quando um grupo atua em conjunto para um objetivo Mecanismos
COORDENAÇÃO Quando um grupo atua em conjunto para um objetivo Mecanismos Verbal e não-verbal Comandos e orientações semelhantes ao da conversação Estruturas explícitas podem ser utilizadas Quanto da comunicação é não-verbal na TV, em uma videoconferência ou em um chat? Há compensações específicas dependendo do tipo de mecanismo utilizado

13 Agendas, regras, convenções
Esquemas que as pessoas seguem para coordenar pessoas e recursos Programas podem ter o detalhamento de funcionamento Regras e convenções podem ser formais ou informais Regras formais: relatórios, chamadas e participações obrigatórias Convenções: manutenção do silêncio e recolhimento do material após uma atividade Representações externas Geralmente utilizadas para coordenar pessoas – quem está fazendo o quê, quando, onde e quando uma tarefa deve ser concluída Lembretes de , gráficos, quadros, formulários etc Quando as pessoas precisam reestruturar o trabalho e anotar o que foi compartilhado temos um mecanismo considerado tangível

14 SUPORTE À COORDENAÇÃO NA INTERFACE
Uma das formas de suporte à coordenação são as convenções... Ex.: formas de organização ou nomeação de arquivos mas as pessoas podem não seguir convenções Pelo fato acharem que é um trabalho extra e que atrapalha Pelo fato de acharem desnecessário e “esquecerem” Projetar mecanismos de interface para as pessoas implica saber o quanto eles são socialmente aceitáveis Obter equilíbrio entre a coordenação humana e a do sistema Ex.: projetar mecanismos de “pedir a palavra” para a comunicação ou uso de materiais

15 TAREFA Utilizar um ambiente virtual com outras pessoas e analisar o que poderia ser reconstruído de acordo com o seguinte: Verificar se o ambiente dá suporte adequado para a conversação Verificar se o uso síncrono e assíncrono é adequado Verificar se o ambiente dá mecanismos adequados de coordenação


Carregar ppt "Comunicação e Coordenação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google