A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso de agentes de interface para adequação de bate-papos ao contexto de educação a distância José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras Heloísa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso de agentes de interface para adequação de bate-papos ao contexto de educação a distância José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras Heloísa."— Transcrição da apresentação:

1 Uso de agentes de interface para adequação de bate-papos ao contexto de educação a distância José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras Heloísa Vieira da Rocha (IC-UNICAMP)

2 Estrutura da apresentação Agentes de Interface –Visão geral Os bate-papos atuais –Contexto histórico –Características –Problemas –Uso no TelEduc Bate-papos Coordenados –Escolha de novos modelos –Agentes na coordenação Considerações finais

3 Agentes Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas A chance de se chegar a um consenso sobre a definição do termo agente é a mesma que os pesquisadores de inteligência artificial têm de se chegar a um consenso sobre inteligência artificial, ou seja, nenhuma. (Nwana,1996)

4 Agentes de Interface Agentes de Interface são assistentes pessoais que colaboram com o usuário AutonomiaAprendizagem Classificação quanto a abordagens de construção Agentes programados pelo usuário Abordagem baseada em conhecimento Abordagem baseada em aprendizagem

5 A importância da comunicação Resultados da área de sociologia mostram o efeito positivo da comunicação sobre a cooperação e a confiança; A cooperação é fundamental e extremamente incentivada em cursos a distância (fundamental para que ocorra a troca de experiências e conhecimento); É notória a importância da escolha de uma modalidade de comunicação adequada para o sucesso de um curso a distância (ambientes colaborativos em rede). Com o surgimento das redes percebeu-se que o computador poderia ser usado para troca de mensagens (interação social);

6 O bate-papo atual no TelEduc marcar sessão Tema específico normalmente baseado em alguma atividade ou leitura anterior; Sessões previamente agendadas Anúncio a todos os participantes do curso da sessão de bate-papo agendada

7 O bate-papo atual no TelEduc entrar na sala O usuário deve se identificar através de um apelido Acesso a lista de pessoas presentes no bate-papo

8 O bate-papo atual no TelEduc sala de bate-papo Lista de possíveis entonações (controle explícito) Lista de todos os participantes do bate- papo, porém não há mensagens privadas Cores ajudam a identificar a origem das mensagens -Mensagens textuais; -Roda no browser; -Surgem fios de conversa;

9 O bate-papo atual no TelEduc registro das sessões O registro é usado para posterior análise da conversa (com auxílio de agentes) Tudo que é falado em uma sessão fica registrado no ambiente

10 Bate-papos coordenados modelos Por meio de sugestões de usuários e análise da literatura chegou-se a 3 formatos iniciais: Seminário: existe um grupo responsável com privilégios especiais, as perguntas são do público para esse grupo; Assembléia: Maior número de pessoas, uso da metáfora de levantar a mão para falar, fila de espera para todos; Painel: Grupo de responsáveis com privilégios, uso de levantar a mão.

11 Bate-papos coordenados configuração do modelo seminário Visualização dos critérios (aumenta a confiança) Seleção de participantes com privilégios especiais Possibilidade de usar material auxiliar

12 Bate-papos coordenados seleção de VIPs Acesso ao Perfil Seleção de todos

13 Bate-papos coordenados seminário virtual Comunicação com os responsáveis pelo seminário Mensagens aguardam em fila organizada segundo os critérios estabelecidos Codificação com cores

14 Bate-papos coordenados configuração do modelo especial Possibilidade de usar dados de sessões já realizadas Definição dos critérios Características da Interface e opções de funcionamento

15 Considerações Finais Parece que a índole evasiva da linguagem fica mais pronunciada em ambientes amplos e pedestres como o The Palace do que em ambientes sobrecarregados de texto como o IRC. Não há como consagrar um formato de comunicação e usá-lo em todos os ambientes. O público-alvo e o contexto devem ser levados em consideração. O bate-papo informal é importante. É necessário mantê-lo. Deve-se tornar as ferramentas mais adaptáveis e flexíveis.

16 Contatos: José Claudio Vahl Júnior: Projeto TelEduc: Núcleo de Informática Aplicada a Educação:


Carregar ppt "Uso de agentes de interface para adequação de bate-papos ao contexto de educação a distância José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras Heloísa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google