A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras"— Transcrição da apresentação:

1 Uso de agentes de interface para adequação de bate-papos ao contexto de educação a distância
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras Heloísa Vieira da Rocha (IC-UNICAMP)

2 Estrutura da apresentação
Agentes de Interface Visão geral Os bate-papos atuais Contexto histórico Características Problemas Uso no TelEduc Bate-papos Coordenados Escolha de novos modelos Agentes na coordenação Considerações finais

3 Agentes “A chance de se chegar a um consenso sobre a definição do termo ‘agente’ é a mesma que os pesquisadores de inteligência artificial têm de se chegar a um consenso sobre ‘inteligência artificial’, ou seja, nenhuma.” (Nwana,1996) Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas

4 Classificação quanto a abordagens de construção
Agentes de Interface Agentes de Interface são assistentes pessoais que colaboram com o usuário Autonomia Aprendizagem Classificação quanto a abordagens de construção Agentes programados pelo usuário Abordagem baseada em conhecimento Abordagem baseada em aprendizagem

5 A importância da comunicação
Com o surgimento das redes percebeu-se que o computador poderia ser usado para troca de mensagens (interação social); Resultados da área de sociologia mostram o efeito positivo da comunicação sobre a cooperação e a confiança; É notória a importância da escolha de uma modalidade de comunicação adequada para o sucesso de um curso a distância (ambientes colaborativos em rede). A cooperação é fundamental e extremamente incentivada em cursos a distância (fundamental para que ocorra a troca de experiências e conhecimento);

6 O bate-papo atual no TelEduc marcar sessão
Sessões previamente agendadas Anúncio a todos os participantes do curso da sessão de bate-papo agendada Tema específico normalmente baseado em alguma atividade ou leitura anterior;

7 O bate-papo atual no TelEduc entrar na sala
O usuário deve se identificar através de um apelido Acesso a lista de pessoas presentes no bate-papo

8 O bate-papo atual no TelEduc sala de bate-papo
Cores ajudam a identificar a origem das mensagens -Mensagens textuais; -Roda no browser; -Surgem fios de conversa; Lista de todos os participantes do bate-papo, porém não há mensagens privadas Lista de possíveis entonações (controle explícito)

9 O bate-papo atual no TelEduc registro das sessões
Tudo que é falado em uma sessão fica registrado no ambiente O registro é usado para posterior análise da conversa (com auxílio de agentes)

10 Bate-papos coordenados modelos
Por meio de sugestões de usuários e análise da literatura chegou-se a 3 formatos iniciais: Seminário: existe um grupo responsável com privilégios especiais, as perguntas são do público para esse grupo; Assembléia: Maior número de pessoas, uso da metáfora de ‘levantar a mão’ para falar, fila de espera para todos; Painel: Grupo de responsáveis com privilégios, uso de ‘levantar a mão’.

11 Bate-papos coordenados configuração do modelo seminário
Possibilidade de usar material auxiliar Seleção de participantes com privilégios especiais Visualização dos critérios (aumenta a confiança)

12 Bate-papos coordenados seleção de VIPs
Seleção de todos Acesso ao Perfil

13 Bate-papos coordenados seminário virtual
Mensagens aguardam em fila organizada segundo os critérios estabelecidos Codificação com cores Comunicação com os responsáveis pelo seminário

14 Bate-papos coordenados configuração do modelo especial
Possibilidade de usar dados de sessões já realizadas Características da Interface e opções de funcionamento Definição dos critérios

15 Considerações Finais Parece que a índole evasiva da linguagem fica mais pronunciada em ambientes amplos e “pedestres” como o The Palace do que em ambientes sobrecarregados de texto como o IRC. Não há como consagrar um formato de comunicação e usá-lo em todos os ambientes. O público-alvo e o contexto devem ser levados em consideração. O bate-papo informal é importante. É necessário mantê-lo. Deve-se tornar as ferramentas mais adaptáveis e flexíveis.

16 Contatos: José Claudio Vahl Júnior: http://www.nied.unicamp.br/~zeh
Projeto TelEduc: Núcleo de Informática Aplicada a Educação:


Carregar ppt "José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google