A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Flexibilidade na interface Flexibilidade Quanto mais formas de efetuar uma tarefa existirem,maiores serão as chances de que o usuário possa escolher e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Flexibilidade na interface Flexibilidade Quanto mais formas de efetuar uma tarefa existirem,maiores serão as chances de que o usuário possa escolher e."— Transcrição da apresentação:

1 Flexibilidade na interface Flexibilidade Quanto mais formas de efetuar uma tarefa existirem,maiores serão as chances de que o usuário possa escolher e dominar uma delas no curso de sua aprendizagem. Exemplos de recomendações: Quando as exigências para o usuário forem imprecisas, fornecer meios para que ele controle a configuração das telas. Quando, em algum contexto, a validade de certas apresentações não pode ser determinada, fornecer ao usuário a possibilidade de desativá-las temporariamente. Quando os valores por default não são previamente conhecidos, o sistema deve permitir que o usuário defina, mude ou suprima valores. A seqüência de entrada de dados deve poder ser modificada para se adaptar à ordem preferida pelo usuário. Quando o formato de um texto não puder ser previsto com antecedência, deve-se proporcionar ao usuário os meios para definir e salvar os formatos de que ele venha a precisar. O usuário deve poder definir os nomes dos campos de dados que ele(a) venha a criar.

2 Evite armadilhas Errar é humano. Comandos devem evitar que pessoas cometam erros. Exemplo – Fechando o PowerPoint 2000 com mais de uma apresentação aberta… Do you want to close without save the changes to M_heuristics?

3 Ofereça atalhos Usuários experientes devem ser capazes de realizar tarefas mais rapidamente Flexibilidade Exemplos – Teclas de atalhos, barras de ferramentas – Preenchimento automático de campos A Interface deve deixar que o usuário execute a mesma tarefa de diferentes maneiras A Interface deve deixar que o usuário Chegue ao núcleo da tarefa de diferentes maneiras.

4 Adaptabilidade A adaptabilidade consiste na propriedade de um produto que permite que o usuário altere explicitamente certas características do mesmo, para adequá-lo às suas vontades e necessidades. Isto é, a interface adequa-se de acordo com as escolhas que o usuário faz (geralmente, dentro de um número limitado de alternativas que o sistema dá ao usuário). Exemplos temos ao monte na web 2.0: configurações do orkut, user scripts, extensões e temas do Firefox, escolha de quantos itens serão apresentados no rss do netvibes, a folksonomia do del.icio.us, entre outros. Muitas vezes quando ouvimos o termo interatividade em listas de discussões e fóruns, estamos falando na verdade sobre a adaptabilidade: permitir que o usuário personalize o produto. dos campos de dados que ele(a) venha a criar.

5 Formas de Adaptação da Interface

6 Interfaces Automaticamente Adaptativas

7 Modelagem do Usuário em Interfaces Adaptativas


Carregar ppt "Flexibilidade na interface Flexibilidade Quanto mais formas de efetuar uma tarefa existirem,maiores serão as chances de que o usuário possa escolher e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google