A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo da Apresentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo da Apresentação"— Transcrição da apresentação:

1

2 Objetivo da Apresentação
O objetivo desta apresentação é compartilhar com os docentes e alunos a experiência que tivemos, período passado, no curso de Processamento Digital de Imagens de Sensores Remotos - SER437, utilizando o ambiente de educação à distância TelEduc.

3 Roteiro Introdução Por que TelEduc?
Nossa experiência de ensino/aprendizagem híbrida Curso PDI Utilizando o ambiente Demonstração do ambiente - Curso TESTE Feedback dos alunos Conclusões

4 Introdução Novas tendências têm surgido e influenciado a indústria do treinamento. Nos últimos 20 anos o uso do computador para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem tem se mostrado de grande valia. Função do Computador apoiar e complementar a educação! Os ambientes de ensino a distância - criação, manutenção, administração e assistência de cursos na Web INTERNET como um meio adequado para a Educação à Distância (e-learning)

5 + = Introdução Ensino/Aprendizagem Híbrida
Treinamento tradicional em sala de aula (presencial) + Utilização de ambiente de educação à distância = Ensino/Aprendizagem Híbrida

6 Introdução Ensino/Aprendizagem Híbrida
Educação à distância como uma extensão do treinamento em sala de aula.

7 Por que TelEduc? Existem vários ambientes computacionais para Ensino à Distância disponíveis no mercado: WebCT Lotus Learning Space Aulanet ProjetoVirtus O TelEduc é um ambiente em desenvolvimento desde 1996 no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas para a criação, participação e administração de cursos na Web.

8 5- O TelEduc é um software livre!!
Por que TelEduc? Por que escolhemos o TelEduc: 1- Facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação. 2- Flexibilidade. 3- Conjunto enxuto de funcionalidades. 4- Possui mecanismos de comunicação. 5- O TelEduc é um software livre!!

9 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
Curso de Pós-graduação: Processamento Digital de Imagens de Sensores - SER437 Coordenadora e professora: Leila Maria Garcia Fonseca Outros formadores: Julio Cesar Lima d’Alge Guaraci José Erthal Alunos: 14

10 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
Utilizando o ambiente: como criar um curso? Envie uma mensagem para fornecendo as seguintes informações: O sistema enviará uma mensagem para o do coordenador informando a password e endereço a partir do qual a configuração do curso deve ser feita. Nome do Curso Número de alunos Nome do Coordenador Login

11 Resposta do Sistema Date: Mon, 10 Mar :52: (EST) From: system user for apache To: undisclosed-recipients: ; Subject: Informações para acesso ao curso no TelEduc Hilcéa, Seu pedido para realização do curso Teste foi aceito. Para acessar o curso, a sua Identificação é: 'hilcea' e a sua senha é: 'AYBce879'. O acesso deve ser feito a partir do endereço: Atenciosamente, Administração do Ambiente TelEduc

12 Preenchimento de Perfil pelo Coordenador

13 Visualização/Alteração dos Dados do Curso

14 Visualização/Alteração dos Dados do Curso

15 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
2- Recursos do Ambiente Estrutura do Ambiente Informações sobre o funcionamento do ambiente de cursos. Dinâmica do Curso Informações sobre a metodologia e a organização do curso. Agenda É a página de entrada do curso com a programação do dia. Atividades Apresenta as atividades a serem realizadas durante o curso. Material de Apoio Apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas.

16 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
2- Recursos do Ambiente Leituras Apresenta artigos relacionados à temática do curso e algumas sugestões de revistas, jornais, endereços na Web etc. Perguntas Freqüentes Contém a relação das perguntas realizadas com maior freqüência durante o curso e suas respectivas respostas. Parada Obrigatória Contém materiais que visam desencadear reflexões e discussões entre os participantes ao longo do curso.

17 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
2- Recursos do Ambiente Mural Espaço reservado para todos os participantes disponibilizarem informações consideradas relevantes no contexto do curso. Fóruns de Discussão Página que contém os tópicos em discussão naquele momento do andamento do curso. Bate-Papo (Chat) Permite uma conversa em tempo-real entre os alunos do curso e os formadores. Correio É um sistema de correio eletrônico que é interno ao ambiente. Grupos Permite a criação de grupos de pessoas para facilitar a distribuição de tarefas.

18 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
2- Recursos do Ambiente Perfil Todos os participantes de um curso preenchem um formulário com perguntas que resultam no perfil de cada um. Diário de Bordo Utilizado para facilitar que os alunos descrevam e reflitam sobre seu processo de aprendizagem. O aluno pode descrever, registrar, analisar seu modo de pensar, expectativas, conquistas, questionamentos e suas reflexões sobre o curso. Portfólio Armazenamento de textos e arquivos a serem utilizados ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Esses dados podem ser particulares, compartilhados apenas com os formadores ou compartilhados com todos os participantes do curso. Cada participante pode ver os portfólios dos demais, podendo ainda fazer comentários sobre eles.

19 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
Recursos somente para os formadores: Acessos Permite acompanhar a freqüência de acesso dos usuários ao curso e às suas ferramentas. Intermap Visualização da interação dos participantes do curso nas ferramentas Grupos de Discussão e Bate-Papo. Administração Disponibilização de materiais nas diversas ferramentas do ambiente, configuração de opções e gerenciamento das pessoas que participam do curso.

20 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
Resultados Na avaliação com os alunos, as seguintes questões foram levantadas: O ambiente é amigável? A interface é intuitiva? O acesso é rápido? Houve mesmo a criação de um ambiente de cooperação e aprendizado? O sistema precisa de alguma outra funcionalidade? Críticas e sugestões de uma maneira geral.

21 Nossa experiência - ensino/aprendizagem híbrida
Resultados PRÓS: Ambiente: amigável e didático Facilidade e rapidez de acesso às listas de exercício e material do curso em geral Agilização do estudo Fácil controle de datas pelo professor (entrega de listas e trabalhos) CONTRAS: Falta de conhecimento de todos os recursos disponíveis Eventuais erros no sistema

22 Despertar de uma nova cultura!
Conclusões Ensino/Aprendizagem Híbrida é bem diferente do Ensino totalmente à Distância: deve-se escolher com cuidado as ferramentas que serão realmente úteis! Despertar de uma nova cultura! Comentário de um dos alunos “É preciso mudar a concepção de: ´não tenho tempo para ficar navegando no ambiente´ por ´vou navegar no ambiente porque aqui irei encontrar respostas para perguntas e dúvidas que tenho´. “


Carregar ppt "Objetivo da Apresentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google