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O DESAFIO DA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes.

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1 O DESAFIO DA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes

2 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Pode ser considerada uma modalidade que usa processos que vão além da idéia de superar a distância física (ROPOLI et al, 2003). INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

3 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Primeira geração - Textual Segunda geração - Analógica Terceira geração - Digital Quarta geração - Uso da banda larga de comunicação INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

4 INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA EAD O computador é usado tanto para ensinar sobre computação como é um instrumento para ensino de qualquer outro assunto. A Internet tem um papel importante dentro deste contexto uma vez que muitas transformações se operaram e se insinuaram na EAD em função do desenvolvimento das redes de comunicação.

5 AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM São softwares que armazenam, disponibilizam e administram conteúdos em formato WWW. Exemplos: WebCT, Aula Net, Lotus Learning Space e TelEduc. INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

6 AMBIENTES APRENDIZAGEM TelEduc é um ambiente para criação, desenvolvimento e administração de cursos na web. Ferramentas: Coordenação (material de apoio, leituras, perguntas freqüentes, e outras) Comunicação (correio eletrônico, grupos de discussão, mural portfólio, diário de bordo e bate papo. Administração (intermap, acessos e outros). INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

7 FERIDAS Tema de grande interesse Grande evolução nos últimos 20 anos Abertura no comércio internacional INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

8 OBJETIVO GERAL Desenvolver e avaliar um curso de educação continuada na modalidade a distância sobre tratamento de feridas, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem TelEduc, através da Internet, destinado a enfermeiros. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES

9 INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever o processo de desenvolvimento do curso. Avaliar o curso através da análise por especialistas em tratamento de feridas e em EAD. Avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno após a conclusão do curso. Comparar os resultados do pré e pós- testes. Avaliar a opinião dos alunos sobre o curso.

10 INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO SUJEITOS População alvo Enfermeiros de hospitais e escolas de Campinas, SP. Seleção de sujeitos Amostragem por conveniência, por meio de convite verbal. Desenho do estudo Quase experimental, longitudinal, utilizando pré e pós-teste.

11 DESENVOLVIMENTO DO CURSO Carga horária: 20 horas Tempo de preparo: 200 horas Etapas: Elaboração do programa do curso. Digitalização dos textos do curso. Organização do material digitalizado em arquivo HTML. Publicação do curso no ambiente TelEduc. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO

12 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Diagnóstica: pré-teste, antes de iniciar o curso. Processual: participação dos alunos nas atividades desenvolvidas. Somativa: pós-teste, ao final do curso. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO

13 AVALIAÇÃO DO CURSO Realizada por: Especialistas em feridas: 05 Especialistas em EAD:03 Alunos (opinião sobre o curso). INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO

14 ANÁLISE Avaliação especialistas em feridas Autoridade Conteúdo geral das informações Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto Educacional Obs:Pontuação dos critérios: 8 a 25. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO

15 ANÁLISE Avaliação especialistas em EAD Autoridade Conteúdo geral das informações Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto Educacional Obs: Pontuação dos critérios: 5 a 15. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO

16 ANÁLISE - Pré X Pós-teste: teste de Wilcoxon para amostras relacionadas, no caso das variáveis continuas, e teste de McNemar para variáveis categóricas. - Comparação de proporções: Teste Exato de Fisher. - O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5%, ou seja, p<0,05. - Consistência interna do questionário de avaliação do curso pelos alunos: coeficiente de Cronbach (valores adequados: iguais ou superiores a 0,50). INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO

17 INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES ENFERMEIROS Convidados: 38 Inscritos: 28 Concluíram : 17 (60,7%) Desistiram: 11 (39%)

18 INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES : MOTIVOS DE DESISTÊNCIA: Falta de tempo devido ao acúmulo de atividades no período do curso (64%). Problemas com o computador (18%). Problemas com a Internet (9%). Não justificou (9%).

19 INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES PERFIL DA AMOSTRA Sexo: Fem 16 (94%), Masc. 1 (6%) Idade: 22 a 55 anos, média=35 anos Tempo de Formado: 01 ano a 31 anos, média=12 anos. Habilidade com o Computador: Iniciantes - 8 (47,15) Intermediário - 6 (35,3) Avançado - 3 (17,7)

20 INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM TRATAMENTO DE FERIDAS Adequado com necessidade de pequenas reformulações em: Autoridade Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto educacional Adequado com necessidade de reformulações em : Conteúdo geral das informações

21 INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM EAD Adequado com necessidade de pequenas reformulações em: Autoridade Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto educacional Conteúdo geral das informações

22 INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO ALUNO MÉDIA MÉDIA MÉDIA PRÉ TESTE PROCESSUAL PÓS TESTE 24% > 541% > 588% >5 Obs: Comparando o resultado do précom o pós- teste, verificou- se melhor desempenho no pós– teste (p<0,0001, teste de Wilcoxon para amostras relacionadas).

23 INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DO CURSO PELO ALUNO A avaliação foi positiva. O instrumento utilizado apresentou consistência interna adequada ( de Cronbach =0,52).

24 INTRODÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES O curso foi avaliado como adequado, mas que precisava, em geral, de pequenas reformulações. O curso propiciou aprendizado aos alunos. Houve aumento do índice de acertos no pós-teste. Os alunos avaliaram positivamente o curso e o instrumento utilizado apresentou boa consistência interna.

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