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Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes

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Apresentação em tema: "Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes"— Transcrição da apresentação:

1 Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
O DESAFIO DA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes

2 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Pode ser considerada uma modalidade que usa processos que vão além da idéia de superar a distância física (ROPOLI et al, 2003).

3 Primeira geração - Textual Segunda geração - Analógica
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Primeira geração - Textual Segunda geração - Analógica Terceira geração - Digital Quarta geração - Uso da banda larga de comunicação

4 INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA EAD
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA EAD O computador é usado tanto para ensinar sobre computação como é um instrumento para ensino de qualquer outro assunto. A Internet tem um papel importante dentro deste contexto uma vez que muitas transformações se operaram e se insinuaram na EAD em função do desenvolvimento das redes de comunicação.

5 AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM São softwares que armazenam, disponibilizam e administram conteúdos em formato WWW. Exemplos: WebCT, Aula Net, Lotus Learning Space e TelEduc.

6 AMBIENTES APRENDIZAGEM
TelEduc é um ambiente para criação, desenvolvimento e administração de cursos na web. Ferramentas: Coordenação (material de apoio, leituras, perguntas freqüentes, e outras) Comunicação (correio eletrônico, grupos de discussão, mural portfólio, diário de bordo e bate papo. Administração (intermap, acessos e outros). INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

7 Tema de grande interesse Grande evolução nos últimos 20 anos
FERIDAS Tema de grande interesse Grande evolução nos últimos 20 anos Abertura no comércio internacional INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

8 INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES OBJETIVO GERAL Desenvolver e avaliar um curso de educação continuada na modalidade a distância sobre tratamento de feridas, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem TelEduc, através da Internet, destinado a enfermeiros.

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever o processo de desenvolvimento do curso. Avaliar o curso através da análise por especialistas em tratamento de feridas e em EAD. Avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno após a conclusão do curso. Comparar os resultados do pré e pós-testes. Avaliar a opinião dos alunos sobre o curso.

10 Enfermeiros de hospitais e escolas de Campinas, SP.
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO SUJEITOS População alvo Enfermeiros de hospitais e escolas de Campinas, SP. Seleção de sujeitos Amostragem por conveniência, por meio de convite verbal. Desenho do estudo Quase experimental, longitudinal, utilizando pré e pós-teste.

11 DESENVOLVIMENTO DO CURSO Carga horária: 20 horas
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO DESENVOLVIMENTO DO CURSO Carga horária: 20 horas Tempo de preparo: 200 horas Etapas: Elaboração do programa do curso. Digitalização dos textos do curso. Organização do material digitalizado em arquivo HTML. Publicação do curso no ambiente TelEduc.

12 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Diagnóstica: pré-teste, antes de
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Diagnóstica: pré-teste, antes de iniciar o curso. Processual: participação dos alunos nas atividades desenvolvidas. Somativa: pós-teste, ao final do curso.

13 Especialistas em feridas: 05 Especialistas em EAD:03
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO AVALIAÇÃO DO CURSO Realizada por: Especialistas em feridas: 05 Especialistas em EAD:03 Alunos (opinião sobre o curso).

14 Avaliação especialistas em feridas Autoridade
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO ANÁLISE Avaliação especialistas em feridas Autoridade Conteúdo geral das informações Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto Educacional Obs:Pontuação dos critérios: 8 a 25.

15 Avaliação especialistas em EAD Autoridade
ANÁLISE Avaliação especialistas em EAD Autoridade Conteúdo geral das informações Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto Educacional Obs: Pontuação dos critérios: 5 a 15. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO

16 INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO ANÁLISE - Pré X Pós-teste: teste de Wilcoxon para amostras relacionadas, no caso das variáveis continuas, e teste de McNemar para variáveis categóricas. - Comparação de proporções: Teste Exato de Fisher. - O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5%, ou seja, p<0,05. - Consistência interna do questionário de avaliação do curso pelos alunos: coeficiente  de Cronbach (valores adequados: iguais ou superiores a 0,50).

17 ENFERMEIROS Convidados: 38 Inscritos: 28 Concluíram : 17 (60,7%)
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES ENFERMEIROS Convidados: 38 Inscritos: 28 Concluíram : 17 (60,7%) Desistiram: 11 (39%)

18 MOTIVOS DE DESISTÊNCIA:
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES MOTIVOS DE DESISTÊNCIA: Falta de tempo devido ao acúmulo de atividades no período do curso (64%). Problemas com o computador (18%). Problemas com a Internet (9%). Não justificou (9%).

19 Idade: 22 a 55 anos, média=35 anos
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES PERFIL DA AMOSTRA Sexo: Fem 16 (94%), Masc. 1 (6%) Idade: 22 a 55 anos, média=35 anos Tempo de Formado: 01 ano a 31 anos, média=12 anos. Habilidade com o Computador: Iniciantes - 8 (47,15) Intermediário - 6 (35,3) Avançado - 3 (17,7)

20 AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM TRATAMENTO DE FERIDAS
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM TRATAMENTO DE FERIDAS Adequado com necessidade de pequenas reformulações em: Autoridade Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto educacional Adequado com necessidade de reformulações em : Conteúdo geral das informações

21 AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM EAD
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM EAD Adequado com necessidade de pequenas reformulações em: Autoridade Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto educacional Conteúdo geral das informações

22 AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO ALUNO
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO ALUNO MÉDIA MÉDIA MÉDIA PRÉ TESTE PROCESSUAL PÓS TESTE 24% > 5 41% > 5 88% >5 Obs: Comparando o resultado do pré com o pós- teste, verificou-se melhor desempenho no pós–teste (p<0,0001, teste de Wilcoxon para amostras relacionadas).

23 AVALIAÇÃO DO CURSO PELO ALUNO
INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DO CURSO PELO ALUNO A avaliação foi positiva. O instrumento utilizado apresentou consistência interna adequada ( de Cronbach =0,52).

24 O curso propiciou aprendizado aos alunos.
INTRODÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES CONCLUSÕES O curso foi avaliado como adequado, mas que precisava, em geral, de pequenas reformulações. O curso propiciou aprendizado aos alunos. Houve aumento do índice de acertos no pós-teste. Os alunos avaliaram positivamente o curso e o instrumento utilizado apresentou boa consistência interna.

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