A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XI Congresso Internacional de Educação a Distância AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XI Congresso Internacional de Educação a Distância AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS."— Transcrição da apresentação:

1 XI Congresso Internacional de Educação a Distância AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS

2 XI Congresso Internacional de Educação a Distância Para articular e organizar os conhecimentos e assim reconhecer e conhecer os problemas do mundo, é necessária a reforma do pensamento, entretanto, esta reforma é paradigmática, e não programática: é a questão fundamental da educação Edgar Morin, Os sete saberes necessários à educação do futuro

3 XI Congresso Internacional de Educação a Distância MUDANÇA DE PARADIGMA A influência dos princípios tecnicistas ainda é muito forte na organização e estruturação dos sistemas educacionais A prática da avaliação está apoiada nos padrões tradicionais de notas, critérios de aprovação e classificação dos alunos

4 XI Congresso Internacional de Educação a Distância É necessário resignificar o papel da avaliação dentro do processo ensino aprendizagem, seja ele presencial ou nos ambientes digitais de aprendizagem Medida Desempenho Julgamento Classificação Punição Resultado

5 XI Congresso Internacional de Educação a Distância NOVOS PRINCÍPIOS Avaliação a serviço da ação pedagógica Mais do que formativa, formadora Como processo, e não etapa Importância da auto-avaliação no processo de aprendizagem

6 XI Congresso Internacional de Educação a Distância EDUCAÇÃO ON LINE Incorpora alguns elementos do ensino presencial e do próprio ensino a distância mas se apresenta como modalidade inteiramente diversa de ação educacional

7 XI Congresso Internacional de Educação a Distância CONTEXTUALIZAÇÃO Ponto de partida do planejamento Especifica a forma e os objetivos da avaliação Não cabem adaptações dos modelos tradicionais Desafio para professores e profissionais da educação

8 XI Congresso Internacional de Educação a Distância CONTEXTO PESSOAL Acesso a tecnologia Maturidade cognitiva Fluência tecnológica Administração do tempo Excesso de informações Comunicação não verbal CONTEXTO EDUCACIONAL TextualMediado por ComputadorIndependente de local AssíncronoMuitos para muitos

9 XI Congresso Internacional de Educação a Distância Novos espaços e novas relações são criadas.... As metodologias e práticas podem ser as mesmas ?

10 XI Congresso Internacional de Educação a Distância A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO Os professores incluem em seus cursos on line as ferramentas de comunicação e interação, mas têm dificuldade em substituir os instrumentos tradicionais de avaliação, preocupados com a composição da nota final Os ambientes virtuais de aprendizagem carecem de recursos que facilitam o processo de avaliação contínua e formadora

11 XI Congresso Internacional de Educação a Distância REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Valorização do conceito de avaliação contínua Retomada dos conceitos de avaliação utilizados por Bloom:avaliação somativa, formativa e diagnóstica (1971) Como avaliar em fóruns e chats

12 XI Congresso Internacional de Educação a Distância MODELOS DE CATEGORIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES HENRI SocialInterativaMetacognitiva MASON Uso de experiência pessoal Referência a fontes complementares Comentários às opiniões de colegas Introdução de novos assuntos Proposta de questões ao grupo Relevância Ambigüidades Utilização de fontes externas Associação de idéias JustificaçãoAvaliação crítica Utilidade prática Amplitude do conhecimento WEB, NEWMAN & COCHRANE Inovação Participativa

13 XI Congresso Internacional de Educação a Distância Novas práticas Trabalho por projetos Portfólios Resenhas Debates on-line Publicação de Trabalhos

14 XI Congresso Internacional de Educação a Distância ANA CRISTINA MUSCAS CALDEIRA PUC – SP

15 XI Congresso Internacional de Educação a Distância MUITOS PARA MUITOS Retira a autoridade física do professor presencial Forma mais descentralizada de comunicação e interação Favorece o trabalho colaborativo Exige tempo para ambientação Trabalhos em grupo exigem mais tempo para articulação

16 XI Congresso Internacional de Educação a Distância TEXTUAL Registro das interações Potencializa a individualização das estratégias de aprendizagem Apresenta-se como dificuldade para muitos alunos Exige mais tempo e normalmente é mais estruturada do que a linguagem verbal

17 XI Congresso Internacional de Educação a Distância ASSÍNCRONO Flexibilidade Autonomia Tempo é dimensionado de outra forma

18 XI Congresso Internacional de Educação a Distância INDEPENDENTE DE LOCAL Flexibilidade Contextualização Heterogeneidade

19 XI Congresso Internacional de Educação a Distância MEDIADO POR COMPUTADOR Fluência Digital Autonomia Acesso à tecnologia


Carregar ppt "XI Congresso Internacional de Educação a Distância AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google