A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARISTELA MIDLEJ SILVA DE ARAÚJO Santos – SP Set/2008 Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARISTELA MIDLEJ SILVA DE ARAÚJO Santos – SP Set/2008 Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores."— Transcrição da apresentação:

1 MARISTELA MIDLEJ SILVA DE ARAÚJO Santos – SP Set/2008 Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio

2 Objetivo Geral Relatar o resultado da investigação sobre o Desenho Didático de um curso de formação de professores em serviço do ensino médio da rede pública estadual.

3 Ao longo da pesquisa, buscamos compreender, através da dinâmica da sala de aula na educação online, até que ponto o Desenho Didático do Ambiente Virtual de Aprendizagem pode potencializar uma prática pedagógica sintonizada com as novas formas de ensinar e aprender.

4 - Abordagem Qualitativa Fonte de inspiração: A Etnopesquisa Crítica/Formação (MACÊDO, 2006) Método: Estudo de caso Curso online Mídias Digitais e Educação Processo Metodológico

5 Dispositivos -Observação-participante no ambiente online de aprendizagem do curso -Interfaces do ambiente que serviram como fontes de dados: chats, fóruns, diário, wiki -Diálogos presenciais e online -Execução de debates online através de chats e listas de discussão -Documentos como fonte de análise: projeto, redações, comunicações informais

6 O Curso Mídias Digitais e Educação: contexto da pesquisa Oferecido pelo Instituto Anísio Teixeira através dos Núcleo de Tecnologia Educacional Autoria do NTE-02 e co-autoria dos demais NTE Carga Horária de 120 horas, sendo 20 presencias e 100 a distância Participantes: gestores e professores de ensino médio da rede estadual de ensino Conteúdos dos Módulos: TV e vídeo, Internet, Blogs, Webquest

7 O Desenho Didático e a prática pedagógica de cursos dinamizados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

8 Delimitando o conceito: Do Design Instrucional ao Desenho Didático Todo o conjunto de conteúdo e as situações de aprendizagem (atividades) arquitetados dentro de um ambiente virtual, assim como a abordagem de ensino e de aprendizagem que fundamenta o planejamento das situações didáticas e da dinâmica de sala de aula.

9 Desenvolvimento do desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online Análise Design Implementação Avaliação

10 O Desenho Didático do Curso Mídias Digitais e Educação Análise - Alunos (nativos digitais)/Docentes (imigrantes digitais) - Cibercultura – evolução das tecnologias digitais/novas formas pensar, ler, escrever e se comunicar Tecnologia como fundamento/estruturante

11 O Desenho Didático do Ambiente Virtual de Aprendizagem teve como intenção potencializar uma prática pedagógica sintonizada com as novas formas de ensinar e aprender que emergem nesse novo contexto.

12 Objetivo do Curso Formar professores para utilização das mídias digitais na sala de aula do ensino médio, proporcionando-lhes meios efetivos para análise, criação e acompanhamento de atividades com as referidas mídias envolvendo processos interativos.

13 Design Fase do Planejamento onde se definem todas as questões referentes à montagem: equipe, conteúdos a serem trabalhados e produção do material didático, cronograma, definição das atitudes, as competências a serem desenvolvidas, as habilidades esperadas dos alunos, as estratégias pedagógicas.

14 Atividade Pedagógica no Ciberespaço... Conceitos-chave interatividade hipertextualidade navegabilidade multivocalidade

15 Fundamentos da Interatividade 1- Participação-intervenção - participar é modificar, é interferir na mensagem; 2- Bidirecionalidade-hibridação - o emissor é receptor em potencial e o receptor é emissor em potencial; os dois pólos codificam e decodificam; 3- Potencialidade-permutabilidade - O emissor disponibiliza múltiplas redes articulatórias. Imagem:Menandro Ramos Silva, 2001

16 Princípios do Hipertexto Metamorfose Heterogeneidade Mobilidade dos centros Topologia Lévy, 1999

17 Autonomia O conceito de autonomia está em estrita relação com o conceito de dependência em função da interatividade e interdependência que são inseparáveis dos processos de auto-organização. (Morin)

18 Implementação Abrange todas as etapas de criação e elaboração do material pedagógico, instalação e/ou configuração de ambientes virtuais e escolha das mídias utilizadas, assim como a gestão do curso. Pensar no perfil do AVA que atenda os diferentes interesses dos membros da comunidade.

19 As estratégias pedagógicas do Curso Propósito de formação de professores para a incorporação das mídias digitais na sua prática pedagógica – orientou para seleção de métodos e técnicas que se apropriassem de todas as possibilidades da rede. Estratégias diversas, da livre exploração da web à tradicional resolução de tarefas; Diferentes abordagens foram vivenciadas

20 Avaliação Formativa, continuada e processual (Luckesi, Hoffmann, Vasconcelos) Avaliação na Educação Online (Santos) Da Aprendizagem Do trabalho realizado Fóruns Rubrica de avaliação Os portfólios Os Diários de Bordo Auto-avaliação Fóruns para Opiniões, críticas e sugestões

21 Considerações Finais Desenho Didático Aberto/Contextualizado (Filatro, 2005) A Equipe responsável pelo processo concernente à concepção, disponibilização do material no AVA e execução das atividades Fases do Desenho Didático são partes interdependentes e dinâmicas

22 O Desenho Didático está ligado diretamente a concepção do curso, relacionado com a visão de educação, de homem, de conhecimento, de tecnologia. É a proposta educacional que vai eleger a utilização das interfaces e as estratégias de aprendizagem. Considerações Finais

23 Há que se considerar os princípios da cibercultura – interatividade e colaboração – com o intuito de ressignificar as práticas pedagógicas tão fortemente marcadas pelo instrucionismo.

24 Considerações Finais O Desenho Didático de cursos online não é uma simples aplicação de intenções e aparatos tecnológicos modernos, mas, antes de tudo, é um desenho educativo, portanto deve contemplar a contextualização, considerando-se as especificidades, tanto dos sujeitos aprendentes quanto do espaço de aprendizagem.

25 Referências Bibliográficas: BONILLA, Maria Helena. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, CASELLA et al. La Web 2.0 en la red de escuelas Medias. Disponível em:

26 Maristela Midlej Silva de Araújo Mestre em Educação Especialista em Informática na Educação e Planejamento e Gestão de Sistema em Educação a Distância. Professora do Núcleo de Tecnologia Educacional.


Carregar ppt "MARISTELA MIDLEJ SILVA DE ARAÚJO Santos – SP Set/2008 Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google