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SENAI-RJ E ducação Formação por competências Busca de sintonia entre a escola e o mundo do trabalho em um contexto de globalização, mudanças tecnológicas.

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1 SENAI-RJ E ducação Formação por competências Busca de sintonia entre a escola e o mundo do trabalho em um contexto de globalização, mudanças tecnológicas aceleradas e flexibilidade Resposta ao novo Perfil Profissional demandado: responsabilidade no processo produtivo iniciativa na resolução de problemas flexibilidade e criatividade conhecimento técnico empreeendedorismo educabilidade

2 SENAI-RJ E ducação Conceito de Competência Mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho de atividades ou funções típicas segundo padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho Inclui a capacidade de transferência a novas situações no contexto do trabalho

3 SENAI-RJ E ducação Competência conhecimentos habilidades atitudes contexto

4 SENAI-RJ E ducação Competência Supõe a aquisição de competências nos domínios cognitivo, sócio-comunicativo, de organização e gestão e técnico-operacional Supõe formação ampla e continuada, mas contextualizada ao mundo do trabalho É um conceito relacional que questiona a vertente educacional academicista e também o enfoque tecnicista

5 SENAI-RJ E ducação Competência cognitivo tecnico - científico técnico- operacional organizativo metodológico social

6 SENAI-RJ E ducação Perfil Profissional baseado em competências É um constructo que busca sintetizar demandas atuais e futuras Referencial para a formação Referencial para a certificação

7 SENAI-RJ E ducação Desenho curricular baseado em Competências Consiste na concepção da oferta formativa que deverá propiciar o desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional estabelecido pelo Comitê Perfil Profissional é o ponto de partida para sua construção

8 SENAI-RJ E ducação Desenho curricular baseado em Competências Princípios fundamentais Modularização, Flexibilidade Recorrência Interdisciplinaridade Contextualização

9 SENAI-RJ E ducação Currículo Tradicional Cursos longos Estrutura em unidades não autônomas Entrada e saída únicas Profissões tradicionais

10 SENAI-RJ E ducação Desenho curricular Baseado em Competências Itinerários de qualificação Estrutura em unidades Entradas e saídas intermediárias Aquisição progressiva de competências (que propiciam empregabilidade)

11 SENAI-RJ E ducação Concepção Desenho Curricular Primeira qualificação Formação que propicie bases para a flexibilidade e a adaptação, bem como para a ágil requalificação posterior, em um mercado de trabalho caracterizado por constantes mudanças

12 SENAI-RJ E ducação Concepção Desenho Curricular Visão global inicial (fundamentos tecnico-científicos, organizativos, sociais e metodológicos) Enfoque específico das competências (unidades curriculares referidas às unidades de competência) Volta a visão global ao final (culminância ou módulo de síntese quando pertinente )

13 SENAI-RJ E ducação Modularização Módulo Básico Abarca os fundamentos técnico- científicos, organizativos, sociais e metodológicos da qualificação e/ou área profissional Propicia visão ampla do processo produtivo e dos princípios técnico -científicos que o sustentam, favorecendo a capacidade de transferência

14 SENAI-RJ E ducação Modularização Módulo(s) Específico(s) Propicia(m) o desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional Terminalidades (qualificações)

15 SENAI-RJ E ducação Unidades Curriculares Unidades pedagógicas constituídas numa visão interdisciplinar e contextualizada, referidas as competências previstas no perfil Os módulos são constituídos de Unidades Curriculares

16 SENAI-RJ E ducação Metodologia - Análise do perfil da qualificação profissional; - Definição dos módulos que integrarão a oferta formativa; - Definição das unidades curriculares relativas aos módulos; - Organização interna das unidades curriculares; - Elaboração do itinerário formativo; - Elaboração do plano de curso; - Controle da qualidade.

17 SENAI-RJ E ducação Metodologia Análise do perfil da qualificação reconhecimento de saídas intermediárias levantamento das competências básicas, específicas e de gestão pertinentes a cada unidade de competência identificação dos fundamentos técnicos, científicos, organizativos, sociais e metodológicos comuns, e capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas relativas a cada uma

18 SENAI-RJ E ducação Unidades Curriculares Unidades curriculares módulo básico organizadas de forma interdisciplinar e contextualizadas em relação ao processo produtivo mas ainda não focadas estritamente com relação às unidades de competência Unidades curriculares módulos específicos envolvem e articulam conhecimentos habilidades e atitudes relativos às unidades de competência correspondentes

19 SENAI-RJ E ducação Metodologia Definição dos módulos que integrarão a oferta formativa Básico Específicos (quando necessário) O Módulo Básico deve ser previsto quando se identifica a necessidade de desenvolver competências básicas - fundamentos técnicos e científicos, organizativos, sociais e metodológicos das competências da qualificação profissional e/ou de sua respectiva área Os Módulos Específicos são definidos em função das saídas previstas no perfil profissional, e contemplam os conteúdos relacionados às respectivas competências, possuindo portanto caráter de terminalidade

20 SENAI-RJ E ducação Metodologia Definição das unidades curriculares que irão compor os módulos considerando as competências básicas e de gestão que permeiam transversalmente o conjunto das unidades de competência associando-se uma ou mais a cada unidade de competência, contemplando as competências específicas e as de gestão focadas, levantadas na análise do perfil unidades curriculares do módulo básico unidades curriculares do módulos específicos

21 SENAI-RJ E ducação Metodologia Organização interna das Unidades Curriculares definição de objetivos específicos e critérios de avaliação; conteúdos formativos; estratégias e ambientes pedagógicos; recursos didáticos; equipamentos e materiais; cargas horárias

22 SENAI-RJ E ducação Ficha da Unidade Curricular

23 SENAI-RJ E ducação Elaboração do Itinerário Formativo Módulo Básico Módulo Específico III Módulo Específico III Módulo Específico II Módulo Específico Profissional I Terminalidade A Terminalidade B Terminalidade C

24 SENAI-RJ E ducação Elaboração do Plano de Curso Consolidação de todas as informações referentes ao desenho curricular. Justificativa e Objetivos Requisitos de Acesso Perfil Profissional de conclusão Organização Curricular Critérios para aproveitamento Critérios de avaliação Certificados e Diplomas

25 SENAI-RJ E ducação Controle de Qualidade Ao longo do processo a equipe técnico-pedagógica deve realizar o controle da qualidade, garantindo a aplicação da metodologia; Ao final do processo, o desenho curricular deve ser apresentado para apreciação ao respectivo Comitê Técnico Setorial, podendo incorporar sugestões e observações pertinentes.

26 SENAI-RJ E ducação Planejamento Docente o desenho curricular tem uma importante fase de desdobramento no planejamento a ser elaborado pelos docentes Detalhamento do conteúdo envolvendo conhecimen- tos, habilidades e atitudes a serem trabalhados para o alcance de cada um dos objetivos previstos; Definição de estratégias pedagógicas, com ênfase em estudos de caso e situações-problema; Planejamento de atividades e ou estratégias de avaliação para o diagnóstico do docente e alunos em relação ao alcance dos objetivos e competências.

27 SENAI-RJ E ducação Planejamento Docente Aspectos a serem considerados coerência entre objetivos, conteúdos, estratégias e atividades de avaliação; balanceamento e articulação entre teoria e prática; necessidade de caminhar de experiências e avaliações mais estruturadas para experiências a serem desenvolvidas sob o controle do aluno, visando construir sua autonomia e independência no desempenho das competências.


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