A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentação Teórica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentação Teórica"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentação Teórica

2 O blog da equipa Concerto
O que são blogs? Trata-se de uma página web que se supõe que seja actualizada frequentemente e pode conter em si imagens, textos ou apresentações multimedia, apresentados de forma cronológica, bem como ligações para outros blogs ou páginas de interesse para o autor. O blog da equipa Concerto

3 O que são blogs? Grande dinâmica:
Novas entradas (posts) são escritas periodicamente e as mais antigas são automaticamente arquivadas. Os posts permitem a inserção comentários, podendo o utilizador/administrador escolher entre um sistema livre de comentários (qualquer leitor pode comentar), mais restrito (apenas um determinado grupo de leitores pode escrever comentários) ou optar pela completa impossibilidade de outra pessoa publicar comentários.

4 O que são blogs? Webrings:
Uma rede de blogs, afectos a um interesse comum que une as várias partes, criando assim autênticas comunidades virtuais

5 Os blogs na Educação “Um blog permite abranger um maior número de estilos de aprendizagem de modo a motivar o máximo de alunos/formandos possível, criar uma pequena comunidade de aprendizagem com espírito de colaboração e partilha e desenvolver a autonomia e a literacia informática dos utilizadores.” Teresa Almeida D’Eça Os blogs poderão ser utilizados na educação como recurso ou como estratégia

6 Os blogs na Educação Recurso Pedagógico:
Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser: Um espaço de acesso a informação especializada; Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor/formador.

7 Os blogs na Educação Estratégia Pedagógica:
No âmbito de uma estratégia pedagógica planeada, poderemos incentivar a criação de blogs que: Constituam portfólios digitais; Sejam um espaço de intercâmbio e colaboração; Incorporem um espaço de debate e/ou role playing; Constituam um espaço de integração.

8 Os blogs na Educação

9 Blogs e Teorias da Aprendizagem
Considera-se que a utilização de blogs em contextos educativos pode relacionar-se com algumas Teorias de Aprendizagem existentes: Teoria Sócio-Interaccionista e visão construtivista da aprendizagem de Vygotsky. Teoria das Representações Múltiplas de Ainsworth

10 Blogs e Teorias da Aprendizagem
Teoria Sócio-Interaccionista: A teoria de Vygotsky assenta em três pontos fundamentais: O aluno/formando é responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem; A actividade mental construtiva do aluno/formando aplica-se a conteúdos que possuem um grau considerável de complexidade resultante de um certo processo de elaboração social; A actividade construtiva do aluno/fomando aplica-se a conteúdos de aprendizagem pré-existentes fazendo com que o professor/formador, crie condições que permitam ao aluno/formando desenvolver uma actividade construtiva rica.

11 Blogs e Teorias da Aprendizagem
Teoria Sócio-Interaccionista: O professor/tutor, enquanto “sujeito mais competente”, oferece as orientações, os meios e os recursos, orienta nas dúvidas e dificuldades, acompanha os alunos/formandos no processo de construção do conhecimento Com as suas características é perfeitamente possível utilizar o blog como impulsionador não só de uma comunidade prática de aprendizagem mas também como base de criação de um ambiente simulado.

12 Blogs e Teorias da Aprendizagem
Teoria das Representações Múltiplas: A Teoria das Representações Múltiplas assenta na consideração de que o processo de aprendizagem é facilitado pelas relações estabelecidas entre diferentes representações. Os blogs permitem hoje em dia a inserção de imagens, vídeos, som e ainda a utilização de outras ferramentas informáticas de Web 2.0 que permitem a criação de chat’s, fóruns e até mesmo de ambientes simulados.

13 Blogs e Teorias da Aprendizagem
Teoria das Representações Múltiplas: Todas as possibilidades e potencialidades do blog colocam-nos efectivamente perante a possibilidade de relacionarmos a aprendizagem nele baseada também com a Teoria das Representações Múltiplas.


Carregar ppt "Fundamentação Teórica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google