A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentação Teórica. O que são blogs? Trata-se de uma página web que se supõe que seja actualizada frequentemente e pode conter em si imagens, textos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentação Teórica. O que são blogs? Trata-se de uma página web que se supõe que seja actualizada frequentemente e pode conter em si imagens, textos."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentação Teórica

2 O que são blogs? Trata-se de uma página web que se supõe que seja actualizada frequentemente e pode conter em si imagens, textos ou apresentações multimedia, apresentados de forma cronológica, bem como ligações para outros blogs ou páginas de interesse para o autor. O blog da equipa Concerto

3 O que são blogs? Grande dinâmica: Novas entradas (posts) são escritas periodicamente e as mais antigas são automaticamente arquivadas. Os posts permitem a inserção comentários, podendo o utilizador/administrador escolher entre um sistema livre de comentários (qualquer leitor pode comentar), mais restrito (apenas um determinado grupo de leitores pode escrever comentários) ou optar pela completa impossibilidade de outra pessoa publicar comentários.

4 O que são blogs? Webrings: Uma rede de blogs, afectos a um interesse comum que une as várias partes, criando assim autênticas comunidades virtuais

5 Os blogs na Educação Um blog permite abranger um maior número de estilos de aprendizagem de modo a motivar o máximo de alunos/formandos possível, criar uma pequena comunidade de aprendizagem com espírito de colaboração e partilha e desenvolver a autonomia e a literacia informática dos utilizadores. Teresa Almeida DEça Os blogs poderão ser utilizados na educação como recurso ou como estratégia

6 Recurso Pedagógico: Os blogs na Educação Um espaço de acesso a informação especializada; Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor/formador. Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser:

7 Estratégia Pedagógica: Os blogs na Educação Constituam portfólios digitais; Sejam um espaço de intercâmbio e colaboração; Incorporem um espaço de debate e/ou role playing; Constituam um espaço de integração. No âmbito de uma estratégia pedagógica planeada, poderemos incentivar a criação de blogs que:

8 Os blogs na Educação

9 Teoria Sócio-Interaccionista e visão construtivista da aprendizagem de Vygotsky. Considera-se que a utilização de blogs em contextos educativos pode relacionar-se com algumas Teorias de Aprendizagem existentes: Blogs e Teorias da Aprendizagem Teoria das Representações Múltiplas de Ainsworth

10 Teoria Sócio-Interaccionista: Blogs e Teorias da Aprendizagem A teoria de Vygotsky assenta em três pontos fundamentais: O aluno/formando é responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem; A actividade mental construtiva do aluno/formando aplica-se a conteúdos que possuem um grau considerável de complexidade resultante de um certo processo de elaboração social; A actividade construtiva do aluno/fomando aplica-se a conteúdos de aprendizagem pré-existentes fazendo com que o professor/formador, crie condições que permitam ao aluno/formando desenvolver uma actividade construtiva rica.

11 Teoria Sócio-Interaccionista: Com as suas características é perfeitamente possível utilizar o blog como impulsionador não só de uma comunidade prática de aprendizagem mas também como base de criação de um ambiente simulado. Blogs e Teorias da Aprendizagem O professor/tutor, enquanto sujeito mais competente, oferece as orientações, os meios e os recursos, orienta nas dúvidas e dificuldades, acompanha os alunos/formandos no processo de construção do conhecimento

12 Teoria das Representações Múltiplas: Os blogs permitem hoje em dia a inserção de imagens, vídeos, som e ainda a utilização de outras ferramentas informáticas de Web 2.0 que permitem a criação de chats, fóruns e até mesmo de ambientes simulados. Blogs e Teorias da Aprendizagem A Teoria das Representações Múltiplas assenta na consideração de que o processo de aprendizagem é facilitado pelas relações estabelecidas entre diferentes representações.

13 Teoria das Representações Múltiplas: Blogs e Teorias da Aprendizagem Todas as possibilidades e potencialidades do blog colocam-nos efectivamente perante a possibilidade de relacionarmos a aprendizagem nele baseada também com a Teoria das Representações Múltiplas.


Carregar ppt "Fundamentação Teórica. O que são blogs? Trata-se de uma página web que se supõe que seja actualizada frequentemente e pode conter em si imagens, textos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google