Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMartín Tome Alterado mais de 10 anos atrás
1
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de Fafe 17 de Janeiro de 2007
2
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 1 - conceito de blogue; 2 - vantagens dos blogues em relação às páginas "tradicionais" da web; 3 - utilização de blogues enquanto ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem das Ciências: - requisitos técnicos; - metodologias de utilização; 4 - criação e alojamento de um blogue (prática). Estrutura da sessão
3
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 "o blog enquanto ferramenta é a evolução natural das diversas técnicas e tecnologias que, a ritmo alucinante, marcaram a última década na informática pessoal. É a síntese mais perfeita – e cujo aperfeiçoamento continua! – daquilo que de mais revolucionário a Internet e as Tecnologias de Informação nos deram: a liberdade de nos exprimirmos e obtermos resposta. Querido, Paulo e Ene, Luís: Blogs; Centro Atlântico; 2003 Conceito de blogue 1
4
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Blog é uma abreviatura das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registavam os eventos das viagens), ou seja, weblog. Web representa a World Wide Web e log os registos escritos (ou outros formatos mais modernos). Em Portugal, o termo foi adaptado para blogue. Conceito de blogue 1
5
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Assim, podemos considerar que um blogue é um diário virtual, frequentemente actualizado, em que há um registo cronológico associado. Esta ferramenta é bastante versátil pois podem ser disponibilizados vários tipos de conteúdos (imagens, factos, opiniões, etc.), com os quais os leitores têm a possibilidade de interagir. Blogues vs. páginas tradicionais 2
6
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 O blogue difere duma página pessoal na interactividade. Outra vantagem dos blogues é que estes podem ser individuais, ou podem ser geridos por um grupo de pessoas com interesses comuns. Blogues vs. páginas tradicionais 2
7
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Em contexto escolar, os blogues são mais uma ferramenta que os professores podem usar para motivar os alunos para as novas tecnologias, promovendo a multidisciplinaridade e a comunicação. Esta pode ser utilizada como estratégia de ensino, possibilitando a criação de situações que desenvolvam, em sala de aula, a motivação e o interesse pela disciplina. Utilização educativa dos blogues 3
8
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Através de um blogue, é possível criar comunidades em que os alunos e/ou professores partilhem opiniões, troquem ideias, construam um projecto, mostrem o desenvolvimento de determinada actividade, etc. Utilização educativa dos blogues 3
9
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Utilização educativa dos blogues 3 Resumos das aprendizagens Desenvolvimentos de um projecto Apresentação de portefólios e trabalhos Publicação de artigos e notícias Comentários e sínteses criativas Resolução de problemas e desafios
10
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Utilização educativa dos blogues 3 Resumos das aprendizagens Em articulação com o professor, um aluno ou grupo de alunos publica no blogue da turma um resumo escrito ilustrado ou não, sobre determinada matéria curricular. Os colegas comentam e contribuem com informação complementar.
11
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Desenvolvimentos de um projecto Utilização educativa dos blogues 3 Regularmente, os alunos envolvidos divulgam, no blogue do projecto, registos das actividades que vão desenvolvendo. Os outros podem comentar e sugerir novas actividades.
12
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Apresentação de portefólios e trabalhos Utilização educativa dos blogues 3 Os alunos apresentam, no seu blogue pessoal, um trabalho ou portefólio pedido pelo professor. O professor avalia e comenta os conteúdos apresentados.
13
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Publicação de artigos e notícias Utilização educativa dos blogues 3 Os alunos divulgam, no blogue pessoal, da turma, ou num blogue temático, sínteses de artigos e notícias sobre um dado tema, a partir da leitura de jornais e revistas. O professor e os colegas comentam.
14
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Comentários e sínteses criativas Utilização educativa dos blogues 3 Os alunos apresentam, num blogue pessoal ou temático, opiniões e reflexões sobre um dado tema, em regra gerador de polémica. O professor e os colegas comentam.
15
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Resolução de problemas e desafios Utilização educativa dos blogues 3 O professor publica, no seu blogue pessoal, um problema ou desafio a que os alunos procurarão responder, comentando. Os alunos podem sugerir novos desafios.
16
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 3 Utilização educativa dos blogues Apresentar aos alunos a necessidade de uma constante actualização do conhecimento em Ciências; Discutir as vantagens da partilha de informação; Sugerir a criação de um blogue como um meio para tal fim; Definir a metodologia de trabalho; Estabelecer regras e critérios claros de avaliação; Explicar os procedimentos básicos para criar um blogue; Alertar para os cuidados na linguagem, na estética e salvaguarda dos direitos de autor; Acautelar dificuldades individuais na concretização; Incentivar regularmente à colocação de conteúdos. Implementação da metodologia – sala de aula
17
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 3 Utilização educativa dos blogues
18
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 3 Utilização educativa dos blogues Criar um blogue central, do professor, com sugestões, informações úteis, e ligações para recursos e outros blogues; Visitar regularmente os blogues dos alunos e, eventualmente, deixar comentários; Avaliar os blogues com base nos critérios estabelecidos; Dar a conhecer aos alunos a avaliação efectuada; Ajudar a resolver problemas. Implementação da metodologia – extra-aula
19
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 3 Utilização educativa dos blogues
20
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 O processo de criação de um blogue é bastante simples e rápido. Qualquer pessoa que disponha de acesso à Internet, saiba ler, escrever e manipular um rato, um teclado e um browser pode ter o seu blogue. Na maioria dos casos, estes serviços são gratuitos e oferecem todas as funcionalidades de que se precisa a um nível mais básico. Uma vez criado, em segundos pode fazer a sua primeira entrada, ou post, e publicá-la para que todos possam ler. Criar um blogue 4
21
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Alguns dos serviços de alojamento mais populares em Portugal: http://www.blogger.com http://pt.blog.com http://blogs.sapo.pt http://www.weblog.com.pt Criar um blogue 4
22
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 http://www.blogger.com Criar um blogue
23
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 http://pt.blog.com Criar um blogue
24
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 http://blogs.sapo.pt Criar um blogue
25
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue
26
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue
27
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
28
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
29
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
30
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
31
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
32
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
33
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
34
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
35
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
36
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
37
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
38
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
39
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
40
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
41
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
42
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
43
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
44
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
45
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
46
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
47
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
48
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
49
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
50
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
51
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
52
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
53
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4
54
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa - 2007 Criar um blogue 4 Escolher bem a temática Trabalhar regularmente Rever o que está feito Divulgar para que tenha utilidade Colocar gadgets úteis Cuidar da componente estética Trabalhar os links
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.