A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008

2 Eu, professor/professora preciso de TICs? Como as tecnologias podem ajudar a melhorar o trabalho do professor sem aumentar sua carga de trabalho?

3 Eu, professor/professora preciso de TICs? Novas tecnologias sempre são encaradas com desconfiança, a falta de informação e de como isso afeta a vida de cada um faz com que as mudanças sejam temidas.

4 Eu, professor/professora preciso de TICs? É necessário um período de adaptação e planejamento. Em geral, essa falta de planejamento dificulta obter um pleno uso das vantagens das novas tecnologias.

5 Eu, professor/professora preciso de TICs? O automóvel expandiu os limites, dando mais liberdade às pessoas, mas criou outros problemas por falta de planejamento adequado.

6 Eu, professor/professora preciso de TICs? O automóvel evoluiu, de um carro a vapor que transportava 4 toneladas:

7 Eu, professor/professora preciso de TICs? Tostines – Andy Singer

8 Eu, professor/professora preciso de TICs? Faltou o planejamento adequado para o equilíbrio no uso da tecnologia.

9 Eu, professor/professora preciso de TICs? E as novidades geram medo, seja gerado por outros interesses, como artigos científicos em jornais norte- americanos, criados pelas empresas de diligências, que afirmavam que o corpo humano iria se desintegrar em velocidades muito acima de 40km/h, e por isso os trens eram perigosos.

10 Eu, professor/professora preciso de TICs? Mas as novas tecnologias apresentam soluções para a segurança em caso de uso indevido.

11 Eu, professor/professora preciso de TICs?

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 E mesmo tecnologias que amedrontam mais aos usuários podem apresentar soluções.

24 Eu, professor/professora preciso de TICs? Pára-quedas para aviões de até 4 passageiros. Pesa menos de 40 kg.

25 Eu, professor/professora preciso de TICs?

26

27

28

29

30

31 "TECNOLOGIAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO", escrito e organizado por Juana Sancho e Fernando Hernández. 1) As tecnologias de informação e formação alteraram a estrutura de interesses das pessoas. 2) As TICs alteraram os meios pelos quais pensamos. 3) As TICs alteraram as comunidades.

32 Eu, professor/professora preciso de TICs? 1) As tecnologias de informação e formação alteraram a estrutura de interesses das pessoas. Por facilitar o acesso a informação, as ferramentas de pesquisa, que devem ter seu uso orientado pelos professores, facilitam e tornam mais interessante adquirir conhecimento

33 Eu, professor/professora preciso de TICs? 2) As TICs alteraram os meios pelos quais pensamos. Pode-se dizer que estão ampliando a abrangência da visão, mas para que isso funcione é necessária uma integração entre os conteúdos das diversas disciplinas, o aluno não pode continuar vendo cada uma como um pacote isolado, elas interagem, é preciso matemática para entender geografia, é preciso ciências para entender eventos da história, é preciso português para entender todas elas. Essa integração deve estar presente na apresentação de conteúdo pelos professores, e já acontece no vestibular.

34 Eu, professor/professora preciso de TICs? 3) As TICs alteraram as comunidades Em muitas escolas os laboratórios de informática atendem à comunidade em fins de semana, mas deviam primeiro atender e formar os professores. E eles devem ser estimulados a experimentar.

35 Eu, professor/professora preciso de TICs? É uma questão de ponto de vista.

36 Eu, professor/professora preciso de TICs? O que interessa é discutir como mudar a Escola, integrante desta mesma relação.

37 Eu, professor/professora preciso de TICs? Sugestão de ferramenta BLOGS

38 Eu, professor/professora preciso de TICs? Blog é a abreviatura de weblog (registro na Web). Quem cria o blog pode inserir conteúdo (texto, imagens, sons), inclusive a partir de celulares 3G. Tem ferramentas de pesquisa que podem ser usadas para localizar conteúdo dentro das páginas do blog. São muito usados em jornais on-line, onde muitos colunistas mantém um blog com notícias e comentários, muitas vezes atualizados várias vezes por dia.

39 Eu, professor/professora preciso de TICs? Sua principal característica é essa flexibilidade de atualização e a interação com os leitores. Alguns blogs exigem registro (cadastramento) para incluir comentários, outros têm os comentários enviados a uma área à qual só o autor tem acesso e só ele pode liberá-los na página. Outros são totalmente livres e qualquer um pode incluir comentários. Têm os mesmos recursos de uma página HTML: links para outras páginas, arquivos de áudio, vídeo.

40 Eu, professor/professora preciso de TICs? Um e-mail é enviado e está disponível apenas ao destinatário. Um blog é uma página sempre disponível a todos. Pode ser uma fonte de material para os alunos, com trabalhos, exercícios, sugestões, podem ser comunidades organizadas pelos próprios alunos e podem ser parte de um ambiente virtual de aprendizagem à distância.

41 Eu, professor/professora preciso de TICs? Os blogs podem auxiliar nas aulas ao determinar um conteúdo antes da aulas, que deverá ser lido pelos alunos para ser discutido em aula, mas não deve limitar-se apenas a isso. Ele deve encorajar as pesquisas e trocas de informações entre os alunos, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

42 Eu, professor/professora preciso de TICs? Existem vários provedores que permitem criar e manter blogs gratuitamente, sendo o mais famoso o Blogger.com. As páginas têm instruções para a criação de blogs, não sendo necessário saber usar um editor de HTML. Os blogs já têm modelos pré-formatados, que podem ser adequados ao seu conteúdo. Ao longo do tempo você pode ir acrescentando novos recursos, e deverá criar as regras de uso, se os comentários serão moderados (lidos por você antes de serem publicados) ou não, quanto tempo cada assunto permanece postado, quem tem acesso etc.

43 Eu, professor/professora preciso de TICs? No Google, digitar "como criar um blog" tutorial traz quase mil links só em páginas do Brasil. Experimente e aproveite!

44 Eu, professor/professora preciso de TICs? Cynthia Menghin - cynthiameng@hotmail.com Hugo Melo - hugomelo@ufpr.br http://www.gepete.sitedaescola.com/


Carregar ppt "Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google