A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Padrões de competência em TIC para professores GRUPO 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Padrões de competência em TIC para professores GRUPO 3."— Transcrição da apresentação:

1 Padrões de competência em TIC para professores GRUPO 3

2 DIRETRIZES DE IMPLEMENTAÇÃO MARTA, MICHELE, REGIANE, ROSIMEIRE, ROSVELY, SIRLENE, TICYARA, VALÉRIA

3 O objetivo é que os responsáveis utilizem os objetivos, métodos e as diretrizes apresentadas, para desenvolver os novos materiais de aprendizagem ou rever os atuais.

4

5 Diretrizes de implementação A intenção do projeto é desenvolver uma matriz que possa ser usada para conceber ou rever suas ofertas de formação profissional. Padrões articulado : Os interessados deverão apresentar uma descrição detalhada da estrutura do curso e dos materiais de treinamento. Deve se identificar quais os módulos e padrões correspondentes a cada componente do treinamento, além de descrever como os métodos serão elaborados para alcançar esses padrões.

6 Estrutura modular: Eles devem saber que a estrutura é em módulos. E que se pode trabalhar algumas fases do desenvolvimento profissional, componentes do sistema educacional, ou uma das abordagens específicas da mudança no ensino, porém as propostas devem ser consistentes com as metas gerais e a justificativa do projeto Padrão.

7 Lógica do programa: A logica é elaborar um treinamento de forma que abrange todas as demandas atuais por competências prévias que contemplem um amplo universo de professores.

8 ABORDAGEM DE ALFABETIZAÇÃO EM TECNOLOGIA META Preparar uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar a produtividade econômica

9 POLÍTICA COMPETÊNCIA Identificar as principais características das práticas em sala de aula. Especificar como elas servem para implementar as políticas. EXEMPLO (método) Discutir sobre as políticas nacionais, sobre a prática em sala de aula, analisando-as.

10 CURRÍCULO E AVALIAÇÃO COMPETÊNCIA Combinar padrões curriculares específicos para determinados pacotes de programas e aplicativos do computador. EXEMPLO PRÁTICO Selecionar programas específicos para a matéria, identificar e discutir a relação entre o currículo e os aplicativos, destacando o suporte que estes podem oferecer.

11 CURRÍCULO E AVALIAÇÃO COMPETÊNCIA Ajudar os alunos a adquirirem habilidade tecnológica EXEMPLO Realizar um plano de aula com ferramentas tecnológicas e demonstrar o uso destas. (blogs, s, wikis). COMPETÊNCIA Realizar avaliação com a utilização das TICs para diagnosticar o conhecimento da disciplina pelo aluno. EXEMPLO Inserir no plano de aula as tecnologias e formas de avaliação.

12 PEDAGOGIA COMPETÊNCIA Descreve como o ensino e as TICs podem auxiliar na aquisição de conhecimento pelo aluno. Demostrar/utilizar programa de apresentação para ilustrar atividades, apresentações. EXEMPLO Incorporar atividades apropriadas com as TICs aos planos de aula.

13 Os professores devem ser capazes de: Usar uma ferramenta de busca para fazer uma pesquisa boleana por palavra chave. Criar uma conta de e usá-la para uma série contínua de troca de mensagens. Descrever a função e a finalidade do programa tutorial e de atividades e prática, e como eles apoiam a aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento sobre as disciplinas escolares.

14 Os professores devem ser capazes de: Localizar os pacotes de programas educacionais mais adequados e os recursos de Web e analisá-los em relação à sua precisão e alinhamento com os padrões curriculares, e ajustá-los às necessidades de alunos específicos. Utilizar o programa de manutenção de arquivos em rede para registrar presença, apresentar as notas e manter os registros dos alunos. Usar tecnologias comuns de comunicação e colaboração, tais como mensagens de texto, video conferência e colaboração via web e ambientes sociais.

15 Organização e administração Integrar o uso de um laboratório de informática às atividades de ensino em andamento. Gerenciar o uso de recursos complementares de TIC, individualmente, e com pequenos grupos de alunos, a fim de não interromper as atividades de ensino em sala. Identificar os arranjos sociais adequados e inadequados para usar as diversas tecnologias.

16 Desenvolvimento profissional do docente Usar os recursos de TIC para melhorar sua produtividade. Usar os recursos de TIC como apoio à sua própria aquisição de conhecimento pedagógico e da matéria.

17 Abordagem de aprofundamento do conhecimento Os professores devem ser capazes de: Identificar os principais conceitos e processos nas áreas de conteúdo e sua aplicação ao mundo de fora da sala de aula ; Descrever a função e o propósito das ferramentas específicas da matéria e de que forma elas podem ajudar os alunos a entenderem esses conceitos- chave e aplicá-los ao seu cotidiano;

18 Descrever como o aprendizado colaborativo baseado em projeto, pode, junto com as TIC, ajudar o aluno no seu pensamento e interação social, usando-os para solucionar problemas do mundo real; Identificar ou elaborar problemas complexos do mundo real e estruturá-los de forma a incorporar os principais conceitos da matéria e servir de base para os projetos do aluno; Elaborar matérias on-line que apoiem o melhor entendimento dos alunos sobre os principais conceitos e sua aplicação no mundo real;

19 Elaborar planos de unidade e atividades para que os alunos se envolvam na discussão, debate e no uso dos principais conceitos da matéria; Estruturar planos de unidade e atividades de modo que as ferramentas abertas e aplicativos específicos da matéria ajudem os alunos na discussão, enquanto colaboram para solucionar problemas complexos; Implementar planos de unidade e atividades colaborativos e com base em projeto,

20 OS PROFESSORES DEVEM SER CAPAZES OPERAR VÁRIOS SOFTWARES LIVRES APROPRIADOS À ÁREA DA DISCIPLINA; AVALIAR A UTILIDADE DOS RECURSOS DA WEB; UTILIZAR AS TIC PARA SE COMUNICAR; USAR FERRAMENTAS DE BUSCA PARA ENCONTRAR PESSOAS E RECURSOS PARA PROJETOS.

21 ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO COLOCAR E ORGANIZAR OS COMPUTADORES E OUTROS RECURSOS DIGITAIS NA SALA DE AULA. GERENCIAR AS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM BASE NO PROJETO, EM UM AMBIENTE DE TECNOLOGIA.

22 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE USAR AS TIC PARA ACESSAR E COMPARTILHAR RECURSOS; USAR AS TIC PARA ACESSAR TUTORES E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM APOIO ÀS SUAS ATIVIDADES E A SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; USAR AS TIC PARA BUSCAR, ADMINISTRAR, ANALISAR, INTEGRAR E AVALIAR AS INFORMAÇÕES QUE POSSAM SER USADAS PARA APOIAR SEU DESENVOLVIMENTO.

23 ABORDAGEM DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO META Aumentar a produtividade criando uma força de trabalho permanentemente envolvida com a criação de conhecimento e inovação, beneficiando-se dela.

24 POLÍTICA OBJETIVO Elaborar, implementar e modificar os programas de reforma da educação escolar que implementam os elementos-chave das políticas nacionais de reforma do ensino. MÉTODOS Discutir as intenções das políticas nacionais de reforma do ensino e as formas como podem ser implementadas em nível de programas na escola. Fazer com que os participantes implementem uma fase do programa, avaliar o progresso e compartilhar os desafios e as estratégias para superá-los.

25 CURRÍCULO E AVALIAÇÃO OBJETIVO => identificar e discutir como os alunos aprendem e demonstram habilidades cognitvas complexas. MÉTODO => discutir de que maneira as atividades de aprendizagem com base em tecnologia podem apoiar o desenvolvimento e a demonstração dessas habilidades. OBJETIVO => ajudar os alunos a desenvolver regras baseadas em conhecimento e desempenho e aplicá-las, assim como de habilidades e conceitos de TIC. MÉTODO => discutir as características da autoavaliação e a qualidade da aprendizagem; fazer com que os participantes adquiram habilidades e conceitos por meio da integração das tecnologias emergentes.

26 PEDAGOGIA OBJETIVOS Simular explicitamente seu próprio raciocínio, solução de problemas e criaçao de conhecimento enquanto ensinam aos alunos; elaborar materiais e atividades on-line. MÉTODOS Discutir suas próprias habilidades cognitivas para comunicar e demonstrar claramente o uso dessas habilidades para solucionar problemas em sua área e compartilhem suas estratégias e processos; discutir as características dos materias on-line.

27 OBJETIVO Elaborar materiais e atividades on-line que os envolvam os alunos na solução colaborativa de problemas, pesquisas ou criação artístca. MÉTODO Discutir as características dos materiais on-line que apoiam os alunos na elaboração e planejamento de suas próprias atividades de apresndizagem. OBJETIVO Ajudar o aluno a: elaborar materiais e atividades on-line; incorporar a produção multimídia, a produção da web e as tecnologias de publicação em seus projetos; refletir sobre seu próprio aprendizado.

28 TIC OBJETIVO Descrever a função e a finalidade: - das ferramentas e recursos de produção de TICs e usá-las como apoio à inovação e conhecimento dos alunos; - dos ambientes virtuais e de construção de conhecimento e usá- los para dar suporte ao maior conhecimento e entendimento da disciplina e o desenvolvimento de comunidade de aprendizagem on-line e presenciais. - do planejamento e de pensar ferramentas usando-as para apoias a criação e o planejamento, dos estudantes, de suas próprias atividades de aprendizagem e seu contínuo pensamento e aprendizado reflexivo.

29 Desempenhar papel de liderança na criação de uma visão de como a escola seria com as TICs integradas ao currículo a às práticas em sala de aula e no apoio à inovação em sua escola e ao aprendizado contínuo entre seus colegas. Avaliar continuamente e refletir sobre a prática profissional para envolvimento na inovação e melhorias contínuas. Usar os recursos de TICs para participar nas comunidades profissionais e compartilhar e discutir as melhores práticas de ensino


Carregar ppt "Padrões de competência em TIC para professores GRUPO 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google