A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólios Digitais João Paiva com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólios Digitais João Paiva com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Portfólios Digitais João Paiva com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva

2 Portfólios Digitais

3 Ideias chave: – Caderno diário – Auto-organização – Auto e hetero-Disponibilização – Colaboratividade e Web 2.0 – Auto-avaliação

4 Portfólios Digitais Em 2003, o consórcio europeu EifEL (European Institute for E- Learning) lançou a campanha "ePortfolio para todos", cujo principal objectivo é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-Portefólio.

5 Portfólios Digitais O Projecto digiFolio - O Portfolio Digital como estratégia de desenvolvimento profissional dos professores - nasceu de uma proposta sugerida pelos representantes portugueses num Seminário de Contacto promovido pela The Learning Teacher Network.

6 Portfólios Digitais Os portefólios digitais produzidos pelos futuros professores mostraram- se verdadeiras criações únicas. Retratam, de forma pessoal: – o seu percurso, – perspectivas, tomadas de decisão, – as suas reflexões, – o desenvolvimento de competências.

7 Portfólios Digitais Um portfólio é uma colecção de trabalhos académicos que demonstram as capacidades, progresso e objectivos alcançados por um estudante numa ou mais áreas. Esta colecção deve incluir a sua participação na selecção de conteúdos, critérios de selecção, critérios para avaliação do mérito e evidências de reflexão. Definição desenvolvida por educadores da Northwest Evaluation Association citada por Helen C. Barret em "Electronic Portfolios - A chapter in Educational Technology Evolução das novas tecnologias na educação Tirar partido do potencial desta nova ferramenta EIfEL - Campanha "ePortfolio for all Facilitar o acesso e a criação de portfólios digitais

8 Portfólios Digitais

9

10

11 Nos portefólios digitais reflexivos encontram-se evidências: – do exercício da reflexão e da sua importância ao longo do desenvolvimento pessoal e profissional; – do comprometimento com o processo de ensino- aprendizagem, com as escolhas e opções que fundamentam as tomadas de decisão, com a aquisição de conhecimentos e competências; – do exercício da auto e hetero avaliação (entre pares e professor/aluno); – do carácter estimulador da auto-confiança, da auto- estima e motivação face ao percurso construido;

12 Portfólios Digitais (Nos portefólios digitais reflexivos encontram-se evidências:) –... – do carácter revelador da identidade e auto- conhecimento de que o portefólio incita à comunicação entre pares e entre professor e alunos; – do portefólio enquanto instrumento auxiliador da integração das TIC; – do carácter organizador do portefólio, e sua influência nos hábitos de trabalho;

13 Portfólios Digitais Alguns constrangimentos da utilização do portefólio são: – o trabalho contínuo exigido para produzir, compilar e organizar o portefólio; – a avaliação exige mais tempo; – pode penalizar alunos com menor destreza na utilização de sistemas informáticos e com maiores dificuldades de escrita; – o acesso à internet, se não for veiculada pela instituição de ensino, pode também tornar-se uma dificuldade.

14 Portfólios Digitais Algumas notas finais: – Miragens e varinhas mágicas – Auto-conhecimento como verdadeira alavanca existencial – Questões tecnológicas secundarizadas – E a avaliação dos professores? …


Carregar ppt "Portfólios Digitais João Paiva com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google